quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Dandan não vai mais à Paraíba. Vai ao Recife



Dandan e D. Zefa (Blog do Poeta)


Ontem, recebi um comentário à minha postagem anterior, onde falava sobre a Diplomação do Dandan,  e da sua situação jurídica, que o publiquei quando vi de que se tratava. Era uma notícia de um site da Paraíba (o PB Agora) sobre o mesmo assunto, e que transcrevo abaixo. Aqueles que quiserem ver a notícia no original basta clicar aqui. Leiam a reportagem e me encontrem lá embaixo, já bem informados.

“Homicídio de lutador paraibano será julgado em PE, diz advogado

O homicídio do lutador de jiu-jitsu Rufino Gomes de Araújo, conhecido como Morceguinho, será julgado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. A informação foi dada pelo advogado de defesa dos três acusados de matarem o lutador, Abraão Beltrão, que também foi responsável pelo pedido de transferência do processo para o estado vizinho. Segundo Beltrão, um dos réus foi diplomado prefeito do município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, e por isso teria foro privilegiado, para ser julgado somente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

De acordo com Abraão Beltrão, o pedido foi feito justamente após a diplomação de Danilo Vieira Godoy como prefeito de Bom Conselho, na segunda-feira (17). “Juntei a documentação necessária e pedi a transferência devido ao foro privilegiado diante da sua nova função. Fiz o pedido da transferência dos três acusados e a juíza acatou. Fiz o meu trabalho”, comentou Beltrão. Além de Danilo Godoy, Jocelino Ramos de Carvalho e Eduardo Ramos de Carvalho também respondem pela morte de Morceguinho. 

O pai  de Rufino Gomes e assistente da acusação, Roberto Farias, informou que não foi notificado da transferência do processo. Segundo ele, a promotoria irá aguardar a definição do desembargador que julgará o caso para que seja feito o recurso. “Teremos o recesso do final de ano, mas após o desembargador assumir o processo iremos pedir que os outros dois réus voltem a ser julgados na Paraíba, pois somente um deles possui foro privilegiado. Vemos esta manobra como um protelamento”, explicou.

Os três réus respondem pela prática, em tese, de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe. Eles chegaram a ter prisão preventiva decretada, mas respondem pela acusação do crime em liberdade.   

O Crime

A morte de Morceguinho aconteceu no dia 22 de janeiro de 2011, por volta das 22h, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Na noite do crime, a vítima vinha pilotando sua moto, quando se aproximaram um automóvel e uma motocicleta. Um dos ocupantes disparou vários tiros de pistola na vítima. Quatro tiros acertaram as costas da vítima. Ele morreu no local.” 

Primeiro tenho que dizer que só hoje soube que o informante no meu blog foi o encontrado no Mural da AGD e é “um passaro” ao qual cognominei de CAGA-SEBO. Pelo Houaiss CAGA-SEBO é a designação comum e imprecisa de diversas espécies de aves passeriformes de proporções diminutas, que o povo do interior não dá importância e não diferencia;  sendo caga-sebinho, caga-sebite, caga-sebito, sebinho, sebite, sebito sinônimos conhecidos.

Eu poderia dizer que até CAGA-SEBOS têm seu dia de canário cantador. A informação dele, desta vez foi boa e comecei até a gostar de passarinhos.

Eu li a noticia acima e fiquei alegre e triste. Alegre porque agora o Dandan não vai precisar deixar o Estado para dar explicações sobre o caso do Morceguinho. E triste porque ele não conseguiu resolver logo este problema, tendo que ir à posse com um morceguinho como broche da gravata.

Não sei se é verdade o que diz o pai do Morceguinho, que é assistente da acusação lá na Paraíba, de que tudo não passa de manobras protelatórias da defesa de Dandan. Eu penso que não, pois sei que ele está doidinho que tudo fique esclarecido antes dele sentar na cadeira do Coronel Zé Abílio. Embora eu saiba que aquela cadeira já está habituada com alguns fundilhos não tão inocentes, ele quer encará-la de fundilhos limpos, com todas as explicações dadas à justiça dos homens.

No entanto, parece que agora, com a mudança de local para julgamento, e com o recesso forense (eu penso que se um trabalhador comum tivesse o número de dias de férias que se tem no judiciário o PIB da Dilma seria menor ainda), o Dandan vai ter que governar a cidade, pelo menos até o Carnaval, com um morcego rondando o Palácio.

É realmente uma pena, pois, soube ontem pelo Blog do Poeta (que babou tanto na diplomação que pode até ter desidratado) que o secretariado só sairá no dia 30 de dezembro. Eu imagino o que o jovem não estará passando. Governar Bom Conselho já é complicado, pense no que será sendo um jovem inexperiente, “orientado” por 3 ex-prefeitos como os que o apoiaram. Eu notei a ausência do Gervásio Matos nas fotos. Estaria viajando, ou já trabalhando em sua secretaria? Esta informação poderá ser uma missão para um canário cantador, que espero não seja mais um CAGA-SEBO e nem um CAGA-SEBINHO.

2 comentários:

  1. Observem que essa notícia é do advogado dos réus. Por que os três réus viriam ser julgados em Pernambuco? Sabendo-se que só um tem prerrogativa de função pública (diplomação como prefeito). E onde foi o local do homicídio? - Por que seria competente o Tribunal de Justiça de Pernambuco e não o da PARAÍBA, onde se deu o crime? - Essa competência de foro comporta algumas discussões. - A legislação não é tão clara e essa matéria não é tão pacífica assim. - Os doutrinadores divergem. - E os tribunais é que decidem. - Ainda tem muita água a jorrar. - O que a notícia do blog deixa transparecer é que tudo já está em pratos limpos. - NÃO é tão simples assim. - NEM isso é a verdade. - Notem que o Ministério Público tem que se manifestar a respeito. - Aguardem e verão./.

    ResponderExcluir
  2. parabens ao novo prefeito. é o legítimo representante do povo. um grande e maduro garoto, Abraão Beltrão.

    ResponderExcluir