quarta-feira, 24 de abril de 2013

Crimes contra crianças





 Por Luiz Garcia (*)

Todos os tipos e formas de corrupção são detestáveis e merecem punição. Nada mais óbvio. Mas há algumas formas de ladroagem que merecem não apenas castigo severo como empenho severo dos governos em combatê-las.

Estão entre elas as diversas formas de corrupção associadas à merenda escolar. Primeiro, porque as vítimas são crianças — e muitas delas, nas regiões mais pobres do país, têm na merenda a sua principal refeição do dia. Em alguns casos, a única.

Há algum tempo, autoridades federais e estaduais acordaram para o problema, embora ainda não no país inteiro. Há investigações em pelo menos 13 estados onde já foram descobertas diferentes formas de irregularidades — melhor dizendo, de crimes contra as crianças. Por exemplo: desvio de recursos que deveriam ser usados na compra das merendas. Ou mau armazenamento dos alimentos. Ou fornecimento insuficiente de merendas.

 A apuração desses crimes — não há outra palavra para definir os problemas, mesmo quando não existe roubalheira e sim apenas incompetência — está sendo realizada em diversos estados (prósperos como São Paulo e pobres como Roraima), mas não em todos. Onde se procura a corrupção, ela é encontrada. Obviamente, o problema tem de ser procurado e enfrentado no país inteiro — do Oiapoque ao Chuí, como se dizia antigamente.

Segundo a Controladoria Geral da União, para citar apenas um dos aspectos desse crime contra a infância, nenhuma das escolas visitadas tem água tratada ou filtrada para preparar as refeições. A situação só é diferente onde é pior: nas escolas onde não há merenda. No Rio Grande do Norte, os fiscais da Controladoria encontraram cinco escolas fechadas por falta de merenda.

A CGU e o Ministério Público estão investigando a situação. Já descobriram, por exemplo, diversos casos de fraude nas licitações para o fornecimento das merendas. Pode-se ter certeza: onde há motivo para fraude na licitação, o lucro dos fornecedores não é pequeno. E sempre será maior quando os alimentos fornecidos forem de má qualidade. Não é por acaso que já foram descobertas empresas que se oferecem para conseguir contratos entre prefeituras e empresas de alimentação.

A apuração das irregularidades — melhor dizendo, dos crimes — está, portanto, em marcha. Ainda bem. Melhor será se resultar em processos criminais bem-sucedidos contra os responsáveis por esse crime contra crianças.

-------------

(*) Publicado no Blog do Noblat em 23.04.2013. Dia de São Jorge. Salve Jorge e salvem as crianças deste país. Eu fiquei horrorizada com o pequeno texto acima, porque ele nos lembra de quanto é aviltada a educação neste país, e aquela que trata do futuro da nação. Roubar merenda é um roubo como roubar senha de velhos nas portas dos bancos. Mas, o primeiro tipo de roubo é muito pior, porque compromete o futuro daqueles que ainda podem salvar o país, se São Jorge, decepcionado com o que aqui ocorre, não partir direto com seu cavalo branco para a Capadócia.

No entanto, pensando bem, o que pensar de um país onde já se prever que o Zé Dirceu não vai para cadeia, porque a composição do STF mudou? Quantas merendas foram embolsadas pelos deputados que se corromperam e foram corrompidos por este senhor, para votar a favor dos projetos do PT e outras mazelas já comprovadas e condenadas pelo próprio STF?

Quantas merendas estão enterradas nas obras de transposição, inacabadas, do Rio São Francisco, que, vi ontem na TV, já está secando? E quantas mais estão sendo jogadas fora pela ineficiência com a coisa pública que o PT tem como estigma? Ontem ouvi num programa de rádio, alguém falando sobre o estado em que se encontra a educação no Recife. Eu fiquei imaginando em outros setores. Não posso cobrar muito do novo prefeito ainda, pois até respeitei os 100 dias iniciais e já dei mais 100, para não dizerem que eu só fiz isso com o Dandan, em Bom Conselho. Mas, não pode ser pior do que o que fez o PT com esta cidade.

Ontem não fui nem receber a bênção, como sempre faço, pois sou também devota de São Jorge, mas hoje, rezo para que ele empine seu cavalo em direção aos políticos corruptos e que o deixe defecar nas cabeças daqueles que se aproveitam das verbas públicas e que dê um coice também se a verba for de nossas crianças. Nos salve, Jorge. (LP)

Um comentário:

  1. Lucinha, sempre denunciei este caso aqui em Caetés, tanto que virou mote de campanha. Aqui a coisa era verdadeiramente escandalosa, com as crianças apenas comendo um copo de suco ralo com duas ou três bolachas. Isto é, quando tinha.Enquanto isso os ratos de sempre engordando suas contas bancárias, e o pior. Demostrando acintosamente a "riqueza" recém-adquida através, claro, da corrupção. Muito boa a postagem e o comentário. Rafael Brasil.

    ResponderExcluir