quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A entrevista do Dandan eleito. Algumas reflexões e conselhos





Eu deixei para o fim de semana, para com a calma que o texto merece, ler a entrevista dada ao Blog do Tiago Padilha pelo prefeito eleito de Bom Conselho, o Dandan, como o chamo, com o mesmo carinho que a mãe de um jovem morto na Paraíba, chamava seu filho de Morceguinho.

Inicialmente, eu até fiquei alegre porque o Dandan deu uma entrevista a outro blog que não fosse o do Poeta, Xico Pitomba e companhia. O Tiago Padilha sempre me pareceu mais neutro em sua linha editorial, embora continue um pouco inocente como jornalista, e perdeu a grande oportunidade de perguntar ao Dandan, quando ele vai explicar de verdade o que aconteceu lá na Paraíba para que o povo de Bom Conselho que votou nele, e o que não votou também, fique tranquilo.

O melhor para fazer nestas situações de análise de entrevistas é fazer mais do que um pastoril. Farei um verdadeiro arco-íris azul, vermelho e verde, já homenageando a PAPACAGAY, e perguntando ao Dandan se ele, caso assuma a prefeitura em janeiro, irá dar apoio aos nossos amigos GLBS  de nossa cidade a desfilarem garbosos pela Praça Pedro II.

Sendo assim, tudo aquilo que estiver em azul, abaixo, foi escrito pelo Tiago Padilha, o que estiver em vermelho foi dito pelo Dandan, e aquilo que estiver em verde, representando a esperança, foi escrito por mim.

Eleito prefeito da cidade de Bom Conselho em 07 de outubro, o jovem Danilo Godoy (foto) concedeu entrevista ao nosso blog nesta terça-feira, dia 30.

Em suas serenas e objetivas palavras, Danilo Godoy falou sobre sua campanha, agradece a todos os cidadãos bom-conselhenses e explica como será sua administração.

Abaixo, confira a entrevista:

Blog: Qual a avaliação que faz da Campanha Eleitoral.

Danilo Godoy: Só tenho que agradecer a Deus, agradecer a população que acreditou na nossa candidatura, e diante de tanta turbulência, de tantas calúnias o povo e aqueles que me conhecem, fizeram com que agente conseguisse uma vitória, uma das maiores vitórias de Bom Conselho. Então eu só tenho que agradecer e fazer uma avaliação positiva. Foi uma campanha, da nossa parte, em paz uma campanha tranqüila, onde conseguimos o nosso objetivo que foi graças a Deus a eleição.

Desculpe-me o Tiago, que não conheço pessoalmente, mas, não faltará oportunidade, mas a próxima e óbvio pergunta seria se as calúnias referiam-se a participação do Dandan nos processos, apresentados na imprensa e nos panfletos, e que geraram tanta turbulência. Todavia, já que não o fez, o leitor tem que ficar com a crença em Deus do Dandan, e eu espero que ele não o esteja usando seu nome em vão, como o fez durante a campanha quando dizia que Ele já o havia absolvido.

Óbvio que não seria elegante muita pressão sobre prefeito eleito, mas, alguma contrariedade deve sempre passar pela cabeça de quem exercerá qualquer cargo público, e a pergunta seria muito pertinente.

Blog: O que a população pode esperar do futuro governo Danilo Godoy.

Danilo Godoy: Esperem trabalho, responsabilidade, competência e seriedade que está acima de tudo, já está escrito na bandeira do Brasil Ordem e Progresso, isso aí eu irei lutar, irei zelar pelo carinho que o povo nos passou nessa eleição, para que possamos buscar emendas, recursos, vou está fazendo parcerias com a presidente Dilma, o governador Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro Neto o qual eu já me reunir recentemente, os deputados estaduais e federais para que possamos trazer ações para a nossa cidade.

Seria um surpresa para mim se a esta pergunta (penso ter sido uma pergunta embora o Tiago não coloque o ponto de interrogação) se o Dandan dissesse que iria passar seus dias em Tamandaré com competência e seriedade. Entretanto, seria muito mais sincero e realista se dissesse que as prefeituras estão falidas e que haverá mais de 5.000 prefeitos iguais a ele correndo atrás de emendas, deputados e senadores. Talvez, uma primeira ação, e a mais sensata seria procurar a Mamãe Juju e conversar sobre as dificuldades de administrar qualquer município brasileiro. A pabulagem  excessiva ao dizer que “estará” fazendo parcerias com a presidente Dilma é risível, e com o Eduardo Campos, só se for com o Isaltino, como ele fala mais abaixo, que deverá sair do governo, pois, de petista, o Eduardo já está cheio.

Blog: O prefeito Danilo Godoy pretende construir um novo futuro para Bom Conselho e a sua população.

Danilo Godoy: Com certeza vamos trabalhar para isto. Bom Conselho terá uma saúde com qualidade, uma educação ao nível da que o povo merece, teremos uma agricultura forte e consistente, moradia de qualidade, ruas pavimentadas e saneadas, queremos o bem estar social do povo, conseguir as nossas tão sonhadas quadras poliesportivas, fazer com que a cidade ganhe a sua primeira faculdade, enfim todas as nossas propostas, que eu falava no dia a dia, de casa em casa, vou lutar 24 horas por dia para conseguir para que a nossa cidade se torne desenvolvida e importante no Agreste Meridional.

Fiquei chocada ao ler esta resposta do Dandan. Além da proteção divina ele já sabia, igual a Deus, qual seria o futuro de Bom Conselho, e pretende construir um novo. Nem Moisés no Monte Sinai foi tão ungido por Deus quanto o Dandan. Talvez seja o próprio Deus. “Te cuida Lula!”. O que ele fez foi chamar todos os prefeitos de Bom Conselho (4 dos quais o apoiaram) de incompetentes. O que eles fizeram durante todo este tempo, enquanto Dandan em 4 anos vai fazer mais por Bom Conselho do que o que foi feito nos últimos 20 anos?

Eu já ficaria satisfeita se ele dissesse que o Ginásio São Geraldo não vai fechar. Penso que a ficha do Dandan ainda não caiu e ele ainda está em campanha. Talvez a campanha agora seja para que o povo esqueça que ele tem esclarecimentos a prestar à população que não votou nele e que mesmo assim são bom-conselhenses, sobre, além de outras coisas, como vai conseguir recursos para fazer tudo isto. Será que seus antecessores tinham estes recursos e o colocaram em lugares impróprios ou eles ainda estão nos cofres da prefeitura? Me poupe!

Blog: Antes mesmo de tomar posse, o prefeito eleito Danilo Godoy já vem trabalhando.

Danilo Godoy: Claro, claro, agora na última semana eu estive no Recife e me reunir com o secretário de transportes Isaltino Nascimento, o qual já me deu o aval para dizer que a obra da estrada de Rainha Isabel e também a que liga Bom Conselho a Iati, no final de janeiro estará sendo executada. Fui recebido também pelo secretário de articulação do governo do estado, Marcelo Canuto. Na próxima quinta, estarei com o secretário de agricultura Dr. Ranilson com quem irei conversar a respeito da seca. Já marquei uma audiência com o governador Eduardo Campos e no próximo dia 6 estou viajando com o senador Armando Monteiro para Brasília atrás de emendas para colocar já este ano, para trabalhar e para que eu possa começar 2013 com o pé direito e com recursos pra nossa terra.

Outra vez me desculpe o Tiago. Mas, ele se mostrou um grande jogador de futebol levantando a bola para o Dandan. Então tudo fica claro. Se antes ele desconsiderou todos os ex-prefeitos, agora ele não considera a Mamãe Juju. Ora, querendo ou não o Dandan ela ainda é a prefeita do município até janeiro e merece ser assim tratada, a não ser que ela tenha entregue a prefeitura ao Dr. Filhinho, o que não acredito.

O que me deixa muito insegura com este “oba-oba” do Dandan, mais próprio para um comício político do que para uma entrevista de um candidato eleito, é que está ele agindo como se temesse ainda perder a eleição ou alguma outra coisa. Seria sua inocência?

Blog: O futuro secretariado de Danilo Godoy, já tem nomes definidos. Quando a população vai conhecer a sua equipe.

Danilo Godoy: São decisões sérias que eu tenho que ter muito cuidado antes de divulgar qualquer nome. Eu estou sentando, estou conversando com as pessoas vendo aqueles que têm mais competência, e que estão preparados para fazer parte da nossa equipe. Ninguém é forte sozinho tem que ter uma equipe boa e qualificada. Eu acredito que até o final de novembro e início de dezembro, eu estarei fazendo uma coletiva, e informando a todos qual será a nossa equipe que irá nos ajudar a governar a nossa cidade.

Quem leu as respostas do Dandan antes desta, fica se perguntando, como eu, para que o Dandan precisa de uma equipe, se ele já terá feito tudo mesmo antes de sua posse? Parece até brincadeira. Havia um senhor que escrevia muito no Mural da AGD, o Afonso Didier, que dizia conhecer bem o Dandan e dizia que seu secretário da saúde seria o Dr. Zenício. Eu, sempre dava outras opções, e o Poeta, quando era o blogueiro oficial do Dandan (penso que agora é o Tiago) tinha mais opções ainda. Citei este caso por ser emblemático. Quem ele escolher representa uma das facções que o apoiaram. Vamos ver onde está a independência do jovem futuro prefeito.

Blog: Uma das promessas de campanha é referente ao esporte amador. Os que fazem o esporte em Bom Conselho terão boas noticias já em 2013.

Danilo Godoy: Claro, além de ter sido uma proposta minha, promessa de campanha, isso é um sentimento que eu tenho por ser de um distrito, de uma região que eu sei que o divertimento que tem lá no sítio, lá na zona rural é o futebol dia de domingo, dia de sábado, enfim, irei preparar uma equipe pra que possa organizar e fortalecer o esporte amador, em todas as modalidades. A Copa Rural é uma prioridade nossa e já queremos realizar no próximo ano, vamos incentivar os torneios, fortalecer o Campeonato da Cidade, o Campeonato do Sertão, da estrutura as escolinhas que revelam os nossos futuros atletas, quero ampliar o projeto já existente na AABB. Afinal, esporte é lazer, é educação, é saúde, então temos que incentivar e com certeza vamos.

Ora, para quem vai trazer uma faculdade para Bom Conselho, no início da administração, é moleza comprar umas bolas e mandá-las para a zona rural. E tenho certeza que o seu time será o campeão de todos os torneios. Desce do palanque, Dandan! E  tenta estudar e dizer ao povo qual a realidade do município em termos de recursos e a situação de todos os municípios em relação aos outros níveis de governo e da situação de crise pela qual passa o Brasil. Seria mais crível e aumentaria, pelo menos, minha confiança de que não está criando factoides enganadores.

Blog: Qual a mensagem que deixa para a população.

Danilo Godoy: Eu quero agradecer a cada cidadão bom-conselhense pelos 11 mil e 17 votos, por essa confiança. Quero agradecer também aos que não votaram, mas, sem sobra de dúvidas a partir do nosso trabalho irão acreditar na nossa proposta. Eu quero deixar bem claro e dizer a cada um de vocês que irei retribuir com muito trabalho, muito carinho, muito respeito a cada um de vocês, que fiquem tranqüilos que Bom Conselho irá voltar ao rumo do desenvolvimento.  Quero deixar meu forte abraço, e de modo muito especial as crianças que em toda entrevista, toda participação, eu não me esqueço das crianças, dos senhores, das senhoras, da juventude, daqueles que tem a minha foto em casa, e faço aqui um pedido continuem rezando para esse jovem, para que Deus ilumine a minha mente, para que eu poça tomar as decisões corretas e que vá de encontro com a satisfação e ansiedade do povo da minha terra. Abraço a todos, e o que precisarem estarei à inteira disposição.

O prefeito eleito Danilo Godoy foi franco, sincero e mostrou compromisso em fazer um Governo para todos. Consciente do grande desafio, Danilo quer deixar a marca de gestor competente na galeria dos melhores Prefeitos de Bom Conselho.

Finalmente, pelos seus agradecimentos a mim, que não votei no Dandan eu diria: De nada! E o aconselho, urgentemente, a pensar numa saída para Bom Conselho, vendo a realidade em termos de recursos existentes, e parar com o comício. Afinal de contas ele já foi eleito e aquele plano de governo (que está no site do Dandan, e que já é um resumo de um anterior que parecia mais um manual de elaboração de projetos) e que você resume acima, não é realista e não vai garantir desenvolvimento de Bom Conselho, nem que a vaca tussa.

Depois desta entrevista eu fiquei um pouco mais triste. Eu esperava que o Dandan já tivesse pensado um pouco sobre o que iria fazer, além de tirar fotos com senadores e deputados, coisas que todos sabem não levam a nada. Se o que ele tem a dizer é apenas isto, Bom Conselho fez um mau negócio em elegê-lo, e irá sofrer democraticamente por mais quatro anos. No entanto, sofrerá menos se o Dandan for inocente de todas as acusações que pesam contra ele na justiça. Em relação a isto, eu não posso deixar de citar o julgamento da Ação Penal 470, que tanto nos ensinou sobre o que é um estado democrático de direito, em geral, e o nosso em particular e para fazer isto eu cito o ministro Celso de  Mello, naquele julgamento:

“Votações eleitorais, Senhor Presidente, embora politicamente significativas como meio legítimo de conquista do poder no contexto de um Estado fundado em bases democráticas, não se qualificam nem constituem causas de extinção da punibilidade, pois delinquentes, ainda que ungidos por eleição popular, não se subtraem ao alcance e ao império das leis da República.”

Então urge que o Dandan compareça à audiência do dia 18 de dezembro lá na Paraíba e nos tranquilize em relação à sua situação, sem querer fugir disto com planos mirabolantes para nossa cidade. Eu ficaria extremamente alegre se fosse convencida de que não haverá morcegos voando em torno de sua administração.

4 comentários:

  1. Dia 18 de dezembro Danillo já estar diplomado, então só poderar ser julgado pelo supremo. O povo de Bom Conselho(quase 12 mil pessoas) lhe deram FORUM PRIVILEGIADO.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa1 de novembro de 2012 às 18:00

    E o blogueiro não sabe que existe o sinal de interrogação? - Este: (?) - 2. Ao ler a entrevista descobri que Bom Conselho vai ficar superior a Luxemburo. - Não temos mais necessidade de viajar para a Europa. Basta-nos ir a Bom Conselho. - 3. Quanto aos processos, só falta a Justiça fazer a parte dela. - Qual? - Garantir a ampla defesa e o contraditório. Depois, preferir a sentença./.

    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa3 de novembro de 2012 às 16:50

    Esse anônimo das 17h37, do dia 1º.11, está mais por fora do que umbigo de vedete e bunda de índio. - Quem foi que disse a ele que prefeito tem foro privilegiado. - Quem julga prefeito é o Tribunal de Justiça do Estado onde se deu o assassinato. - No caso, o TJ da Paraíba, que já NEGOU o pedido de habeas corpus dos denunciados. - (E foi a primeira vez que eu ouvi falar em forum {ainda mais, sem acento} privilegiado). - Esse anônimo deve juntar-se ao blogueiro que você chama de poeta e editarem uma enciclopédia jurídica.)/.

    ResponderExcluir
  4. Lucinha Peixoto e suas escritas decadentes. Análise horrível, pensei que você teria aptidão para ser a nova cara de Bom Conselho nas eleições de 2016, mas agora vi que seu nível político não passar de uma veia gagá!
    José Fernandes Costa, promotor de acusação mais "pleber" jamais visto neste planeta. Seu juriquês está defasado, por alienação partidária de derrotados. Seu império acabará dentro de 57 dias, e nunca mais voltará à ocupar um lugar onde você nunca deveria está, a Prefeitura. Beijo, queridos.


    Lulú, não esqueça de tomar seus anti-psicótico, porque o alemão pode te pegar. Se tiveres interesse de saber quem é este alemão, é só deixa recado na postagem logo abaixo que eu te digo!

    ResponderExcluir