terça-feira, 26 de junho de 2012

Um Portal de Notícias em Bom Conselho?







Um filha minha, que me ajuda a publicar os comentários aqui no meu blog quando estou sem conexão, isolada lá em Gravatá, semana passada me perguntou:

- Mãe, sabe que aquele blogueiro de Bom Conselho, um que é poeta, vai lançar um Portal de Notícias?

Como eu me interesso muito pelo fluxo de notícias de minha terra, e, por isso mesmo, não acesso mais o Blog do Poeta, fui lá conferir o que poderia ser uma boa notícia. Infelizmente, chegando no blog do “Bardo de Arapiraca”, que agora está cor de laranja (não sei se há alguma mensagem sublimar nesta cor) e fui logo procurando os arquivos do blog, pois eu já sabia que a matéria era da semana passada.

Foi grande a minha decepção quando descobri que o Blog do Poeta não tem mais um índice de arquivos, o que torna muito complicado ver o que foi publicado no passado, antes de suas postagens mais recentes. Confesso que não conheço todos os blogs do mundo, mas, nunca havia encontrado um blog que tentasse esconder o passado através do artifício, de não colocar, à disposição dos leitores, o “gadget” dos “Arquivos do Blog”.

Então eu pensei, como eu poderei recordar os tempos em que o Poeta ainda puxava uma “jumentinha” colocando sua foto em flagrante defenestração? Por que o “bardo” quer esconder este passado bucólico e simples?

Porém, como sou persistente, fui à cata da notícia sobre o Portal de Notícias do Poeta, com muito mais sacrifício e dificuldade, através dos “textos mais antigos”, que ele ainda não conseguiu retirar, sem saber se ele já havia retirado do ar a referida postagem. Não havia, e lá encontrei a terrível notícia, que transcrevo abaixo:

“EM JULHO LANÇAMENTO DO PRIMEIRO PORTAL DE NOTICIAS DE BOM CONSELHO

Na primeira semana do próximo mês de julho, estaremos fazendo o lançamento do primeiro Portal de Noticias de Bom Conselho. Para quem nao sabe, um portal tem mais ferramentas do que um site, do que um blog, etc. O endereço será o mesmo,  (www.claudioandreopoeta.com.br ) que aos poucos migraremos todo o conteúdo do Blog para o portal. Videos, áudios, feed de noticias, canal de curtir as matérias postadas, nova plataforma para fazer comentários, seguidores que ao cadastrarem o e-mail, receberão atualização do Portal e muito mais. Estamos em contagem regressiva. Em trocados e miúdos, o Blog do Poeta será transformado em Portal de Noticias. Vem muitas novidades por aí, aguardem!  Tudo isso será possivel graças ao trabalho do webdesigner, Ronne Pereira, o mesmo que esteve particidando do 3º Encontro de Blogueiros de Bom Conselho.”

Então depois da Rádio do Poeta, teremos o Portal do Bardo de Arapiraca. Eu não sei se a transformação do blog em portal já começou, mas deu para perceber algumas modificações que me chamaram a atenção, além da ausência do índice dos Arquivos do Blog. Uma delas, penso, a mais importante foi a mudança de sua Lista de Blogs, que antes incluía muito mais blogs de Bom Conselho, inclusive o meu. Em relação ao meu eu já sabia disto, pois desde que ele contratou o Xico Pitomba para andar em meu encalço que não esperava que ele o mantivesse na lista.

Eu dei uma passada no item “Quem sou eu” e lá diz que o Poeta estudou “Radiojornarlismo, Francês e Filosofia”, mas, se isto é verdade, eu creio que ele pode até responder a um “bon jour” e interpretar fielmente o ditado filosófico que diz: “Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas”, e ainda argumentar sobre sua profundidade com Xico Pitomba, seu parceiro nas comunicações. No entanto, de jornalismo, ele esqueceu tudo. Quando ele mesmo disse que em Bom Conselho havia mais de 30 blogs, em sua lista ele relaciona apenas 3, sendo que um (um melhor blog do que o dele) o Blog do Tiago Padilha, ele esconde atrás de outro título, um outro do seu correligionário (até quando?) vereador Carlos Alberto, e o Blog de Bom Conselho de Papa-caça, que faz oposição a Mamãe Juju (que ele tanto já amou e elogiou, assim como ao seu amado filho).

Ele pode até dizer que o blog é dele e tem direito de citar quem quiser, mas, não venha com esta história de Portal de Notícias, quando o que ele aprendeu a fazer até agora, em seu blog, foi “realpolitikagem” (para o significado vejam aqui) e propaganda. Notícias jornalísticas, com responsabilidade, sempre passou longe de sua “rede de comunicaçãoes”.  Portal de notícias, me engana que eu gosto.

E quem vai desenvolver o Portal, segundo ele, é o grande conferencista do III Encontro de Blogueiros. Sim aquele mesmo, para cuja palestra alguns não foram porque poderiam sair de lá presos, pois o mesmo era especialista em criar e destrui IPs, lembram?. Como muitos descobriram que esta atividade não é das mais honrosas na internet, agora ele é assessor, talvez junto com o Xico Pitomba, para criar o Portal de Notícias do bardo de Arapiraca.

Eu tive a pachorra de contar quantos penduricalhos propagandísticos há no Blog do Poeta. São quase 100, entre propaganda de políticos, profissionais e de estabelecimentos comerciais. Eu penso que o portal deverá ser muito grande para que caiba todos estes apetrechos publicitários e ao mesmo tempo caber alguma notícia relevante para aqueles que se interessam pelo que acontece em Bom Conselho.

Talvez, se o portal já tivesse sido inaugurado ele já teria espaço para informar (como o Blog do Poeta fez com tanta emoção em anos anteriores), por exemplo,  sobre o Forróbom, sua programação e eventos, pois isto, mesmo sendo feito pela Mamãe Juju é notícia que interessa aos que querem saber sobre a cidade.

Por isso, penso que o que será criado em julho está longe de ser um Portal de Notícias, e sim, um Portal de Propaganda política e comercial.

Eu já estou com saudade dos tempos da jumentinha. Bota notícias no blog, Poeta!


P.S.: Escrevi ontem o que está acima. Como tento ser sempre justa, hoje fui outra vez ao Blog do Poeta para ver se havia mudado de cor. Não mudou nada. Pelo contrário, piorou. Numa postagem ele diz que não publicará comentários ofensivos, como se seu blog fosse muito comentado. Meu, blog, com um tempo de vida infinitamente menor, tem mais comentários do que o dele em toda a existência.

Ainda mais diz : “Não nos interessa vida pregressa de ninguém”. Como mostramos acima, parece que nem a dele.

2 comentários:

  1. PELO QUE LEIO DA LUCINHA PEIXOTO A RESPEITO DO POETA QUE ELA SÓ BOTA PEGADO(APESAR DE TRATÁ-LO "CARINHOSAMENTE" DE BARDO DE ARAPIRACA), MESMO ASSIM, A ESTRATÉGIA DELE É CORRETA E PREVENTIVA AO SE MANTER NA RETAGUARDA. O PROBLEMA É QUE ELE ESTA QUERENDO SAIR DAS CORDAS E NÃO CONSEGUE!!! A PERGUNTA QUE FICA É: SERÁ QUE O POETA CORRE O RISCO DE SER NOCAUTEADO?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Caro Guerrilheiro das Sete Colinas,

    Pelo contrário, o Poeta não está nas cordas. Está rico, passando a ideia de que ele é o senhor e único blogueiro de Bom Conselho. Para mostrar isto tenta esconder os blogs dos outros em seu blog. Isto não é justo. Mas, graças a Deus ele está cada dia mais indo para outras cidades e deixando Bom Conselho em paz.

    Eu diria que a gente não sabe bem porque está batendo no Bardo de Arapiraca, mas ele sabe exatamente porque está apanhando. Mas, ele gosta...

    Obrigada pelo comentário e por todos os outros.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir