terça-feira, 10 de abril de 2012

A GAZETA 308 - O Dia da Mulheres


Comemoração ou propaganda? 


Eu recebi a A GAZETA 308, que o Luis Clério, apesar de nossas desavenças familiares e ideológicas, continua enviando para mim, através do Zé Carlos. Nestes tempos bicudos, de violência gratuita, eu agora mando buscar o jornal pois evito dizer até aos amigos meu paradeiro. Ainda rezo por aqueles que me perseguem, mas, o eco da Semana Santa está esmorecendo, e eu voltando à humanidade pecadora.

Havia muitas coisas para comentar deste número do nosso quinzenário, mas, grande parte dos textos publicados eu já havia comentado nos blogs, e aqui me refrearei ficando apenas num pequeno texto da Coluna Política do Luís Clério, onde ele noticia a apresentação de um Projeto de Lei, de número 005/2012, cuja ementa é a seguinte: “Institui feriado municipal no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher em todo âmbito do município de Bom Conselho, e dá outras providências”, de autoria dos vereadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira e Gilmar Aleixo.

Não é preciso nem ver as outras providência para se sentir o absurdo de um projeto como este. Eu já o comentei algum tempo atrás (vejam aquiaqui  e  aqui) que este projeto só serviria para penalizar nossas colegas de gênero pela diminuição das atividades produtivas de Bom Conselho, e ganharem apenas o trabalho de alimentar marmanjos em mais um dia de feriado.

Eu não tive mais informações do destino deste projeto, mas custa crer que não tenha sido a lata de lixo da Casa de Dantas Barreto. No artigo de fundo de sua coluna, o Luis Clério concorda comigo quanto à ruindade do projeto quando diz que

“E foram as mulheres bonconselhenses que fizeram uma fantástica homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março e sem a exigência do “feriado” com parada das atividades industriais, comerciais, etc. provocando prejuízos para municipalidade, para o Estado e para o País.”

Nisto estamos de pleno acordo. No entanto, quando ele explicita sua posição política para atacar a oposição por tentar classificar a passeata do “12 por 8” com propaganda antecipada, começamos a discordar outra vez.

Eu até achei inteligente o oportunismo da Mamãe Juju (deve ter sido coisa do Dr. Filhinho que graças a Deus anda sumido e ela deve estar adorando, pois está economizando milho) em explorar a campanha nacional do Ministério da Saúde para lançar com pompa e circunstância sua candidatura à reeleição, embora eu ainda acredito que a pressão só irá se manter em “12 por 8” se ela lançar outra pessoa do PDT. E tenho quase certeza que a ela vai subir pois entrará o PV, chegando ela a “43 por 4”, mesmo correndo o risco de produzir um AVC.

Quanto a atitude da oposição de considerar “propaganda política antecipada” a citada passeata, ela está no seu papel de invocar os órgãos competentes para fazer aquilo que acredita legalmente, embora eu ache que não dará em nada, pois vimos que Lula começou a campanha de Dilma Roussef dois anos antes do pleito, e é muito difícil dizer o que é propaganda antecipada e o que não é. O Blog do Poeta só não faz passeata pela oposição porque esta ainda não está unida em torno de alguém, para se saber a pressão.  Isto é um coisa outra é dizer o seguinte, com escreve nosso jornalista-mor:

“A oposição é necessária em qualquer governo e respeitada quando exercida com inteligência, sem querer fazer ou pensar que o povo é gado. No mundo que vivemos com todas as informações ao nosso alcance 24 horas do dia, não cabe mais campanhas políticas de décadas passadas, cabe sim sim, os candidatos anunciarem por que querem os poderes – Executivo e Legislativo.”

Vejam como é tênue a diferença entre oposição e situação em nossa cidade e como é fácil mudar de lado de acordo com as conveniências. Eu exercito os meus dotes parafraseadores como da oposição e escrevo:

“o governo é necessário em qualquer ocasião e respeitado quando exercido com inteligência, sem querer fazer ou pensar que o povo é gado. No mundo que vivemos com todas as informações ao nosso alcance 24 horas do dia, não cabe mais campanhas políticas de décadas passadas, cabe sim, os candidatos anunciarem por que querem os poderes – Executivo e Legislativo.”

E a Mamãe Juju já anunciou o que quer, além de um boa safra de milho para gastar nos castigos do Dr. Filhinho para que ele seja um bom médico, que quer manter normal a pressão arterial do povo de Bom Conselho. Se ela achasse que o povo fosse gado teria mantido o Dr. Washington, que me parece, é veterinário.

Agora é a vez da oposição se manifestar e dizer a que vem. E nesta ainda não sabemos o que o povo vai ser, se “réu”, se “paciente”, se “sem dente”, se “sem casa”. Ainda é cedo para dizer alguma coisa.

Mas, o que gostaria aqui de louvar é o fato de não haver mais sido falado o “feriado do dia da mulher”. Vendo o Blog do Vereador Carlos Alberto e do Gilmar Aleixo (além de sua filial, o Blog do Gustavinho), pelo menos parece que imperou o bom senso em nossa Câmara de Vereadores, e não deixaram criar mais este absurdo. E pelo que vejo, e até admiro a fúria legiferante do vereador Carlos Alberto, ele poderá, daqui para outubro, pelos motivos, propor um feriado no dia do nascimento do Pedro de Lara. Apesar de ter sido um grande bom-conselhense, penso que, com o feriado, nem o Gildo concordaria, e nem mesmo o Edjasme, pois poderia ter que desbancar um feriado religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário