terça-feira, 2 de abril de 2013

A seca em Bom Conselho: Bobagens e utopias





Ontem, dizia eu no Mural da AGD:

Hoje consegui sintonizar a Rádio Papacaça. Houve um debate reunindo as pessoas responsáveis pela Comissão da Seca. Não conheço a maioria, nem de nome. Nem é preciso para saber que a seca é um problema para a cidade. Mas, o é para o Nordeste inteiro. E pensar que desde o império isto ocorre e não há solução. A transposição do Rio São Francisco foi mais um lulice e agora é uma dilmice, ou seja. É só papo. Enquanto o sertanejo sofre. E não adianta explorar politicamente o tema. É casa onde não tem pão... E o Dandan apareceu para prometer um pouquinho de pão. Neste momento, ele é o responsável maior. E o locutor incitava: E O QUE VOCÊS VÃO FAZER? Não ouvi tudo para saber se deram a resposta que ele queria: VAMOS FECHAR A RODOVIA. Eu pergunto: Para quê? Não adianta chorar sobre o leite derramado, mesmo porque nem leite tem mais. É uma situação de emergência e como tal deve ser tratada dentro da lei. Isto tem que sempre estar presente em todas manifestações.

Ainda continuo com o mesmo ponto de vista e aqui desenvolvo sem a limitação dos mil toques que tenho lá.

O que notei no tom de voz do coordenador do programa (me desculpe mas não sei o nome) foi aquele de fazer pessoas tomarem decisões no ar, açodadamente, e, para mim, seria no sentido delas agirem fazendo a grande ação que antes foi pensada de fechar uma rodovia que serve a dois estados, para se mostrarem como um movimento forte. Sou e sempre serei contra este tipo de movimento, porque fere frontalmente a lei e, na maioria das vezes não leva a nada.

O jeito certo de protestar é fazer manifestações pacíficas e ordeiras que mostrem a união dos bom-conselhenses, para soluções dos problemas e não fazer bagunça. Pelo jeito a imprensa e a mídia locais estão dando apoio às manifestações, que parecem justas, dos produtores rurais do município. E isto já é um ponto relevante. Também vi o Dandan e o Dandinho dando seu apoio aos pleitos, inclusive, vi o prefeito declarar que viria ao Recife para tentar resolver o problema. Nesta questão, pelo que sei, ele vem agindo de forma correta, e já conseguiu levar o secretário de agricultura para a cidade, onde fez promessas mil.

O que notei foi um movimento dos meios de comunicação para gerarem notícias a mais,  do que o caso pode dar. Além da instigação por ações espetaculares há, no ar, uma sensação de eu quero é mais notícia.

Só por exemplo, hoje, na minha ronda blogueira matinal, li dois textos sobre a crise da seca na cidade. Vejam o primeiro (Blog do Poeta), leiam-no e depois eu volto.

“PRODUTORES DE LEITE DE BOM CONSELHO TERÃO REUNIÃO IMPORTANTE NA QUINTA-FEIRA

Na próxima quinta-feira, 04/04, a partir das 9 horas da manhã, na Associação Atlética Banco do Brasil, os produtores de leite e demais seguimentos [sic] do município de Bom Conselho, vão estar reunidos com o secretário de agricultura do estado, Ranilson Ramos e os superintendentes dos bancos do Brasil e  Nordeste e da Conab. Diante das dificuldades que o homem do campo, produtores de leite, comércio local, indústrias, veem [sic] passando, está na hora da junção de forças. Que desta reunião saia [sic] ações concretas. Deveria o governo do estado vir também, em vez de ficar só mandando secretários e membros do governo. Afinal, o governador num [sic] recebeu votos dos bonconselhenses? Ou será que ele já esqueceu? Ou será que isso não será levado em consideração também? A seca é um câncer que vem agindo silenciosamente. Os poderes, executivo e legislativo da terra de Papacaça devem fortalecer essa luta também.”

Eu pensei que já haviam presenteado uma gramática e um dicionário ao Poeta, mas, se o fizeram ele não está fazendo o dever de casa. Mas, isto não vem ao caso agora. O problema é de conteúdo. Ele dar a entender que só o município de Bom Conselho está passando pelo problema e quer trazer o governador, à força, ao município. É a velha estória de tratar o Estado como salvador do mundo e seus dirigentes como deuses que tudo resolvem. Isto é um problema para as autoridades locais e não pode ser diferente. Eles não tem como resolver o problema e sua missão é procurar outros níveis de poder para resolverem. E neste ponto, de longe, acho que o Dandan está agindo corretamente.

Seria bom que o governador fosse onipresente e estivesse em todas as regiões afetadas, mas, mesmo assim ele não pode resolver o problema, pois o governo federal também está envolvido. Por que não chamar a Dilma, então? Afinal ela também teve votos lá. Ou não?

Ou seja, o texto do Poeta é apenas uma tentativa, como tantas outras dele, de arranjar penduricalhos propagandísticos para seu blog. Daqui a pouco ele começa a vender remédio contra o “vazamento bostal” em bovinos.

Mas quando pensei que havia terminado o festival notícias a respeito da seca em nossa cidade temos mais esta (Blog do Emmanuel). Leiam e depois eu volto:

“A SECA e a COPA DO MUNDO 2014.

Estive pesquisando alguns dados e valores em relação a [sic] Copa de 2014, o gasto projetado incluindo aeroportos, arenas(estádios), hotelaria, investimentos não vinculados às cidades-sede, mobilidade urbana, portos e segurança pública. Até 06 de março de 2012, era na ordem de R$ 26,5 bilhões.
Somente com as arenas, os gastos projetados são de R$ 6,7 bilhões.
Vale salientar que é uma Copa para estrangeiros e brasileiros de classe média alta assistir [sic].
Imaginem esses valores sendo aplicados no combate a “SECA” e seus efeitos? Talvez esteja falando uma utopia, mas nos [sic] Nordestinos necessitamos de uma união para exigir não nossos direitos, mas nossa sobrevivência.”

É realmente uma utopia culpar o Lula, que nos trouxe a copa, pela seca no nordeste. Esta, nem D. Pedro II que ameaçou vender as joias da coroa para resolver o problema da seca, e não o fez, suportaria. Culpar Lula e Dilma por não ter terminado a transposição do São Francisco, obra faraônica, onde o dinheiro sumia terra a dentro, eu concordo. Eu só não sei se resolveria de fato o problema da seca no Nordeste, região que deu a ambos a vitória.

Eu já culpo o Bolsa Família (sem muito espaço para desenvolver o raciocínio aqui) pois o que agora os que enfrentam o problema da seca é querer o Bolsa Seca. Ou seja, sempre a intervenção do Estado para resolver problemas que ele não pode resolver sozinho. Seria mais uma vez viciar os cidadãos, que ficam sempre esperando a próxima seca para ganhar a Bolsa e não utilizar seus próprios meios para minorar seus efeitos.

Eu não conheço o Emmanuel Leonel, apenas leio seu blog, e acho que sempre é bom ter um a mais na cidade, e apenas sei que parece ele ser também partícipe das reuniões. Não sei se é produtor rural, mas, se for, ele deve ser de classe média. Será que ele votaria em Dilma se Lula não tivesse trazido a copa para o Brasil? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário