terça-feira, 30 de abril de 2013

Redação para o Concurso do Rotary de Bom Conselho





Eu não sei se houve modificações no Concurso de Redação, a partir de minhas críticas (aqui). Eu sei que ele foi lido por muitos, embora não saiba identificar aqueles que me honraram com tal ato. Recebi um comentário de alguém que se diz estudante, dizendo que vai participar do concurso e que já soube de gente que já pediu auxílio de alguém para fazer um texto para ele decorar.

Eu, nestes casos, fico sempre encafifada sobre o que dizer ao estudante. Se for agir como sempre agi, eu diria que ele não pedisse ajuda a ninguém e tentasse fazer a redação sozinho e a decorasse para lá naquela uma hora e meia decisiva, inclusive ajustando o tamanha de letra para caber no formulário (quanto desperdício de tempo, árvores e dinheiro), colocar tudo lá direitinho. Fazendo isto, talvez, eu o tivesse condenando ao último lugar no concurso porque outros podem não ter meus princípios éticos e terem mandado alguém fazer a dissertação por eles.

Diante deste quadro de dilema moral, eu digo apenas que o estudante siga sua consciência, e esperando que a consciência de todos leve à elevação do padrão educativo da cidade. Ética é pessoal e intransferível, embora nunca nos contentemos com isto, principalmente, com os mais jovens.

Estando interessada no Concurso, e até com vontade de me candidatar, pois pode ser que a comissão abra as inscrições para quem tem apenas o terceiro ano do curso médio, mesmo que o tenha terminado a quase meio século atrás, e que não tenha continuado nos estudos formais, eu apresento aqui uma das minhas redações que decorei para escrever a mão (não sei nem se sei ainda escrever a mão tanta coisa; só uso este tipo de comunicação agora para deixar bilhete para Vilma, minha faxineira). Aí vai uma:

Seca: Miséria e Indústria

Estamos precisando de ajuda nesta seca cruel que nos assola. Caros doutores, os nordestinos ficarão muito gratos, se vocês, principalmente os sulistas, nos ajudarem, nesta seca no sertão. Agora, caros doutores, fiquem sabendo que, se vocês dão uma esmola a um homem que é são, ele morre de vergonha ou fica viciado, como já vem acontecendo.

É por isso que ao pedirmos proteção a vocês, que foram escolhidos para nos governar,  e esta ajuda, porque dos vinte e dois estados temos oito sem chover, pela milésima vez, e vejam bem, excelências, é quase metade do Brasil que está sem comer.

O que vocês tem que fazer é investir em infrastrutura, criando açudes, poços e barragens, incentivar aqueles que trabalham na agricultura para que, em períodos como estes não estejam rastejando para pedir perdão das dívidas, pois se isto acontecer, pagaremos todos os juros e não faltará coragem para continuar esperando a transposição do Rio São Francisco.

E assim vocês nos livrarão da esmola e salva o povo deste nordeste com a cabeça erguida, e quando um dia a chuva voltar, nunca mais pensaremos em seca, porque vai dar tudo neste chão abençoado. E nunca mais nosso destino vai ficar na mão de vocês, e sim, nas nossas.

E ainda faltam 6 linhas para atingir o mínimo exigido para minha dissertação. Ao invés de completá-la, com letras, prefiro que a comissão julgadora veja o vídeo a seguir, para entenderem o que são as Vozes da Seca, com indústria e tudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário