terça-feira, 22 de outubro de 2013

Para não esqueceram de mim (8)



Mais duas joias do socialismo real catalogadas pelo Narloch (se não viram sempre vejam as anteriores para não esquecerem, nem de mim, nem do que o socialismo foi capaz de produzir na humanidade:

“10.

A perseguição da NKVD aos inocentes gerou uma ótima piada na época, ainda que um tanto dolorosa. Conta-se que uma ovelha foi barrada por guardas na fronteira da Rússia com a Finlândia:

- Por que você quer deixar a Rússia? – perguntam os guardas.

- É por causa da NKVD – diz a ovelha. – Beria mandou que todos os elefantes fossem presos.

- Mas você não é um elefante – replicou o guarda.

- Vai explicar isso para NKVD....”

É por isso que hoje eu estou me escondendo. Em Bom Conselho estão assediando ovelhas. Mas, continuemos.

“11.

A perseguição aleatória fazia os soviéticos evitarem qualquer deslize. Nascido na Geórgia, Stálin assassinava a língua russa quase tão eficientemente quanto fazia com os dissidentes. Se, durante uma reunião, o líder errasse a pronúncia de uma palavra, quem discursava depois dele repetia o erro, por medo de acabar no crematório como inimigo do povo. “Se eu falasse certo, Stálin teria achado que eu o estava corrigindo”, disse Vyacheslavav Molotov, um dos principais dirigentes de Kremlin no auge do stalinismo (e origem do nome dos “coquetéis molotov”).


Agora eu entendi porque o Lula é sempre o último a falar em todos as solenidades petistas. Se alguém falasse depois dele, a Academia Brasileira de Letras seria fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário