terça-feira, 13 de março de 2012

Recorda é viver - Projetos à venda - 1




Num  fim de semana destes estava lendo o Diário de Pernambuco, quando me deparei com uma reportagem da Ana Luiza Machado, cujo título era: “Site criado no Paraná vende textos de projetos de lei para interessados em todo o país” e seu endereço é:   www.projetosdelei.com.br .

Li a reportagem, e mesmo com meus neurônios em idade provecta (não eu, só os neurônios), pensei já ter visto e até comentado isto em algum lugar. Bati na cabeça com as duas mãos, enquanto meu neto Júlio olhava para mim espantado, e eu dizia a ele: “É assim mesmo, meu filho, certas horas minha cabeça só pega no tranco, como o carro do seu avô”.    E com aquelas batida todas, eu lembrei que o que tinha escrito estava no Blog da CIT, e eu fui lá resgatá-lo.

E achei o meu escrito tão atual que resolvi republicá-lo aqui, embora ele possa ser visto em seu local original clicando aqui. Seu título é “O Preço do Voto”, e hoje continuam a vendê-lo e a comprá-lo. Os projetos de Lei do Vereador, como mostra a atual reportagem, continuam sendo comprados. O vereador Carlos Alberto continua apresentando projetos aos milhares, e o Parque de Exposição continua aberto, embora hoje seja usado mais para o Forróbom, que é outra modalidade de comércio de votos.

Mas, outras coisas já não existem mais. Por exemplo, o Zé Andando adotou um pseudônimo. Eu não pertenço mais ao PV, nem sou mais candidata para 2012, embora não tenha desistido da ideia. O Blog da CIT está lá mortinho em seu canto, mas, sendo acessado ainda, pelo menos por mim, quando me dá saudade de tudo de bom que foi lá produzido. E o nível dos blogs da cidade ainda não havia baixado tanto como baixou com a chegada do Xico Pitomba.

Uma das coisas que mudou, foi meu padrão de prolixidade. O meu leitor hoje não aguentaria a extensão dos meus textos daquela época. Era tanta letra que resolvi fatiar o texto em 3 postagens, para não espantar os leitores que lêem o Blog do Poeta, que não conseguem ler mais de 10 linhas seguidas. Aqueles que acharem este procedimento maçante e não quiserem esperar as próximas linhas, podem ver o meu texto completo no Blog da CIT no endereço fornecido acima, inclusive com as fotos originais.

Tudo era mais simples, e naquela época eu estava em Belém, num curso de qualificação, patrocinado pela própria CIT. Lembro que naquele ano de 2010, o Blog da CIT ficou com o 10º lugar em gastos com diárias entre os blogs do Estado de Pernambuco, ganhando até do de Roberto Almeida e do de Ronaldo César em Garanhuns. Eu não tinha que prestar contas porque não foi com dinheiro público, mesmo assim, o Diretor Presidente exigia relatórios semanais. Velhos tempos, belos dias.

E fiquem comigo mesma, com a primeira parte do meu texto que completou 2 anos em 05.02.2012.     

--------------

O Preço do Voto

Este último fim de semana foi animado aqui em Belém. Não cheguei nem a sentir saudade dos entes amados, que estão longe. Uma parte deles deve ter ido ver a Aurora dos Carnavais, que Eliúde foi, provavelmente com o Zé Andando, agora são unha e carne. Eu fui no ano passado, só de lembrar me dá arrepio. Adoro Frevo e principalmente Frevo de Bloco, um gênero de música que faz você dançar sem querer. Eu duvido você ouvir o Último Regresso, do Getúlio Cavalcanti, e ficar indiferente. A melodia entra por nosso corpo como cachaça e a letra faz-no molhar os olhos, quando vivemos em Recife. Quando a CIT apenas fazia os “filminhos” que o Zé Carlos tanto gostava, ele sugeriu um com esta música. Se quiserem sentir o que estou contando vão lá no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7_mQQA0ssVU), ou vejam aqui abaixo, foi um dos nossos primeiros filmes:


Por falar em YouTube devo dizer que a CIT começou por lá e ainda não parou com este seu lado cinematográfico, deu apenas uma trégua. Estou aprendendo a fazer aquelas coisas, e quem sabe, em nossa volta teremos mais filmes. Parece incrível, nos apegamos tanto ao Blog, e hoje escrever é tão prazeroso, que quase esquecemos por onde começamos. Vocês acreditam que nossos filmes lá no YouTube já foram vistos por quase 100 mil pessoas, isto mesmo, 100 mil acessos? E que a parte dedicada a Bom Conselho, já foi vista por quase 20 mil internautas ao redor do mundo? Podem conferir nos endereços: (http://www.youtube.com/citlimitada) e (http://www.youtube.com/citltda).

Podemos dizer, sem falsa modéstia, que divulgamos muito nossa cidade de nascimento, de quase todos nós da CIT, suas paisagens e gentes. A fuga para o Blog se deu pela necessidade de comunicação com outras tecnologias, e também porque esta estória de que uma imagem vale mais do que mil palavras é uma balela. Precisamos de ambas e podemos usá-la no Blog, e não tínhamos tecnologia adequada para fazê-lo nos filmes. Hoje estamos estudando para melhorar nossos conhecimentos disso. Nos aguardem.

Mas, quando sentei aqui nesta carteira escolar, vendo meus colegas olharem para mim, e se forem educados pensarem:  “...mas, que bonito, uma mulher da terceira idade estudando!”, foi para falar do fim de semana, mas não de carnaval e nem de filmes. Foi por causa da nossa primeira vídeo-conferência. Que bacana! Eu vendo o Zé Andando e a Eliúde e falando com eles. Agora eu sei porque o Diretor Presidente escreveu, numa introdução ao artigo que mostrou um resumo de nossa conversa (http://www.citltda.com/2010/02/uma-conversa-esclarecedora.html) [Se alguém quiser rir, siga este link, aquela CIT era realmente um “gang”. Penso que o Luis Clério iria morrer de saudades], na “chapinha” de Fátima Bernardes. Mesmos que os nossos equipamentos não sejam dos melhores, achei os cabelos de Eliúde horrível. Que pintura horrorosa! Disse a ela. Sabe o que ela respondeu? Que era minha “placa de vídeo” que tinha problemas. Mas, deixa isto prá lá.

Eu até já liguei prá casa pelo Skype, todos me viram, mas a “webcam” (estou craque nestas coisas agora) estava com defeito. Só a voz e o “gugu-dada-dede” do meu neto já matou um pouco a saudade. Mas, a saudade é que mata a gente!

(aguardem o próximo capítulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário