sexta-feira, 14 de junho de 2013

A queda de popularidade da presidenta e o Bolsa Penico




Ontem eu ouvi, boquiaberta, a presidenta anunciar financiamento subsidiado para comprar liquidificador. Agora não basta mais subsidiar os imóveis, porque ninguém compra mais e não gera mais votos. Agora tem que equipá-los e reavivar a memória dos beneficiários de que no próximo ano tem eleição, e só a Dilma, só ela, pode fazer algo assim.

E eu concordo que só uma anta em estado de prenhez pode realmente fazer uma coisa destas. Eu não sou nenhuma sumidade, principalmente, em matéria de Economia (o que sei vem do que converso com Zezinho ou de alguns livros que li sofrendo mais do que Lula para ler o Paulo Coelho), mas, pelo que leio, não adianta mais empurrar consumo goela a dentro da classe média do Lula, pois ela não fica em pé com o peso das dívidas.

No entanto, o que a presidenta pode fazer para se manter no poder, e não correr o risco de que o Lula retire sua candidatura? Somente fazer aventuras que poderão nos levar ao caos completo, com inflação, desemprego, falências e principalmente, fazendo das lojas (dizem até que a Dilma tinha uma que faliu, pela excelente gerente que ela é) de R$ 1,99, lojas de R$ 19,99 pela alta do dólar. É um desespero completo, depois que ela soube que está 8% menos popular entre os eleitores.

Eu já vi até alguém dizer (e aí, como o Brasil realmente se tornou o país da piada pronta, pode até ser que não seja verdade) que vai ser criada uma Bolsa Novela. Segundo minhas fontes a presidenta resolveu antecipar o cronograma de desligamento da TV analógica, ou seja, com a entrada da TV digital. Para que assistir à Globo com chuviscos?  Tudo será digital. E para os pobres, que não temam ficar sem ver Amar à Vida e seu excesso de fornicações, em HDTV. A Dilma vai ajudá-los a comprar televisores digitais. Como dizem: “Sim, Dilma quer ser a mãe de todos, e além de dar casa com piso de cerâmica, quer agora que seus filhos possam ver em alta definição suas novelas e programas de auditório preferidos e assim esquecer de vez os “malfeitos” do seu governo.”

Esta jogada, nem o mestre Lula conseguiu fazer. Penso porque ainda lhe resta alguns resquícios da educação que Dona Lindu lhe deu, mas, que perde a cada dia. Quer dizer, além da brilhante ideia também lançada do “Minha Casa Melhor”, para subsidiar tamboretes e torradeiras elétricas,  ainda os beneficiários do programa poderão ter sua TV digital, pagando-a em 60 módicas prestações. Os efeitos do programa se farão sentir para eleger até o seu sucessor que provavelmente será o Coronel Eduardo.

O que as pessoas não querem enxergar, por ignorância, por má fé ou porque estão se beneficiando com estas loucuras é que o almoço grátis é um invenção das esquerdas. De fato, todos nós pagamos a conta que chegará, salgada, mais cedo ou mais tarde em forma de inflação e desemprego, a não ser que o capitalismo seja abolido antes e eles consigam que sejamos uma grande Cuba. Ou seria uma grande Coreia do Norte onde o Lulinha seria o ditador mirim?

Para mim, que venho escrevendo tanto sobre bolsas que já fico encafifada com aquela que levo para feira, se alguém me perguntar quem é o pai dela, só me resta uma bolsa que brevemente será lançada. O que me despertou para isto foi a falta de saneamento básico em nossas cidades, o que pode ser vista, apenas olhando os noticiários. Dizem que o pobre hoje tem o que comer mas não tem onde obrar, com decência.

Vocês já pensaram alguém vendo a novela numa TV Digital, comendo pelo Bolsa Família, morando numa casa do Minha Casa Minha Vida, fazendo a vitamina no liquidificador comprado pelo Minha Casa Melhor, tudo com dinheiro do tesouro, e, na hora de obrar não saber para onde irá o subproduto do que comeu?

Eu não sei se o novo programa cobrirá a compra de penicos, subsidiada. Mas, este seria um item essencial para um país onde o saneamento básico é tratado a ponta pés, porque não traz votos. Eu proponho então, com garantia para permanência do PT no poder por mais um século o Bolsa Penico.

Seria um item de muita visibilidade eleitoral, pois seria determinado que todos jogassem o seu conteúdo fora, de uma maneira visível para, e principalmente, os esvaziadores de penicos levarem faixas que seriam uma grande fonte de propaganda política eleitoral, com o nome dos políticos que ajudaram a arranjar o grande utensílio. Uma sugestão: COMA CONVICTO QUE DILMA GARANTE O PENICO. Ou: SE EM DILMA VOTAR, PENICO NÃO VAI FALTAR, e assim por diante.

Se houver inflação no preço dos penicos, chamem o Sarney que ele é especialista em pegar boi no pasto. Talvez seja mais fácil sequestrar penicos dos ricos para dar aos pobres.


O Zezinho me disse uma vez que o que mais o marcou nas escolas de economia onde passou foi ler uma cara que disse: “O grande problema do socialismo é resolver a questão de quem vai  ser o primeiro ministro e de quem vai limpar a latrina do dele.” No caso brasileiro isto será superado porque será esquecido. Todos terão penicos, e a vida continua.

2 comentários:

  1. CREDITA-SE QUE ESSA DOIDA AINDA NÃO CRIOU O BOLSA PENICO POR TER DE VIR ATRELADO O BOLSA PAPEL-HIGIÊNICO. DAÍ, IAM FAZER MUITA GOGA DELA...

    ResponderExcluir
  2. LUCINHA PEIXOTO!ÉS UMA PESSOA FANTÁSTICA.
    CURTO DEMAIS SUAS POSTAGENS... CONTINUE ASSIM.
    ESSA DO BOLSA PENICO FOI ÓTIMA.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir