sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A que ponto chegamos!





A que ponto chegamos! O Bolsa Família é a maior fonte de renda de um município e isto é louvado por todos. Ninguém pode ser contra o programa no seu aspecto assistencialista ou de “esmola”, para pessoas realmente carentes. O problema é que ele se tornou uma fonte de renda manipulada politicamente, quando se associou seus benefícios a um adúltero safado como o Lula. Aí como dizia o outro pernambucano (o Gonzaga e este merece as estátuas que tem) o programa “viciou o cidadão”, já que hoje ninguém “morre de vergonha”. Reconhecido como o maior programa de compra de votos do mundo, o Bolsa Família, que poderia ter sido uma forma de minorar os efeitos da pobreza, hoje virou fonte permanente de miséria. Antes o cidadão tinha vergonha de pedir esmola, hoje, se tornou oficial, e muitos preferem viver dos recursos públicos, do que trabalhar duro.

 E o pior de tudo é que, pasmem, ele é tido como um empreendimento qualquer onde se deve buscar a eficiência e até aumentar seus gastos, e não diminuir. Vejam o que o Roberto diz:

“O Bolsa Família é uma verdadeira empresa também em Garanhuns e precisa ser bem administrado. Quanto mais eficiente a gestão maiores benefícios para os que mais precisam e para toda a cidade.”

E diz ainda que o prefeito Izaias quer incrementar o programa procurando mais pessoas pobres. Triste país este nosso, onde as cidades para viver devem andar catando pobres na rua para incrementar a economia. E daí surgem as distorções já bastantes conhecidas e que ainda levarão este país a ser todo miserável.

Eu já imagino o prefeito Izaias pelas ruas de Garanhuns procurando pobres e encontrando com o Dandan, de Bom Conselho, e os disputando, e este prometendo que se ele (o pobre) mudar para Bom Conselho ele lhe dará um certificado permanente de pobreza. Vai ser uma luta feia pelos pobres das cidades do Agreste Meridional. Aparecerão certificados de pobres até assinados pela Dilma. “Seja pobre que o governo garante!”, seria um bom lema.

Já vejo na praça Pedro II de minha cidade os pobres passeando, com um crachá no peito dizendo: “Sou pobre graças ao prefeito de minha cidade, eu ajudo o município!”. E serem motivo de orgulho para os jovens que dirão aos seus pais: “Não se preocupe papai, um dia vocês terão orgulho de mim, pois não estudarei nada para ser pobre e garantir minha entrada no programa”.

É um triste final para um programa que começou com a D. Ruth, esposa do FHC, outro adúltero safado, com objetivos de tirar as pessoas da miséria e não de dar continuidade a ela. O que foi feito nos últimos 10 ou 12 anos foi apenas usar o programa para fins eleitorais, o que o tornou o maior programa de pouca vergonha do mundo.

P.S.: Este texto foi escrito como um comentário no Blog do Roberto Almeida que pode ser visto aqui. Não sei se o Roberto o publicará ou não pois o fiz há pouco tempo. De qualquer forma leiam o texto do Roberto que como sempre é jornalisticamente bom, apesar do seu petismo enrustido.

4 comentários:

  1. Prezada Lucinha Peixoto,

    AS ESMOLAS QUE OS “PIDÃO” NORDESTINOS RECEBEM QUE O PT CHAMA DE REDE DE PROGRAMAS SOCIAIS, POR ONDE HOJE TRANSITAM BILHÕES A CADA ANO, TEVE AS BASES LANÇADAS NO GOVERNO FHC, COMO VOCÊ SABE, MAS FOI BASTANTE EXPANDIDA E AVACALHADA A PARTIR DO PRIMEIRO GOVERNO LULA. CUMPRE PAPEL IMPORTANTE NA ATENUAÇÃO DA POBREZA, MAS PADECE DE DUAS SÉRIAS DIFICULDADES: PELO TAMANHO QUE ALCANÇOU, E PROVAVELMENTE OU COM CERTEZA POR INTERESSES POLÍTICOS PAROQUIAIS, NÃO É FISCALIZADA COMO DEVERIA; E AINDA PRECISA ESTAR ATRELADA A UM SISTEMA EFICIENTE DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA, AS CHAMADAS “PORTAS DE SAÍDA”, OU QUEM SABE, A CONTRA PARTIDA PARA QUE O BENEFICIÁRIO POSSA SE LIVRAR DA TUTELA ESTATAL E MELHORAR DE PADRÃO DE VIDA COMO FORÇA DE TRABALHO ATIVA. Pois bem, Prezados leitores, atentem para este texto escrito por Adrian Rogers no ano de 1931: “É IMPOSSÍVEL LEVAR O POBRE À PROSPERIDADE ATRAVÉS DE LEGISLAÇÕES QUE PUNEM OS RICOS PELA PROSPERIDADE. POR CADA PESSOA QUE RECEBE SEM TRABALHAR, OUTRA PESSOA DEVE TRABALHAR SEM RECEBER. O GOVERNO NÃO PODE DAR PARA ALGUÉM AQUILO QUE TIRA DE OUTRO ALGUÉM. QUANDO METADE DA POPULAÇÃO ENTENDE A IDEIA DE QUE NÃO PRECISA TRABALHAR, POIS A OUTRA METADE DA POPULAÇÃO IRÁ SUSTENTÁ-LA, E QUANDO ESTA OUTRA METADE ENTENDE QUE NÃO VALE MAIS A PENA TRABALHAR PARA SUSTENTAR A PRIMEIRA METADE, ENTÃO CHEGAMOS AO COMEÇO DO FIM DE UMA NAÇÃO. É IMPOSSÍVEL MULTIPLICAR RIQUEZA DIVIDINDO-A.”

    P.S. : - Apesar do Garanhão Lula não saber lê(só sabe mesmo furnicar nas cabritinhas), eu vou enviar este texto através de e-mail para a sua amada Lady Rose...

    ResponderExcluir
  2. Aló Dona Lucinha, a senhora que adora julgar as ações das pessoas, que tal falar do caso do Dom Moura onde envolve o filho do jornalista Luiz Clerio Duarte e sua cunhada Maria Emilia Pessoa, segundo a midia autores de desvio de dinheiro publico.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Lucinha Peixoto, me adimira muito você uma Jornalista ou Blogueira falar tanta besteira, você deveria ir a fundo estudar como funciona o Programa Bolsa Familia pra depois comentar sobre o mesmo.

    Pra você se informar melhor o BOLSA FAMÍLIA é o maior e mais ambicioso programa de transferência de renda da história do Brasil. O BOLSA FAMÍLIA nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias em situação de maior pobreza no país. A contrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados. Isso já mostra pra você o absudo que você falou que a criança vai dizer, por Lucinha Peixoto "Não se preocupe papai, um dia vocês terão orgulho de mim, pois não estudarei nada para ser pobre e garantir minha entrada no programa” então já fica claro que se não estudar, não recebe. As família são abrigadas a colocar seus filhos ou dependentes na escola, com isso se você for pesquisar a taxa de Analfabetismo caiu no Brasil desde que o Bolsa Familia foi Criado 29%, se não existice o Bolsa Família hoje o Brasil estaria cheio de pessoas ignorantes e com o mesmo pensamento que você.

    Parabéns ao Prefeito Izaias Regis pela iniciativa e com isso acredito que melhorar a qualidade de vida da nossa população e consequentemente o desenvolvimento do nosso municipio.

    ResponderExcluir
  4. Pra você se informar melhor o BOLSA FAMÍLIA é o maior e mais ambicioso programa de transferência do mundo.

    Observação NAO É DO BRASIL É DO MUNDO

    ResponderExcluir