sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A entrevista do Dandan ao Poeta




Voltando ontem ao meu aconchego, saudosa de tudo deste Recife, ainda sujo pelo PT durante os 12 anos que reinou e abusou da cidade, fui logo aos blogs da minha terra conferir o que mudou de um ano para o outro. Quase nada!

Na AGD encontro o Zé Carlos vindo de Bom Conselho e me fazendo inveja por ter ido à missa das 9, na qual sempre fui quase uma protagonista entre minhas colegas, porque, se não era a mais bem vestida, sempre fui a mais espirituosa. Não era da alta sociedade, mas, todas que eram me respeitavam, inclusive meus vestidinhos baratos porém de bom gosto. Minha inveja maior foi quando ele diz que esteve frente a frente com o Padre Nelson e nem falou com ele. Meu Deus, e ainda diz que é jornalista. Que oportunidade perdida num momento crucial para a política da terrinha, e logo com a mudança de padres. Será que o outro padre dará o mesmo apoio a Dandan?

O Blog do Tiago Padilha, depois que eu cobrei aqui, está se movimentando mais e até já cobriu a posse do Dandan com fotos e tudo, embora não tenha relatado o encontro que o Poeta diz ter tido com o prefeito. Será que houve mesmo o encontro? Porém, ele já faz algo que deveria ser uma obrigação: usar um português correto, embora algumas de suas postagens pareçam até brincadeira, como aquela onde ele diz que “cuidado com as axilas tem que ser reforçado nos dias de calor”, cruzes! Pelas fotos, na posse do Dandan, devem ter distribuído desodorante.

Mas, o que me faz sentar aqui neste início de ano é o Blog do Poeta, e, mais especificamente, a entrevista concedida a ele pelo Dandan na festa de posse. Eu achei tão interessante que a reproduzo no final desta postagem e a comento a partir de agora.

Logo na primeira pergunta, onde já se nota o semblante cansado do Dandan (ou seria chateado por ter que responder as perguntas do Poeta?), pelo calor que devia estar fazendo, o Poeta levanta a primeira bola para o Dandan, dizendo da beleza da festa, etc. etc. e, quando ele tinha que chutar apenas elogiou o blog do Poeta inclusive, os erros do seu português ruim dizendo: “.... essa conquista que o povo fizeram [sic] com que...”. Eu fiquei pensando, será que tratar mal a flor do Lácio, inculta e bela, tornou-se uma epidemia em Bom Conselho. O Dr. Cirillo deve estar se revirando no túmulo.

O Poeta, depois de afirmar que o Dandan “não segurou as lágrimas quando adentrou a prefeitura” mostrando que a linguagem era mais de futebol mesmo, eu pensei que ele iria perguntar algo relevante, e ele pergunta: “Por quê?” Alguém pensaria que ele iria dizer que é de alegria por agora ter obtido foro especial? Claro que não. Com a resposta o Dandan perdeu a grande chance de verter o restante das lágrimas por saber o que vem pela frente na prefeitura, para saciar a sede de poder dos seus apoiadores.

Depois vem o secretariado que é um caso à parte e eu pretendo comentar depois com as notícias que enchem minha caixa postal. E logo a seguir ele pergunta sobre os primeiros 100 dias de governo. Ele diz que sairá até a sexta-feira (dia em que escrevo). Eu quero ver para cotejar com o seu programa de governo, de campanha, para ver o que têm em comum e isto fica para depois. Ele vai adotar o mesmo modelo de gestão do Coronel Eduardo, mas, será que ele vai ter força política para fazê-lo? Sempre é bom lembrar que o Eduardo só tem um ex que agora está na sua cola que é o Jarbas. O Dandan tem 3, e o fantasma de outro.

E talvez, o ponto alto da entrevista foi o Dandan dizer que concorreu para que o Geninho vencesse a eleição para presidente da câmara, por unanimidade. Cruzes! Eu fico triste, pois sei que será difícil a partir de 2016, quando lançarei minha candidatura, ter o poder legislativo de volta ao município. Com esta vitória do Geninho, teremos a Casa de Dantas Barreto como mero anexo do Palácio do Coronel. Pelo menos, se gastarem muito com diárias o culpado vai ser o Dandan, que deixou a coisa rolar. Eu só aconselho ao Geninho (tem idade para ser meu filho, igual ao Dr. Filhinho e ao Gustavinho) que “toda unanimidade é burra” e que contenha-se na distribuição de cestas básicas.

O que chega me arrepiou de vergonha foi, diante de tantas coisas importantes para o município e que ali poderiam serem tocadas, o Poeta pergunta o que foi que mais emocionou o Dandan desde que ele era menino até adentrar à (é “à” ou “na”? ) prefeitura. Foi aí que eu notei que o Dandan não só estava fazendo uma homenagem ao Poeta falando um mau português, e sim uma homenagem ao Lula, engolindo os “ss” e tropeçando na concordância, quando eu pensava que ele iria oferecer uma gramática e um dicionário ao bardo de Arapiraca.

Gostei quando o Dandan disse que estaria de braços abertos para receber a imprensa de Bom Conselho. Se Deus quiser, quando eu souber que não sou mais ameaçada em minha própria terra, eu estarei no seu gabinete para retirar dele coisas realmente relevantes para o povo de nossa cidade.

Se tem alguma superstição foi a pergunta seguinte, pois tem gente, como eu, que está com medo de 2013, não porque o 13 seja um número de azar e sim porque é o número do PT. Mas, como eu sei que partidos em Bom Conselho só servem para abrigar candidatos de quaisquer tendências, desde que tenham dinheiro, nem liguei quando o Dandan respondeu que sua única superstição era a fé em Deus, apesar, de achar que ele usa muito o Seu santo nome em vão.

Bem chegamos ao final da entrevista e aí foi um delírio só. O Dandan disse que já conseguiu tantas emendas com os parlamentares e faz tantos elogios ao Blog do Poeta que uma coisa puxa a outra e só posso dizer: “Menos, Dandan, menos!”. E com a certeza que a secretaria que terá mais trabalho será a da educação se alguns adultos voltarem à escola, termino com uma frase do Dandan: “Que Deus ilumine Bom Conselho!”.

Um comentário:

  1. José Fernandes Costa5 de janeiro de 2013 às 21:32

    O conteúdo mais denso, forte mesmo, é quando ele diz: "... receber essa conquista que o povo FIZERAM (sic) com que eu conseguisse..." - Melhor impossível./.

    ResponderExcluir