terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inimigos da Pátria





Por Mary Zaidan (*)


Incapaz de olhar além do próprio umbigo, reconhecer erros e buscar correção de rumos, o PT tenta fazer com a economia o que fez com os seus malfeitos na política: gerar versões fantasiosas sobre a realidade e culpar o mensageiro pelo conteúdo desagradável da missiva.

Nessa toada, começou a espalhar a versão de que a oposição e analistas da grande imprensa estão torcendo para que o País afunde. Que, impatrioticamente, desejam pibinho e apagões.

Falam como se o PIB de 1% em 2012, talvez aquém disso, ou os malabarismos para fechar o ano fiscal fossem invenção diabólica de uma mídia satânica que teria como tarefa precípua desestabilizar governos petistas.

Mesmo de férias, coube ao ministro das Comunicações Paulo Bernardo os primeiros tiros oficiais, resposta ao artigo publicado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) no jornal Folha de S. Paulo. “Não dá para ele e a oposição ficarem torcendo a favor do pibinho e do apagão”, reagiu o ministro, mas sem contestar os números expostos.

No dia seguinte, neste blog, o ex-ministro José Dirceu adicionou o elemento que faltava: a mídia. Os “jornalões”, que, segundo ao réu condenado no processo do mensalão, “fazem campanha pelo apagão”.

Sem dúvida, melhor seria se tudo não passasse de oportunismo oposicionista e conservadorismo da mídia.

Que os apagões não existissem, que as contas públicas estivessem equilibradas, que a inflação não tivesse rompido a casa dos 6% e de mais de 10% quando se fala nos preços dos alimentos. Que o governo não lançasse mão de artifícios - tão grotescos que desacreditam o País – para fechar 2012.

Também não passam de invenção as pás eólicas gastando para ficar paradas, sem gerar um único watt, devido aos atrasos nas obras dos sistemas de transmissão. Os otimistas falam em aproveitamento parcial delas daqui cinco ou 17 meses.

Enquanto isso, dá-lhe o caro e poluente gás como fonte complementar. Isso, com produção industrial baixíssima ou negativa. Imaginem como seria com um pibão.

Como não há sedimento para tapar os buracos, a pregação do governo e do PT de que tudo não passa de torcida contra da oposição e da mídia tende a aumentar.

Vale tudo. Até dizer – como se viu nas redes sociais - que o blecaute de uma hora que atingiu 33 cidades do Piauí na mesma manhã em que a presidente Dilma Rousseff desembarcava no estado foi sabotagem; coisa da direita ou criação da imprensa. Uma prática conhecida.

Mas é melhor ter cuidado. Dizer que o mensalão era ficção não serviu para a Suprema Corte. Na economia, é ainda mais difícil que o enredo cole. O bolso, não raro, é mais sensível do que a razão.

-----------
(*) Publicado no Blog do Noblat em 20.01.2013. A Mary como boa jornalista que é, sabe que está fazendo apenas floreios em torno de uma verdade que é muito mais dura. O governo que nos cerca é o que pior pôde ter acontecido a este país. Um governo onde a autocrítica é inexistente leva a todos para o abismo. Tudo se passa como se estivéssemos numa guerra e, cada vez que perdemos uma batalha, culpássemos o general inimigo, e nossa tropa continuasse a acreditar na conversa. De batalha em batalha chegaremos à derrota final. E nós todos com os comandantes que nem presos ficarão se puderem correr antes.

O bom dos regimes democráticos onde se possa contar com uma imprensa independente é que nossa tropa será informada dos erros dos nossos comandantes e compreenderão que é voltando as baionetas para trás e as enfiando em lugares apropriados dos corpos dos enganadores, a única maneira de ganharmos todos a guerra que vem sendo perdida a cada batalha.

Talvez, nem seja preciso usar as baionetas se nossas tropas começarem a perder as coisas que os comandantes mentirosos tanto prometeram. Depois de verificarem que a tropa da classe C está sendo formada através de crédito subsidiado e esmolas, e estas não são mais possíveis de serem mantidas. Haverá rendição aos inimigos que não eram inimigos e sim amigos que descobriram a verdade: Que os verdadeiros inimigos da pátria são aqueles que os enganaram por votos, venderam-lhes gato por lebre, e viciaram em esmolas aos homens que eram sãos. Infelizmente a informação correta não flui para todos em nosso país. Por isso haverá muito mais sofrimento. Mas, se Deus quiser, descobriremos que são os verdadeiros inimigos da pátria. (LP)

3 comentários:

  1. CERRANDO FILEIRAS E JUNTANDO-SE AO OPORTUNO CHAMADO DA TROPA DE LUCINHA PEIXOTO, CONTINUAMOS DE PÉ, AQUI, NAS TRINCHEIRAS DO AGRESTE MERIDIONAL, REBATENDO VEEMENTEMENTE AS SAFADEZAS DESSA QUADRILHA FORMADA E DIRIGIDA POR SINDICATOS DE BANDIDOS BARBUDOS. SEGUINDO AO PÉ DA LETRA O BOM TEXTO DA JORNALISTA, É FASCINANTE A MESMICE DO COMPORTAMENTO DOS PETISTAS E SIMPATIZANTES DO GOVERNO DIANTE DE QUALQUER CRÍTICA!!! A RESPOSTA SERÁ SEMPRE A DE SEMPRE :

    ---É CONSPIRAÇÃO!!! É GOLPISMO DA ELITE, DOS TUCANOS, DO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO, DA GRANDE MÍDIA COMPRADA!!!

    ---A TUCANADA FEZ IGUAL!!! A TUCANADA FEZ PIOR!!!

    ---QUEM CRITICA É “VIÚVA DO FHC ou SERRA” (MESMO QUE O AUTOR DA CRÍTICA NÃO TENHA NENHUMA ADMIRAÇÃO PELO GOVERNO ANTERIOR).

    ---NÃO É POSSÍVEL QUE AS PESSOAS NÃO VEJAM OS “GRANDES AVANÇOS” DESSE GOVERNO!!! É INVEJA DO “SUCESSO” DO “GOVERNO OPERÁRIO!!!”. NINGUÉM VÊ PORQUE A “GRANDE MÍDIA” NÃO DIVULGA!!!“ A ”GRANDE MÍDIA “É” COMPRADA, ESTÃO DE BRAÇOS DADOS COM A OPOSIÇÃO GOLPISTA, COM A ELITE E… PRONTO, VOLTAMOS AO PONTO ZERO!!!

    ---DESQUALIFICA-SE O INTERLOCUTOR;

    ---DESQUALIFICA-SE A FONTE DA INFORMAÇÃO;

    ---RECLAMA-SE DE GOLPISMO E CONSPIRAÇÃO!!!

    NO ENTANTO, NADA DISSO NOS DEIXA FRAQUEJAR, ESMORECER, DIMINUIR O ENTUSIASMO OU COISA QUE O VALHA. MUITO PELO CONTRÁRIO, VAMOS ACALORAR O CLIMA, SAIR NAS RUAS, RONCAR NAS PRAÇAS, PICHAR OS MUROS. DIGO ISSO, POR SER DA FILOSOFIA QUE, DETURPAR A DEMOCRACIA, OU QUERER MEXER NA LIBERDADE DE IMPRENSA, É MEXER COM A GENTE. NA VERDADE,

    Eu gostaria muito de acreditar no PT.../
    Mas não dá... Pois minha dor é perceber/
    Que apesar de termos feito tudo o que fizemos,/
    AINDA SOMOS OS MESMOS, infelizmente!!!/
    E Belchior sabia o que estava dizendo.

    SE DETESTAR BELCHIOR QUE VÁ DE RENATO RUSSO, MAS NÃO DEIXEM ESSES CANALHAS MANDAR ÀS CARTAS AO MODO DELES NESTE PAÍS. POR ISSO BERRE E CANTE NUMA VOZ UNÍSSONA:

    Nas favelas e no senado/
    Sujeira prá todo lado/
    Ninguém respeita/
    A constituição/
    Mas todos acreditam/
    No futuro da nação.../
    Que país é esse?/
    Que país é esse?/

    Na Amazônia/
    E no Araguaia/
    Na baixada fluminense/
    No Mato grosso/
    E nas Gerais/
    E NO NORDESTE TUDO EM PAZ/
    Na morte eu descanso.../
    Que país é esse?/
    Que país é esse?

    ResponderExcluir
  2. Caro Guerrilheiro,

    O comentário valeu pelos dois textos acima. Vamos à luta... Quase que digo companheiro, mas, pelo mau uso da expressão, me contenho.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir
  3. Prezada Lucinha Peixoto,

    AGRADECENDO AS SUAS PALAVRAS DE ELOGIOS AO COMENTÁRIO SUPRACITADO, É PRECISO QUE FIQUE REGISTRADO NOS ANAIS DA BLOGOSFERA DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO QUE, SEM QUERER ME VANGLORIAR E, SEM MODÉSTIA NENHUMA, TALVEZ EU SEJA UM DOS ÚLTIMOS AGRESTINOS DE UMA CLASSE QUASE EM EXTINÇÃO: A DOS QUE NÃO DESISTEM NUNCA!!!

    ResponderExcluir