quarta-feira, 20 de março de 2013

Eu não tenho barba, o que venderei? (*)




Neste fim de semana li no Mural da AGD, que se está se tornando um espaço de comunicações curtas e interessantes, uma nota do Zezinho de Caetés sobre as barbas de algumas pessoas. A nota era a seguinte:

“Hoje de madrugada foi dia de malhar o judas. Vou malhar aqui, de leve, pois vi aqui nesta AGD, no "Deu nos Blogs", que Jacques Wagner vendeu sua barba por R$ 500.000,00, à Gillete. É inacreditável, mas é verdade. Vejam na página. Um dos blogs aventa a hipótese do Lula pensar em vender a sua. Pelo preço que ele está cobrando por palestra, uma raspada daquela barba horrorosa, deve valer até a dívida que ele diz que pagou ao FMI, só prá gente pagar juros mais caros e dá mais trabalho ao Guido Mantega. E quanto vale a do Fidel? E a do Jodeval? E a do Humberto Costa? E a do meu conterrâneo Rafael Brasil? E pensar que eu tinha uma barba muito vistosa, e para tirá-la, a Gillete não deu nem o barbeador, tive que comprar. E as mulheres, vão vender o quê? Coitada da presidenta!”

Faltou muita barba por fazer. Mesmo ao preço da do Jacques Wagner, aqui no Brasil ainda se obteria um bom dinheiro por estes pêlos ideológicos. E se bigode for barba, e eu acho que é, os bigodes do Sarney devem valer também alguma coisa. Juntando com o do Tarso Genro, os dois devem apurar mais da metade do que o Zetinho disse que valeria a sua em comentário no mesmo Mural, ou seja uns 50 centavos de cruzados novos. Quanto a esta nota do Zetinho, onde ele diz que a barba dele não vale nem “hum real”, ele está enganado. A do Machado de Assis vale muito e a de Zetinho, que será o primeiro presidente de nossa Academia Bom-conselhense de Letras, vale muito mais. O problema é conseguir que a Academia saia do papel. Pelas porradas que deram num vereador lá, talvez se crie primeiro uma Academia de Box. Cruzes!

Frei Betto, vendeu a dele logo quando era jovem, mas o Leonardo Boff tem uma barba que parece o Papai Noel com gripe. Valeria também uma boa grana. A do Humberto Costa, ele parece que está vendendo aos poucos, pois tem aparado tanto, agora como Senador, qualquer dia desses ela some, e o Estado vai perder a chance de adquirir uma barra de exercício para a a Academia da Cidade, quem sabe a de Bom Conselho, pois é isto que ela vale.

Já a do Jodeval, por ser bom-conselhense vale ouro, ou pelo menos vale mais do que sua ideologia e sua admiração pelas barbas cubanas. Mas, dizem que a Gillete colocou “beard hunters” para encontrar pessoas que forneçam bons filmes publicitários. Esta empresa não quer mais ninguém barbado no mundo. Desde os Aitolás, passando pelo presidente do Irã, e incluindo Fidel Castro, todos entrarão na gillete. Ainda há dúvida se outros pelos do corpo, como bigode, pernas, axilas e....  serão contemplados. Será com esta ideia, que o Zezinho diz na nota, “Coitada presidente!”?

Da forma como está avançado o mundo da publicidade, não tenho dúvidas de que eles criarão brevemente, anúncios de lâminas de barbear para todos os lugares do corpo. Quando adolescente, já aqui no Recife, onde descobri as delícias do papel higiênico, eu ficava imaginando se algum dia seria possível fazer propaganda deste produto, sem ofender a moral e os bons costumes. Hoje tenho certeza que sim. Até um mordomo bem bonito já vi levando uma marca para as moças necessitadas do produto. Hoje isto é comum. Propaganda para depilar axilas com suavidade de pluma já existe aos montes. Para chegar a outros lugares, é apenas uma questão de imaginação.

Penso ser o bigode o mais difícil para fazer propaganda da Gillete, pelo menos em terras como a minha, de Papacaça, onde os negócios e acordos eram feitos no “fio do bigode”. Hoje não sei se continua assim, se os homens de lá venderão até os próprios bigodes.

Nós mulheres, neste caso ainda somos privilegiadas, não temos barba e nunca fizemos acordos usando outros pelos do corpo, a não ser aos cabeleireiros.

---------
(*) Texto meu, publicado no Blog CIT (aqui) em 26.04.2011. Estava eu a procura de um no Blog da CIT, sobre outro assunto, e encontrei o texto acima, e um do Diretor Presidente, o qual publiquei antes. Achei , este meu, também tão interessante que o republico aqui para os meus leitores modernos saberem que estou no batente já há muito tempo.

Muitas vezes me arrependo do que disse, e quando isto acontece e eu percebo, sou sempre honesta e falo na lata. Neste caso da venda da barba não é o caso. E nesta futura campanha ainda não apareceu ninguém de barba. Se a Gillete anda assediando alguém é apenas pelo outros pelos do corpo. Então Marina e Dilma que se cuidem para não se exporem muito. Ah, ia esquecendo, no caso de Lula, não se sabe se houve intervenção da Gillete para que ele ficasse só com o bigode. Perguntas para Marisa e para a Rosemary.

Naquela época que escrevi ainda não conhecia o meu correligionário Rafael Brasil. Hoje digo que, pela sua capacidade de escrever e postura ideológica, sua barba vale mais do que o bigode de Lula. Juntando com as do Guerrilheiro da Sete Colinas (sem boina), se vendidas,  daria para custear a duplicação da BR até Caetés. Já o Roberto Almeida não sei se nunca teve barbas, ou se a vendeu antes de conhecê-lo. (LP).

3 comentários:

  1. Gostei,

    Lucinha, agora coloca as de: Zé Chirico (Serra) Alckmin que deu 9 milhões a rede globo, veja e estadão, Aécio que foi e é contra a redução do valor de energia no pais.
    OBS: Visita o BLOG conversa afiada. E veja se lá tem algo que interessa a todos eleitores do BRASIL. Abraços muito bom seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. É não precisa vender muita coisa não. É só doar altos valores a REDE GLOBO e ela vai ajudar com certeza, assim como foi feito com o dinheiro que o governo federal, mandou para o RIO DE JANEIRO, com relação combate as enchentes, e o governo do rio deu para a mesma vinte milhões de reais, para a mesma fazer escola de áudio e vídeo. Uma vez em que isso só tem interesse maior a própria globo. É simples políticos do BRASIL que não quiser que suas falcatruas sejam descobertas é só pagar uma verbAAAAAA para globo, isso com dinheiro do povo é claro...

    ResponderExcluir
  3. A do RAFAEL BRASIL vale o mesmo que ele. NADA. Homem que hoje que ser o senhor certinho, isso as custas dos erros alheios, mas na década de 80, será que o mesmo lembra o que ele fazia? ou fez? A vida nos pega muitas peças.

    ResponderExcluir