sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bom Conselho agora tem o "BOLSA BODE"




Em minha cabeça, assuntos abundam para escrever hoje, já na certeza de que vou subir a serra, rumo à incerteza de conexão, eu tento escolher um, e quando penso que é o quente aparece outro.

E quase tudo em que penso, tem a ver com o texto de ontem, onde eu tratava de patrimonialismo prático. O que vem a ser isto? Simplesmente eu dizia o que era e dava exemplos. E os casos não param de chegar.

Ontem foi que houve mais um caso de uso, por autoridades, de aviões da FAB. Eu nem vou comentar se foi devido ou indevido do ponto de vista legal, porque, para mim a vergonha e a ética estão acima da lei. Meus princípios e minha consciência pesam mais do que a letra dura da lei. Foi o caso do Renan (por que sempre ele?) ligar para o Disk-FAB e chamar um avião para ir a um casamento da filha de um amigo. Segundo ele, ele foi como presidente do Senado num avião de representação. Levou a esposa, que vem a ser a primeira dama do Senado.

Muito bem. Eu ontem vi que o Henrique Alves, vendo-se espremido pela imprensa resolveu pagar as passagens daqueles que com ele viajaram para assistir ao jogo da Copa. Sem exatidão desnecessária, parece que pagou uns R$ 9 mil. Vi também que o avião gastou  mais deR$  150 mil para fazer a viagem. Não sei quanto o Renan rodou de avião com a esposa, mas, tenho certeza que não saiu barato aos cofres públicos, sua viagem. E se ele decidir ir a todos os casamentos em sua terra, Murici, em Alagoas, como presidente do Senado acionando o Disk-FAB? Tudo na legalidade. E a moralidade?

Já hoje, e abordo isto aqui para tentar ser justa como sempre tento ser, li que o meu ídolo maior, o Joaquim Barbosa foi ao Rio de Janeiro nas asas do nosso dinheirinho suado. Ele, que com certeza, para ser meu ídolo, é um pouquinho melhor do que os outros, só teve paga pela nação sua passagem, arcando com a de sua família, e não usou o Disk-FAB, pegando um avião comum. Tudo dentro da legalidade, talvez. E a moralidade?

Alguns até poderão dizer, que eu sou muito faladeira, e que a primeira coisa que farei quando me eleger para Casa Dantas Barreto, seria pegar as verbas para fazer cursos, como o fizeram meus colegas algum tempo atrás, colocando Bom Conselho no pódio de gastos em viagens em Pernambuco. Pode até ser, mas, pelo menos até agora este não é o meu pensamento. Fora o projeto, o meu primeiro, para que nossos edis recebam salário mínimo, não tenho nada em mente ainda.

E como, meu pensamento baixou (ou subiu?) de Brasília para Bom Conselho, eu fico nele. E vejam o que leio no site do Dandan:

“Secretária de Assistência Social Distribui Carne de Bode à Famílias Carentes

Uma ação da Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Conab e a Associação Comunitária do Bairro São Rafael e que envolveu outros setores da Prefeitura de Bom Conselho, distribuiu aproximadamente 11.000 kg de carne de bode para famílias carentes de toda a cidade, na tarde desta quinta-feira(04).

Foram 3(três) pacotes de carne para cada pessoa que recebeu, previamente, uma senha. Cada um levou para casa, aproximadamente, 7.5kg de carne de excelente qualidade, vinda do sertão pernambucano, mais precisamente da cidade de Afogados da Ingazeira.

A felicidade estava estampada na face de cada um que recebia o alimento, da mesma forma de que os entregava. A equipe da Prefeitura teve o cuidado de não deixar ninguém que havia recebido sua senha sem o seu sagrado alimento.

A felicidade no local se refletiu nas palavras da Secretária de Assistência Social, Cibelly Vieira: “O Prefeito Dannilo Godoy sempre nos cobra ações nesse sentido. Sabemos que a fome é um problema existente em todo o Brasil e em nossa cidade não é diferente. O que procuramos fazer é levar ações desse tipo para os mais necessitados. Nos sentimos muito gratificadas ao ver a felicidade dos nossos irmãos bomconselhenses”.”

Todos sabem que eu sou crítica contumaz do programa Bolsa Família, da forma como ele é administrado, tornando-se uma compra disfarçada de votos, e que distorceu o sentido de seu ancestral, que foi o Bolsa Escola, que visava mais o futuro do que o presente. Como todos sabem ele (o Bolsa Família) constitui o trunfo eleitoral do PT, pelas suas características.

Na verdade, só alguém muito cruel poderia ser contra que as pessoas não tivessem um mínimo de rendimento para sobreviver. E eu, não sou tão cruel assim embora sempre diga que o programa, da forma como está vai nos fazer todos pobres e dependentes dele no futuro.

E agora em Bom Conselho, temos o “Bolsa Bode”. E enquanto o Dandan diz que vai a Recife pedir uma estrada para Rainha Isabel (não sei se chamou o Disk-FAB, mas, deveríamos ter uma imprensa na cidade para verificar), deixa seus assessores distribuindo carne de bode para a população.

Ora, quem poderia ser contra a distribuição de carne de bode aos necessitados? E aí voltamos ao mesmo raciocínio feito para o Bolsa Família: Quanto custa, quem paga e quem vai lucrar eleitoralmente com isto. Já pensaram se daqui para frente o Dandan ficar conhecido como o “Pai do Bode”? Sua eleição já estará garantida se o bode permanecer na sala. Não poderia ser ele acusado de propaganda antecipada? Pode ser legal. Mas, e a moral?

O problema, é que o lema, muito cristão de “daí com a mão direita e que a esquerda não veja”, está cada dia caindo de moda. Agora a oposição, se ainda existir em Bom Conselho, vai, além de tocar um instrumento,  ter que ser progenitor ou progenitora de outro alimento. Quem se habilita a ser o “Pai do Filé de Boi”?

Tenho que parar por aqui antes que me imagine, em cima de um caminhão, distribuindo alface para o povo, pois, ser “Mãe do Alface” não elege nem vereadora, apesar de ser um santo remédio para a silhueta. Seria um patrimonialismo sutil demais.

Um comentário:

  1. ..........Já pensaram se daqui para frente o Dandan ficar conhecido como o “Pai do Bode”? Sua eleição já estará garantida se o bode permanecer na sala... É, DEVERAS LAMENTÁVEL TAL ATITUDE DE GOVERNANÇA DO JOVEM PREFEITO DESSA CIDADE DE PAPACAÇA. AGORA, VALEU A POSTAGEM PELA PRESENÇA DE ESPÍRITO DA BLOGUEIRA. É DEVERAS DIVERTIDA A SAGACIDADE DAS PALAVRAS DA LUCINHA PEIXOTO. PORÉM, NÃO SEI POR QUAL RAZÃO, O PT(DISTRIBUIDOR DO BOLSA ESMOLA), TORNOU-SE OU CONTINUA SENDO UMA FONTE INIGUALÁVEL DE INSPIRAÇÃO DA POLÍTICA DO "ESMOLISMO" QUE, ESTRUTURAMENTE NÃO RESOLVE NEM ATENUA OS GRAVES PROBLEMAS DO POVO POBRE. INCLUSIVE, O PT EXPORTA ESSA POLÍTICA PARA PARTE DA AMÉRICA DO SUL E ÁFRICA NEGRA. NUNCA ENTENDI O PORQUÊ, DA NORUEGA, DINAMARCA, SUÉCIA OU CORÉIA DO SUL, JAMAIS CONTACTARAM O LULA PARA ADERIREM A ESSE "BRILHANTE" PROJETO. BEM ENTENDIDO: BRILHANTE PARA OS PETRALHAS, COMUNALHAS E OUTRAS TRALHAS QUE SOFREM DE PAIXONITE AGUDA PELA CORJA QUE SE DIZ PODER...

    P.S. : - Prefeito que inicia um mandato com esse tipo de política populista não vai e nem chega a lugar nenhum. Termina seu mandato recebendo o conhecido trofeu sendo mais um prefeitinho de cidade de interior...

    ResponderExcluir