segunda-feira, 26 de março de 2012

A GAZETA 307 - O jabuti do Luis Clério




Chegou a mim a A GAZETA 307. Sempre que posso comento o jornal, apesar dele não mais me publicar,  mas com a minha responsabilidade jornalística, não há espaço de para fazer pirraça, e dizer que não comento o quinzenário da cidade, só porque não tenho mais vez nele. Isto é coisa do Poeta.

Devido à minha premência de tempo, pois estou ainda abrindo as malas de mais uma passagem por Gravatá, eu me fixei na coluna política do Luís Clério. Depois que soube que nosso jornalista-mor também é o “ghost writer” do Blog da Mamãe Juju, sempre vou verificar, em sua coluna se há algo de novo sobre a administração da cidade. Vejam o que encontrei lá e eu volto abaixo para comentar.

Emanuel Luna pode ser o nome em Bom Conselho.

Os candidatos à prefeitura de Bom Conselho este ano ainda não estão totalmente definidos, tanto por parte do governo com pela oposição. A prefeita Judith Alapenha tem direito à reeleição, porém alguns políticos  da cidade desconfiam que ela irá preferir não se arriscar, por ter uma gestão muito questionada, com forte rejeição. A solução da governante, se especula, pode ser a candidatura do engenheiro Emanuel Luna, atual Secretário de Governo e Infraestrutura do Município. Ele é jovem, competente e filho do ex-prefeito e ex-deputado Manoel Luna, um dos homens mais íntegros que já passou pela política desse Agreste. Filiado ao PV, Luna poderia ter o apoio de todo grupo governista e de setores não simpáticos a Judith, como do ex-prefeito de Olinda, José Arnaldo Amaral, hoje totalmente integrado a vida dos bonconselhenses.
Na oposição a situação é complicada porque nomes fortes como dos ex-prefeitos Gervásio Matos e Audálio Ferreira esbarram na Lei da Ficha Limpa. Dr. Zenício, que poderia unir todo mundo, não quer saber de política. Daniel Brasileiro, caso possa se candidatar, passa a ser a aposta mais forte, porque tem condições de ganhar novamente uma eleição. Caso, no entanto, Judith Alapenha, decida apoiar Luna, em vez de tentar a reeleição, poderá atrair setores oposicionistas.”

Semana passado fiz uma análise política em cima de uma enquete da AGD que simulava uma eleição para prefeito e que deu o Dr. Daniel Brasileiro na cabeça (vejam aqui).  Se A GAZETA não fosse escrita muito antes desta minha postagem eu poderia até dizer que o Luís Clério leu o meu texto e fez algumas firulas, de quem está mais de perto, naquilo que leu lá. No entanto, eu sei que ele nem me lê mais e nem daria tempo pois eu não mandei nenhum cópia antecipada para ele.

Lá na minha análise o Emanuel Luna faz parte do Clã da Mamãe Juju, que de qualquer forma, tendo a caneta na mão, é uma das concorrentes fortes ao pleito, mas, com as mesmas ressalvas feitas pelo Luis Clério, sobre o questionamento da gestão da atual prefeita, para mim ela não tem chance, pessoalmente. A chance maior, como diz o jornalista, seria a indicação de alguém do seu clã para concorrer. Suas chances aumentariam, menos que este alguém fosse, como foi noticiado numa “perua” do Blog do André Bernardo, o Dr. Filhinho. Se ela fizesse isto, simplesmente, seria um recado para a oposição claro e firme: “Olha, agora é com vocês.”

Apenas um parêntese sobre as pretensões políticas do Dr. Filhinho, e com minhas antigas ideias de renovar a Câmara Municipal, por os vereadores atuais estarem um pouco cansados de viajar, eu até apoiaria sua candidatura a vereador, só para ele descobrir realmente que não é do ramo e partir definitivamente para a medicina. Bom Conselho ficaria mais tranquilo. Fecha parêntese.

O que ele (Luis Clério) não fala é sobre o Clã dos Curvelos. Há até um anônimo gaiato que diz que eu sou deste clã. Injustiça anônima não é melhor nem pior do que injustiça com RG ou CPF. Mas, dói do mesmo jeito. Apenas, conhecendo a atuação do Dr. Renato como advogado na questão do anonimato (neste ponto eu me comporto como uma fisiologista, pois, indiretamente, ele defendeu o meu anônimo preferido, o Diretor Presidente,  é até um que não é, mais é um grande colega, o Zezinho de Caetés) no Encontro do Poeta, eu digo que alguém com tal sensibilidade jurídica pode muito bem ser um bom concorrente à prefeitura. E ainda continua achando assim, principalmente, se qualquer análise colocar o papel do governador e de outros de fora nela.

Mas uma coisa que não mencionei em minha análise passada foi a qual clã pertenceria o ex-prefeito de Olinda o José Arnaldo. Não foi por esquecimento, apenas eu estava falando sobre aqueles que estavam mais em evidência nos resultados da enquete, na qual o filho do Arnaldo Amaral, também um dos bons políticos da terra, esteve presente em sua primeira parte, mas não passou para o pódio final.

Embora ele tenha se lançado e submergido outra vez no silêncio sepulcral em que vinha antes do Diretor Presidente publicar aqui sua pretensão, eu até espero que ele não tenha desistido do seu intento, pois faria muito bem à Casa de Dantas Barreto, eu também não o mencionei na análise porque ainda tenho a “boca torta” de quem vive em cidade grande onde os partidos funcionam, pelo menos um pouco, e eu pensei que o apoio à candidatura do Emanuel Luna, por o José Arnaldo ser o presidente do PV (embora eu não tenha encontrado seu nome ainda na relação da justiça eleitoral), fosse automático.

O que esqueci foi da história política de Bom Conselho, onde já houve muitas escaramuças entre os pais dos citados jovens no passado, e nada, por este histórico dissesse que houvesse um apoio espontâneo (não partidário) do José Arnaldo ao Emanuel Luna. Mesmo voltando ao presente, eu até hoje não entendi, porque o Emanuel Luna foi atracar no governo da Mamãe Juju. Só uma coisa explica isto: Preparar o rapaz para salvar a gestão dela e, se possível, ela eleger o seu sucessor, como prevê a análise do Luis Clério.

E como alguém dizia, não me lembro quem: “Se você encontrar um jabuti em cima de uma árvore, pode chegar logo a conclusão de que alguém o colocou lá”, no caso da A GAZETA, e da coluna do Luís Clério, eu já estou esperando uma postagem do Blog do Poeta dizendo: “Grande jornalista de Bom Conselho foi encontrado com um jabuti debaixo do braço, se dirigindo para uma das palmeiras do nosso Colégio N. S. do Bom Conselho. Logo depois os bombeiros encontraram o pobre animal, no topo de uma delas com uma faixa amarrada no pé que dizia: Eu voto em Emanuel Luna para prefeito.”

Por essas e outras o Poeta não aparece mais na A GAZETA, “qui nem eu”. Quem manda ir para a oposição?!

2 comentários:

  1. Competente como Secretário? Apoio de Judite? Capaz de atrair a Oposição?Daniel Ficha Limpa?Zenício capaz unir a oposição?
    O jabutí é mais realista que Luiz Clerio.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por elucidar uma questão que por 3 anos desconfiávamos, Luis Clério ao que parece só faz,escreve e publica o que a mamãe JUJU pede ou o PAI ZÉ ordena.

    ResponderExcluir