sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Concurso de Redação do Rotary Club de Bom Conselho





Vou abordar um ponto, que surgiu ontem em minha cabeça, pela publicação do Regulamento de um concurso de Redação, pelo Blog do Emmanuel (aqui) e que, inicialmente, deixou-me muito alegre e pimpona. Não há nada mais alvissareiro do que incentivar a juventude na arte da escrita, e na boa escrita. Eu, por mim, incentivaria cada estudante a ter o seu blog. E como os incentivaria sempre o estudo de nossa língua pátria, pois apesar do inglês estar querendo concorrer com ela, ainda é o melhor meio que que nós temos para nos comunicar.

Parabéns, então, aos rotarianos de minha terra pela iniciativa e que terá todo meu apoio através deste blog. Eu só tenho o nível médio de ensino. Infelizmente, não é possível comparar com os níveis médios de hoje, e, sem falsa modéstia, se comparássemos, eu, e os de minha geração sairíamos ganhando. Mas, não é só o ensino formal que ensina bem. Eu sempre fui uma boa leitora e continuei aprendendo, já o Lula, nunca gostou de ler e hoje tem que recorrer à amante para ser colunista de jornal.

Voltando ao ponto, sempre tento ser justa, mesmo quando não parece que estou sendo, e por isso sou crítica de coisas que se passam na minha terra, com intuito de tentar ajudá-la. Não, não pensem que pedirei a retirada do Blog do Poeta do ar, para não influenciar mal a juventude que quer participar do concurso de redação. Não. Eu apenas proponho que ele trate melhor nossa língua, e para isso o aconselho a voltar aos bancos escolares.

E tentando ser justa tenho que fazer algumas ponderações sobre o concurso dos rotarianos.

Primeiramente, eu, como vivo exilada da minha terra, não sei se o Fernando Benjoino ainda é vivo. Penso que sim, pois me lembro de sua irmã, a mais bela jovem de Bom Conselho, penso que era Tereza, e que me causava uma inveja dos diabos, e talvez ele seja até mais novo. E sou radicalmente contra a este tipo de homenagens a pessoas vivas. Se, infelizmente, o Fernando já morreu, desconsiderem o que disse e a homenagem é mais do que justa, pelo que  li a seu respeito, nos últimos tempos. Penso que, o prêmio poderia ser até para o Dr. Cirilo, ou para o Joaldi, que já se foram, isto se o Fernando estiver vivo.

Segundamente, é razoável e salutar, ao contrário do fenômeno que assola a região que os nossos estudantes escrevam sobre a SECA. Entretanto, o que não entendi foi o tema pedido de SECA: MISÉRIA E INDÚSTRIA. Talvez seja, porque eu só tenha o nível médio de ensino e não tenha capitado o sentido do tema. Mas, o concurso é para nível médio de ensino. A não ser que alguém tenha querido associar o tema com a INDÚSTRIA DA SECA. Porém, se for isto, porque não colocar mais explicitamente o tema: INDÚSTRIA DA SECA? Não seria necessário colocar miséria no nome. Se não for isto, por que não SECA: MISÉRIA E AGRICULTURA? Ou SECA: MISÉRIA E MÚSICA? Ou ainda, SECA: MISERIA E CORRUPÇÃO? Vamos ver se os nossos estudantes desatam este nó.

Terceiramente, eu estou encafifada porque os estudantes terão que comparecer a um local, e escrever ali, do próprio punho, uma redação sobre um tema especificado. E nem sei ainda, porque terá que ser um tema único, mesmo que fosse sobre a SECA. O estudante poderia se inscrever e enviar por e-mail, ou entregar impressa ou até escrita à mão sua redação, depois de escolher um tema entre alguns que fossem fornecidos. Ou mesmo se quisesse manter o tema único, isto poderia ser feito. Ora, podem ter pensado alguns, se não presenciássemos o aluno escrevendo, como poderíamos saber que foi ele que fez a redação?  E eu pergunto, mesmo escrevendo do próprio, punho, com a limitação de linhas (inclusive, não sei como vão conciliar o tamanho da redação com o tamanho da letra de cada estudante, sem uma padronização que existe desde que eu estudava datilografia na Escola Pratt) para o texto. Eu não sei por que a questão de confiança, se pensam que estudante não tem memória. Para mim, não, que o neurônio que me resta, não decora mais nem o nome do blog do Emmanuel. Mas, um jovem de 16 anos decora 25 linhas em minutos. Nada garantirá que o que ele escreverá do próprio punho seja dele.

Quartamente (existe isto?), mesmo que saiba que o Emmanuel possa não ter culpa nenhuma, e sabendo que ele não gosta que se fale do blog dele, eu pergunto por que, no regulamento, foi escolhido apenas o blog dele para publicar a redação vencedora. Repito, tento sempre ser justa, e por isso sou tão ameaçada. Critiquei e critico aqui a decisão do Dandinho (como chamo carinhosamente o nosso chefe do poder legislativo) de deixar um link no site da Câmara, para o Blog do Poeta. E o fiz baseada no princípio do uso do dinheiro público que não pode privilegiar A ou B, a não ser com critérios bastante explícitos. Agora, temos este caso com que também não concordo (privilegiar o blog do Emmanuel), embora não possa alegar o uso do dinheiro público porque o Rotary e uma entidade privada e faz as coisa como seus componentes querem, mas, a boa prática dos costumes, não aconselharia isto. Eu só espero que não seja processada por publicar a redação, ou redações vencedoras aqui no meu blog, pois não sou associada da ABLogPE, e não terei direito a nota de solidariedade. Mas gostaria muito de publicar todas que participarem do concurso.

Quintamente, para não dizerem que apenas critico,  eu apoio o concurso, esperando que a comissão considere certas coisas como omissas e as consertem, e darei como prêmio aos estudantes vencedores o direito a publicação aqui no meu blog. Sem modéstia, o mais lido de Bom Conselho, pelos que sabem ler. E com concursos deste tipo só será mais lido, no futuro.

Finalmente (ufa!) gostaria de dar a cada um estudante participante, um tablet, mas, aquela com quem estou tentando patrocínio há tempo, e estou quase conseguindo não liberou verba algum para isto, mas, continua olhando por todos: Salve N. S. do Bom Conselho, em seu dia, e que ilumine as mentes dos nossos conterrâneos.

Um comentário:

  1. Sou estudante do nivel médio e acompanho o seu blog sempre. Digo que estou aprendendo com você. Os blogs daqui não ensinam nada, só besteiras. Vou participar do concurso mas conheço gente que já mandou alguém fazer a redação para decorar. Pode???

    ResponderExcluir