terça-feira, 9 de julho de 2013

Mais médicos para a presidenta




Do jeito que a presidenta está agindo, nos últimos dias, o título deste texto se justifica. Eu nunca vi, na história da humanidade, um governante cometer tantas insanidades em tão curto período de tempo. Não há outra forma de escrever sobre seus atos sem que se diga que ela está precisando de médico, e da área da psiquiatria.

Os seus assessores, vendo o desespero, em tom de “maluquez”, lançaram o programa MAIS MÉDICOS. Em princípio eu não acreditei. Como falam muito da Globo, eu pensei, que deveria ser uma jogada da rede noticiosa para ganhar audiência. Depois, lendo outros veículos de comunicação, eu gelei, porque era tudo verdade.

O governo Dilma parece que desistiu dos médicos cubanos e quer cubanizar os médicos brasileiros. E a luta continua companheiros. Vamos venezualizar o país de qualquer forma. Parece até que foi promessa do Lula ao Chávez, quando ele disse ao apedeuta que voltaria em forma de passarinho para bicar o traseiro da Rose se ele não tornasse este país uma imensa pátria socialista bolivariana.

Sem uma conexão perfeita, eu vou sempre à página Deu nos Blogs da AGD, pelo resumo que ela faz dos acontecimentos, e encontrei algo, do Blog do Coronel que eu poderia muito bem ter escrito. Mas, como não o fiz, e com o intuito de partir para novos escritos, eu transcrevo abaixo o texto. Ele revela por que a presidenta está, de verdade, precisando de médicos:

“O programa lançado por Dilma Rousseff é uma estupidez sob qualquer ponto-de-vista. A exigência de dois anos de trabalhos forçados para o jovem médico vai atrasar em dois anos a sua formação em residência, onde o mesmo se especializa em cardiologia, neurologia, neurocirurgia e nas diversas áreas da medicina. Em vez de estudos de alto nível, o jovem médico será enviado para os cafundós do judas, sem experiência, sem recursos, sem acompanhamento. Dois anos depois, quem garante que ele terá a motivação suficiente para ficar mais três anos ralando na residência de um hospital, recebendo menos do que ganhava no período de trabalho forçado no SUS?

Por outro lado, o "Mais Médicos" da Dilma vai exigir a abertura de mais faculdades de medicina no interior do Brasil. Ora, novos cursos são um foco de problemas pela falta de professores, bibliotecas, laboratórios, tanto é que, anos após ano, o MEC vem fechando vagas pelo Brasil a fora, por falta de qualidade. Em 2011, foram suspensas 514 vagas de 16 cursos de Medicina que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição.

Dentro deste panorama, a criação de 11.447 vagas em cursos de medicina até 2017 pressupõe a contratação de no mínimo mais 1.000 professores, a maioria médicos. De onde sairão este profissionais? Quantos deles terão mestrado e doutorado, que é o mínimo exigido na área?

Agora vejam o absurdo do esquema gigantesco de acompanhamento que será montado para verificar o desempenho do jovem médico nos dois anos de trabalho forçado a que estará submetido. Os médicos serão acompanhados por um tutor indicado por universidade pública; um supervisor proveniente da secretaria estadual ou municipal de Saúde; e um preceptor que já atua naquela unidade de saúde. Onde não houver médicos, o preceptor virá de outro lugar. Todos receberão por isso. Todos, obviamente, serão médicos. Se estes que já são médicos não se dirigem ao interior, por falta de condições de trabalho, vão aceitar fiscalizar e monitorar o trabalho de colegas de profissão?

Sem dúvida alguma, somente a mente brilhante do aloprado Mercadante poderia parir programa tão grandioso e tão estúpido.”


Eu não sei se a presidenta ainda é recuperável, do ponto de vista médico, mas do ponto de vista político, já era, e vai levar junto seu criador. Graças a Deus.

4 comentários:

  1. COITADINHOS DE NÓS, POBRES BRASILEIRINHOS PERDIDOS NUM MATO SEM CACHORROS; OU MELHOR, RODEADOS DE “CACHORROS” POR TODOS OS LADOS!!!

    ResponderExcluir
  2. BRASILEIROS E BRASILEIRAS!!! FAÇAM COMO O ALTAMIR PINHEIRO: QUE AINDA VAI ESTOURAR PELAS COSTAS FEITO CIGARRAS PELO ÓDIO QUE NUTRE SOBRE A ANTA EX-TERRORISTA DA DILMA. NO ENTANTO, MORRE DE AMOR PELA PRINCESA ISABEL. POR ISSO, DIGA NÃO A VINDA DOS MÉDICOS ESCRAVOS DE CUBA... ESCRAVIDÃO, NUNCA MAIS!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Lucinha; concordo sobre vários pontos de vista que você versa em relação a nossa presidenta, no entanto, no que se refere à contratação de médicos estrangeiros, creio eu, nossa presidenta está certa. Não será solução para as mazelas que assolam nosso sistema público de saúde, mas me coloco como usuário e, infelizmente, precisamos de medidas emergenciais que melhore, mesmo que de forma paliativa, nossa atenção básica. Precisamos de soluções concretas, pricipalmente no campo de coordenação do SUS, e sem querer culpar ninguém, nossos médicos fecham os olhos para nossa saúde púbilca, estipulando número de atendimentos e dias para que todos os usuários sejam, na verdade, domesticados; como se saúde tivesse data e hora marcada para aparecer. Não obstante, países referência em saúde pública, como a Inglaterra, tem participação de 29,7% de médicos estangeiros em seus sitema de saúde. POr isso, torço por porpostas consistentes que retirem os gargalos ainda presentes na nossa sociedade, para que possamos ter polítcas de saúde efetivas, retirando tantos brasileiros dessa situação humilhantes nos diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO COM OS DOIS COMENTARISTA ACIMA:QUE VENHA MEDICO DE QUALQUER LUGAR DESDE QUE NAO SEJA OS COITADOS DOS ESCRAVOS CUBANOS, POIS O SUS PAGA 4 MIL DOLARES AO GOVERNO CUBANO E ESSE GOVERNO SÓ DEVOLVE 40 DOLARES A FAMILIA DO MEDICO. VAMOS TRAZER MEDICO DO CHILE, DA ARGENTINA, DA SUIÇA DE ONDE FOR MENOS DE CUBA.

    ResponderExcluir