sexta-feira, 3 de maio de 2013

N. S. do Bom Conselho, padroeira do município. Será?





Recebi um e-mail ontem, dentre outrs, sobre a “santa polêmica” criada por uma postagem do Blog do Emmanuel sobre o padroado de Bom Conselho. Eu transcrevo a mensagem abaixo, não colocando o nome do remetente, por ele ter deixado claro em não querer se envolver na questão. Leiam e depois eu volto:

“Lucinha,

No Recife - cidade/municipio - existe a dúvida. Quem é a padroeira: Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora da Conceição? Já ouvimos como resposta:Uma é padroeira da cidade do Recife - N.Sra. do Carmo e outra do município / Recife - N. Sra. da Conceição, daí porque o feriado da Santa do Alto da Conceição.
Aqui em Bom Conselho acontece o mesmo. Nossa Senhora do Bom Conselho é a padroeira da cidade/sede - Bom Conselho e a Sagrada Família - Jesus, Maria e José é do município de Bom Conselho. É bom lembrar que Frei Caetano de Messina era devoto de NSBC o que originou, inclusive a mudança do nome da cidade de Papacaça para Bom Conselho.
Emanoel Leonel, filho de Amparo Costa sua contemporânea, e Padre Marcelo estão certos.
Quanto a ser "padroeiro ou padroeira", ficamos com o uso de dominio público: Santo é padroeiro e santa é padroeira. Não temos nenhuma pretensão de discutir certo ou errado - Lucinha, Dr. Cirilo, Zé Fernandes - dai porque estamos usando o seu e-mail e não o Mural de Recados.
Abraços,”

Hoje ainda não é o dia de discutir a questão com profundidade, mas apenas quero dizer, após ler as outras postagens do Blog do Emannuel (sinceramente, não sabia que ele era filho da Amparo Costa, de quem eu me lembro, e lembro mais do seu tio, o Zé do Correio; ele, pelas fotos que adora postar em seu blog até que parece um pouco com o tio) ainda não estou convencida da veracidade do padroado do município seja de N. S. do Bom Conselho.

Antes que meus inimigos me venham jogar pedras eu quero esclarecer que não sou contra a ideia de que a Virgem seja a padroeira. Apenas acho que esta ideia surgiu apenas do que a mensagem  acima fala, de que o Frei Caetano era devoto da Santa, e por isso, ela passou a ser informalmente padroeira do município.

Penso que isto é apenas uma versão informal e sem a oficialidade necessária para um padroado. O padroado nasce de um ato oficial da Igreja ao criar uma paróquia, e só a ela pode mudar isto. E até hoje, na minha idade, e com alguns anos dedicada à casa católica, e muitos deles em Bom Conselho, nunca ouvi falar de ato nenhum que nomeasse a Santa, padroeira do município.  

Não estou dizendo que não exista este ato, mas, igual a São Tomé, preciso ver para crer. Se o padroado fosse fruto apenas da decisão de alguns, brevemente, com a influência do seu blog, o Roberto Almeida iria propagar que o padroeiro de Garanhuns é o Lula, o Diácono Di aceitaria de bom grado, e o prefeito da cidade, tenho certeza, tiraria Santo Antônio da jogada. Isto seria uma temeridade, se os prefeitos, tão religiosos como o Dandan resolvessem retaliar, procurando um novo padroeiro. Eu já digo que Padre Alfredo não aceitaria. Talvez, o Coronel Zezé, que adorava ser um “padrinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário