quarta-feira, 18 de julho de 2012

E a Mamãe Juju pegou o Bardo de Arapiraca



O Bardo de Arapiraca


Quando vi a decisão judicial apresentada no Blog do Poeta, condenando o Bardo de Arapiraca a algumas penas por propaganda eleitoral antecipada, primeiro, eu disse cá com meus botões: “eu já sabia!”. Segundo, corri para o computador, depois de arrumar meu neto para a colônia de férias, e queria logo escrever um  texto com o título: Dr. Filhinho 1 x Poeta 0.

Depois pensei bem e fui ler o que escrevi (aqui) sobre o fato dias atrás, quando a Mamãe Juju enquadrou o Bardo. Lá eu dizia:

O motivo que me preocupa verdadeiramente, e penso, se foi o caso a Mamãe Juju deu um tiro no pé, com a representação, é se o PDT alegou que o Poeta fez campanha antecipada para o Dandan. Talvez seja até ilegal o que o Poeta falou, que a “onda azul” envolveu Bom Conselho, quando na mesma página há um anúncio para o candidato do PT, que me parece, ter a onda vermelha. Ou mudou de cor em Bom Conselho? No entanto, ele não antecipou mais dos que outros blogs. E isto apenas mostrou que a Mamãe Juju está com um pouco de medo de enfrentar qualquer “onda” que apareça em Bom Conselho. Foi uma demonstração de fraqueza política, além das muitas outras que ela proporcionou no passado.

E a pior consequência deste tiro no pé, foi que ele pode ter atingido a liberdade de expressão daqueles que realmente procuram ser jornalistas, com a imparcialidade possível. Este negócio de que jornalista tem que ser imparcial, é balela, tanto quanto aquela que diz que jornalista é só quem tem um diploma. O que não pode é ser venal, ou seja, mudar de opinião ao sabor de quem der mais. Como já disseram, ou se mantém o departamento comercial dissociado do departamento de jornalismo ou este já morreu. O quanto isto é possível, depende muito do nível de ética que se pratica no meio, que nos períodos políticos eleitorais, vão abaixo de zero, em certos casos.”

Meus pressentimentos estavam certos e minha análise também. Ainda acho que a Mamãe Juju deu um tiro no pé e acertou o Poeta no bolso, que é uma linguagem que ele entende perfeitamente. Sim, eu sei que o Poeta fez mais propaganda do Dandan do que o Dr. Filhinho fez da Mamãe Juju, basta ler os títulos das matérias que foram tiradas do ar. Não tinha como o Poeta não ser flagrado pela onda azul que ele criou em Bom Conselho, em sua empolgação por, ao ser alijado da campanha da Mamãe Juju e ser nomeado para locutor da campanha do outro, mas, a justiça é cega, quando não guiada. E era muita alegria do Poeta  para se conter, e deu no que deu. A justiça só viu o caso do bardo.

Dizer que o o Blog da Mamãe Juju e o Blog do do Dr. Filhinho, não fizeram o mesmo, é injusto. Penso que desde que ela confirmou sua candidatura que não para de fazer propaganda eleitoral do 12 x 8. Mas, se existe uma lei, ela deve ser cumprida por todos. Penso que, quem deveria estar mais atento seriam as autoridades judiciárias, que deveriam tomar a iniciativa no caso, e não a Mamãe Juju, que deixou o Dr. Filhinho fugir do castigo e também fazer propaganda antecipada. Aliás, parece que depois que o seu partido processou o Poeta, o Blog do Dr. Filhinho parou de funcionar. Seria uma bênção que ela agora estivesse controlando seu rebento.

O que sinto, disto tudo, é que a liberdade de expressão é ameaçada de algum modo. Eu tento, dentro dos meus escritos sempre cumprir a lei e respeitar os bons costumes, mas, muitas vezes, não sei com exatidão quando a estou descumprindo, e agora fico com medo de escrever sobre certas coisas, não porque esteja querendo burlar a lei, e sim, porque neste cipoal delas eu não sei por onde andar. Tudo seria melhor resolvido se, tanto a Mamãe Juju quanto o Dr. Filhinho, colocassem suas opiniões a respeito em seus respectivos blogs, ou até mesmo pedindo o direito de resposta (que não sei se é legal mas é muito ético) ao blog do Poeta, sem judicializar nosso já tão complicado processo político.

Eu sei que com o Poeta é muito difícil lidar porque ele não é muito bom entendedor de certas coisas, e sua arrogância impede sua comunicação. Tenho certeza, que depois que ele passou a ser assessorado pelo Xico Pitomba,  começou a se encalacrar cada vez mais, e vejam um exemplo, de como ele reagiu à condenação (vejam aqui o original):

“Se alguém me perguntar o que acho de tudo isso, apenas digo que trato com naturalidade, visto que, não somos capachos de ninguém. Temos nossa opnião [sic] formada, vamos continuar trabalhando do mesmo jeito. Formador de opnião [sic] indenpendente [sic] está a mercê de tudo isso. Um coisa é certa, não recuaremos um centimetro, até por que [sic] Bom Conselho não é do PDT, Bom Conselho não se resume em apenas duas ou três pessoas. O comunicador que quiser ser igual a calango, que seja, blogueiro que quiser agradar uma meia dúzia, que agrade. O Sistema On-line Poeta de Comunicação (Blog, Portal e Rádioweb), continuará firme e forte. Em vez de se preocuparem com este blog, se preocupem com a rejeição que é alta, fora isso, são coisas do jogo sujo da politica. Aqui não discutiremos lei, até por que [sic]lei não se discute, se cumpre e ponto final.”

Então, como eu disse eu meu artigo citado anteriormente, o que o meritíssimo juiz deveria ter feito, alem da pena pecuniária, seria obrigar o Bardo de Arapiraca a usar a fortuna que adquiriu com seu Sistema On-line Poeta de Comunicação para comprar um dicionário e uma gramática, para não tornar seu blog um mau exemplo para possíveis leitores em idade escolar.

Além disto, ele diz que continuará fazendo a mesma coisa, trabalhando do mesmo jeito, e ao mesmo tempo que diz ser um formador independente de opinião, pede para não se preocupar com seu blog. Como não se preocupar com alguém que muda de opinião sobre os políticos como quem muda de roupa? E eu já discuto leis e acho que nossa lei eleitoral precisa ser revista sempre para adequação ao desenvolvimento tecnológico, mas, eu as cumpro. Já a decisão do meritíssimo juiz, eu não discuto.

E eu não me preocuparia com o blog do Poeta, pois estou preocupada agora é com o seu portal, que só hoje consegui acessar. Vi uma enquete onde ele perguntava  o que o leitor achava do portal. Pasmem, última vez que vi resultados estavam meio a meio para gosto não gosto. Agora a enquete sumiu. Como ainda não descobri o que fazer para ver matérias passadas do portal, fica uma pergunta: Por que sumiu? Que o Poeta tenha cuidado para não sair do “jogo sujo da política” para cair no jogo sujo das enquetes.

Em suma, já escrevi muito sobre este primeiro embate judicial, que espero sejam poucos, e que a campanha transcorra dentro da paz e dentro da mais ampla liberdade de expressão. Será que esta sentença já foi o motivo do término de atividades do Blog de Bom Conselho Papa-caça e do André Bernardo, além do do Dr. Filhinho? Se eu as tivesse, colocaria minhas barbas de molho.

---------
P.S.: Ontem fui ao Blog do Poeta e também ao seu Portal e não encontrei a postagem que comento aqui. Fiquei pensando que estava ficando maluca. Será que estou vendo coisas? Então fui à AGD na sua página Deu nos Blogs, onde primeiro vi a postagem do Poeta e ela ainda estava por lá, então eu a copiei e guardei para futura cobrança dos meus leitores. Então não adianta clicar no links para o Blog do Poeta, pois estão vão dar em coisa nenhuma. Eu não sei ainda o motivo da retirada, mas, os comentários feitos não invalidam o que escrevi acima. Deve ser mais um ação do Xico Pitomba.

5 comentários:

  1. Mais um tiro no pé.
    A ação que a Prefeita botou pra prejudicar Danilo Godoy e o Poeta é prova do desespero dela.
    É desespero, É desespero,É desespero,É desespero.
    Vai ser lanterna.

    ResponderExcluir
  2. Lucinha vc esta de parabéns o seu blog é o melhor e suas ideias as mas coerentes.Ps.Eu acho que já vi este filme do Dandan e não acaba bem,lembra o mar de camisas amarelas na praça como terminou?Sei que o dinheiro fala alto.Desespero vai ficar as pessoas que aqui vivi se este rapaz ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha,fiz um breve comentário na AGD e fui muito mal entendido pelo nobre Saul Cambuim ,quando tentei me retratar meu comentário não mas foi aceito e fique pensando tudo bem que não tenha me expressado bem quando falei que era puxa saco quem ficava comentando isso ou aquilo ou "honestidade" d+,minha intenção não foi de magoar ninguém,mas fico contente que ele concordou que todos estão no paréo.Sim só quero lembrar que quando se puxa muito o saco o ... vem junto e sim meu nome é Zé da Silva mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eita que juju faz o que quer. A mensagem campanha do 12x8 está a todo vapor (camisas feitas com dinheiro público). Nínguém diz nada!!!

    ResponderExcluir
  5. http://www.claudioandreopoeta.com.br/index.php/noticias/612-denuncia-de-golpe-em-licitacao-na-prefeitura-de-bom-conselho-e-perseguicao-politica-em-funcionarios.html

    ResponderExcluir