quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ser velho é um direito, cara! Mas...





Por Ateneia Feijó (*)

Um idoso isolado do seu meio torna-se perigoso, intolerante. Esta informação foi apresentada por um psiquiatra no congresso da Associação Portuguesa de Gerontologia, mês passado, em Lisboa. Pincei-a na internet pensando no Brasil, onde pessoas com mais de 60 anos já correspondem a mais de 20% da população brasileira. Nesse percentual está Lula.

Se estiver isolado, cuidado com ele. Por enquanto, está se dando ao luxo de expor sua ranzinzice como ex-presidente sexagenário. Durante um comício, neste último sábado, chamou José Serra de velho, dizendo que o tucano não tem mais idade para disputar a Presidência da República.

Teria sido uma casca de banana para o outro bicar? Ou Lula realmente acredita que existe limite de idade para concorrer em 2014? Vai saber...

O psiquiatra observou, ainda durante o congresso português, que um velho pobre pode ficar avarento; e um desconfiado virar paranoico. Uma pessoa comum dizendo isso em um evento brasileiro seria considerada politicamente incorreta, apesar da velhice em nosso país ser vista com preconceito.

Confundida com velharia: algo ultrapassado, imprestável, para ser jogado fora. Ou excluído. Mas houve um tempo em que a condição de velho, de mais vivido e sabido, dava status. Faz tempo... Depois passou a designar ancianidade. Portanto, não foi por acaso o Congresso ter aprovado, em 2003, o Estatuto do Idoso.

Ele institui penas severas para quem desrespeitar os direitos, maltratar ou abandonar cidadãos com mais de 60 anos. Ou seja, os da terceira idade. Que além de ganharem o benefício de 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer, não devem ser discriminados para vagas de emprego por causa de seu número de anos de vida.

O resultado dessas e outras conquistas apareceram no último censo do IBGE: 64,5% da renda dos domicílios no país dependem dos ganhos de seus idosos, cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

Descobriu-se, assim, que a capacidade de aprender e atualizar conhecimentos tem mais a ver com mente ativa do que com aparência física. Pelo menos isso. Longevos saudáveis são longevos pela qualidade de vida. Daí que ainda há muito a fazer.

O envelhecimento da população não significa que idosos estejam influenciando politicamente o país. Parece que ser velho ainda custa voto.

Os antigos jovens estão vivendo por mais tempo onde há menos gente nascendo. Isso pode ser muito bom se o Brasil souber envelhecer com sabedoria. Ruim será se houver isolamento...

--------
(*) Publicado no Blog do Noblat em 02.10.2012. Esta questão se ser velho ou não, nem depende muito da idade cronológica. O estado de espírito conta muito mais. Eu estou indo para a terceira idade com tudo que ela dá direito, mas, há poucos meses me sentia uma garota, já hoje me sinto da idade de Hebe Camargo, que Deus a tenhas. Isto deve está acontecendo com o Lula quando diz que o Serra deveria se aposentar. Quem é não quer ser só. E ele foi aposentado a vida inteiro por causa de um dedinho de nada.

O que a Ateneia fala do isolamento é uma verdade das piores. Eu, quando me isolam dos meus netos eu viro um fera ferida. Embora de alguns políticos eu prefiro distância e ficaria isolada anos e anos se só houvesse eles na face da terra. Aqui em Recife eu só faço questão da companhia do Daniel Coelho, que pode muito bem surpreender nestas eleições. Mas, o bom mesmo é a distância que os recifenses ficarão do PT por um bom tempo.

Por falar em PT, onde andará o Isaltino? Será que anda dirigindo pelo interior naquele estado em que ele gosta? E quem ele está apoiando em Bom Conselho? A Mamãe Juju ou o Washington?  Ele deveria estar ajudando a Mamãe Juju para derrotar o Dandan. E parece que, mesmo com toda briga do PT com PSB ele ainda não soltou o osso do Estado. Deve estar esperando para ver se o Lula se recupera do mensalão. Ele que espere sentado. Que coisa feia! (LP)

3 comentários:

  1. José Fernandes Costa3 de outubro de 2012 às 17:31

    Pela grande sacanagem que o PT fez com João da Costa, este já declarou que Humberto corra para chegar ao segundo turno. - E foi além: disse que o PT sofrerá estrondosa derrota eleitoral, país afora. - E que se houver segundo turno sem Humberto, Costa votará no nosso candidato Geraldo Julio. - Mas, pelo que vi ontem à noite, numa casa de eventos em Dois Irmãos, e por outros indicativos, NÃO haverá segundo turno em Recife, NÃO. - GERALDO JULIO ESTÁ MUITO BEM PREPARADO PARA SER PREFEITO DE RECIFE. - E SERÁ. - Daniel Coelho pode esperar sentado. - Esse Coelho espertalhão é muito esperto. Mas, a vez dele ainda não chegou./.

    ResponderExcluir
  2. Querida Lucinha, hoje 03.04.12, foi realizada uma caminhada do "40" Cap. Boanerges e Renato Curvelo, para surpresa de todos o que era para ser uma simples caminhada, agigantou-se de tal maneira, com a livre adesão da população por onda passava contagiando a todos, jovens, adultos, pessoas idosas que juntavam-se tornando uma das maiores manifestações políticas em nossa cidade. Para aqueles que já cantavam em verso e prosa vitória no dia 07.10 a população deu uma resposta de cidadania e democracia, unidos por um mesmo ideal. O bem de nossa cidade. Deveremos ter uma grata surpresa no próximo domingo. Prefeito Boanerges. A honra e o voto não estão a venda.

    ResponderExcluir
  3. O PT, é um corja, além de ser mensaleiro e cínico.

    ResponderExcluir