quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Reflexões de viagem - Da Valdirene ao Trem Bala




Estou quase voltando à minha segunda pátria, o Recife. Passarei pela primeira, Bom Conselho, na volta. Não sei se entrarei lá. Por mim eu enfrentaria o Xico Pitomba de peito aberto, mesmo antes de seu patrão migrar para outras plagas, por esgotar o estoque de enganação que ele trouxe para nossa cidade, desde a jumentinha em poses eróticas. Mas, a família ainda teme o clima de violência que impera na cidade. Por falar nisto, já pegaram os agressores do vereador Carlos Alberto?

E por falar nele, eu gostei mais do seu site atual, do que do anterior. Ele, para ser justa, como sempre tento ser, foi o único vereador de oposição que vi nos últimos 5 anos, em Bom Conselho. Hoje, ver uma sessão da Casa de Dantas Barreto, dá vontade de bocejar. Ninquém discorda de ninguém e muito menos do prefeito. Na última a que assisti implicaram muito com o Dandinho, mas, com o Dandan, nem pensar.

Para não dizerem que eu menti, eu vi uma discordância, sim. Um posto de saúde que era para ter o nome de um parente de uma vereadora, não teve. Colocou-se um nome genérico. Como foi a família da vereadora que doou o terreno, ela reclamou. Eu até concordo em homenagear os mecenas, mas, o importante é se o posto está funcionando bem. Se não estiver, é melhor tirar o nome do homenageado. E parece que o único problema que Bom Conselho tem, é este. Cruzes!

O que mais estou vendo, nesta viagem são novelas. Vejo sempre as da Globo, porque são as melhores e que todos veem. Antes do Roberto Almeida entrar para a “base jornalística” do Dandan, e me escorraçar do seu blog, eu sempre discutia com ele as novelas da Globo, pois ele não perde um capítulo. Por exemplo, agora, eu já teria lá feito um resumo da novela Amor à Vida, como o que segue.

Se o autor quisesse ser fiel ao seu enredo, o nome da novela seria “Amor à Fornicação”. Eu nunca vi tantas em toda minha vida de noveleira. São, pelo menos, três por dia. O roteiro é bom e trata de temas espinhosos para nossa sociedade preconceituosa e machista. Há, como sempre, uns certos exageros que viram caricaturas de gente, como a “periguete” Valdirene. Brevemente, ela estará assediando o Dandan para se dá bem na vida. Afinal, é o maior partido da cidade. E também o Dadinho, não é de se jogar fora. Aliás, não temos primeira dama em nenhum dos poderes. Ou seja, estamos há quase 5 anos sem primeira dama. Caiu de moda?

Pensando na novela, dizem que o bordão da Valdirene foi retirado de um diálogo do Lula com a Dilma tempos atrás. Tento reproduzi-lo, embora não tenha certeza do seu conteúdo, porque recebi o texto por e-mail, e o Obama pode tê-lo modificado um pouco:

- Eu vou criar um Trem Bala, Lula!

- O que é isto Dilma, um trem cheio de bala?

- Não Lula, é um trem que vai levar os paulistas para tomar banho nas praias do Rio de Janeiro em 1 hora.

- Dilma, que ideia mais estafúrdia. Por que os paulistas não continuam indo para Santos. “Você é burra, Dilma?

- Não Lula, eu sou “inteligência pura”!


E assim caminham os políticos no Brasil. Cada dia com a inteligência mais pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário