terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Poeta e os precatórios de Bom Conselho




Ontem, na página “Deu nos Blogs” na AGD segui o link para o Blog do Poeta, que faz de conta que o meu blog não existe, mas fica confabulando com o Xico Pitomba as estratégias para exterminá-lo, uma matéria que resumo abaixo.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ABRE PROCESSO PARA APURAR IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO DE BOM CONSELHO

Clique para ampliar


FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMÉRCIO
NÃO SE APERREI, VEM MAIS NOVIDADES POR AÍ...”

Eu até deveria louvar o Poeta por ele ter entrado de vez na oposição, deixando aquela amizade, quase colorida, com o governo do povo dançante. Porém, sem nenhum qualificativo, a reportagem foi injusta com a Mamãe Juju, pelo menos até o ponto em que sei, de que aquilo de que ela fala já vem de outros carnavais administrativos.

Eu já disse que o jornalismo é um coisa séria, e não deixa de ser séria dependendo da distância em que se está dos fatos. O grande problema do Blog do Poeta é que ele faz jornalismo com o fígado (ou segundo minhas fontes, com o bolso). Embora não seja só ele em Bom Conselho, mas ele evidencia isto mais do que os outros.

Sua virulência contra mim e contra meu blog soa como se eu fosse sua inimiga figadal, quando na verdade eu só incluo o seu blog em meu roteiro jornalístico, como o faço com o do André Bernardo (lembram da “perua” da candidatura do Dr. Filhinho?), do Tiago Padilha (que não corre atrás das notícias e quando elas chegam já não são muito importantes), do Dr. Filhinho (que agora está estudando, mas, de vez em quando foge do castigo) e até mesmo da A GAZETA (que, em alguns números parece o Diário Oficial da Prefeitura e acha que o único blog de Bom Conselho é o do Poeta).

Por tudo isto sinto-me na obrigação, tentando ser justa como sempre, de fazer um apanhado melhor da notícia, lendo-o a partir do Diário de Pernambuco (04.02.2012). Lá a manchete é: “Justiça enquadra 22 prefeituras”. Na matéria, o jornal não diz quais os municípios, mas em seu trabalho de arte (apresentado na imagem que ilustra esta postagem), ela o faz com mais detalhes do que aquela que foi apresentada pelo Poeta, na imagem acima reproduzida.

Um resumo da ópera bufa que assola este Brasil em relação aos precatórios pode ser feito. Não sem antes dizer que a justiça brasileira, como pode ser vista em casos recentes envolvendo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Corregedorias Regionais, Tribunal Superior Eleitoral e os muitos envolvidos no assunto, não é nenhuma “Brastemp” e nem é um “relógio suíço”, ela, ás vezes, tarda e também falta. E os outros poderes, que deveriam torná-la mais célere, quando ela funciona, pagando por seus “malfeitos”, normalmente não o fazem com a agilidade devida.

Por exemplo, um indivíduo é preso durante 20 anos de forma injusta, por culpa da justiça, quando sai da prisão, cobra ao Estado pelo erro cometido. Ao invés de receber o que seria justo ele entra numa fila de credores, que chamam com um nome feio danado que é a “fila dos precatórios”. A lei que falta, e o PT ainda não teve a ideia de propor, é aquela, que, manteria a similaridade com a lei dos bancos, propondo que os que estivessem na fila dos precatórios tivessem um tempo máximo lá de uns 15 minutos. Mas, leis úteis não são propostas neste país. Há apenas aquelas que dão direito a um indivíduo que tem “pipiu” mijar no banheiro de quem tem “xoxó”, para, segundo os legisladores eliminarem a discriminação de gênero, o que é uma deslavada bobagem.

No caso dos municípios não é diferente e é o assunto de que trata as reportagens. 22 municípios estão devendo, por algum motivo, a alguns cidadãos que estão na fila dos precatórios. Esta fila, muitas vezes passa por muitas administrações e parece que agora, vai estourar nas mãos da Mamãe Juju.

Eu não sei se a dívida precatorial de Bom Conselho não foi revelada pelo Tribulnal porque seu valor seja baixo ou porque ele seja alto. Se foi porque ele seja alto, não esperem um bom Forróbom. Mas, ele pode ser muito baixo e a oposição vai ter que se preparar para uma maior festa para não perder a eleição. Porque, para o prefeitos que almejam a reeleição, como é o caso declarado da Mamãe Juju, ou mesmo a disputa de outro mandato eletivo, o risco do não pagamento dos precatórios ou da ausência de justificativa plausível, é a inelegibilidade.

Mas, quem sabe, pelo seu potencial neste momento, para ficar na cadeira do coronel, que está meio baixo, não seja uma boa oportunidade para ir descansar um pouco, não pagando os precatórios, ficando inelegível e lançando o supersecretário, que ficará com a responsabilidade de liquidar a dívida, se a oposição não correr atrás, e ficar com este ônus. Como diz o Poeta, “em política até boi voa”, e, o que é pior, sempre tem quem acredite que viu suas asas durante o vôo.

Os meus assessores, quando pesquisavam as diárias do TCE, vieram com uma informação sobre uma  quantia recebida por uma pessoa chamada Claudio Andre Santos pelo FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE. Um veio logo me perguntar se esta pessoa não seria o Poeta. A quantia era tão pequena (R$ 225,00) que eu penso não ser o Poeta, pois ele hoje só lida com grandes valores, mas, isto de longe, eu não posso saber com certeza. O que espero é que ele não esteja na fila dos precatórios. Deus o livre.

P.S.: Já havia cometido o texto acima, onde premonitoriamente falo das fugas do Dr. Filhinho, e vi que ele fugiu outra vez do castigo, escrevendo em seu blog. E parece que ainda está em surto. Comparando-se à revista "The Economist", ele chama todos os blogueiros de Bom Conselhos de medrosos, menos ele que fez opção por defender a candidatura de sua mainha. Se a Mamãe Juju não levá-lo logo de volta ao milho, ele acaba com suas poucas possibilidades de reeleição em dois tempos. Depois eu toco no assunto pois não pode ser abordado num P. S. Cruzes!!!

Um comentário:

  1. Minha querida Lucinha, boa noite. Você foi de uma felicidade tremenda quando adjetivou este cidadão de mercenário, parabéns. Observe que os comentários postados no blog do poeta são de péssima qualidade, redigidos em desalinho com a ordem gramatical, tendenciosos e partidário. Se não bastassem tantas asneiras "bostadas" diariamente, o nosso poeta, que de poesia não entende nada, segue a cartilha dos seus patrões: O Menino do educandário e o doutor POCA URNA ou simplismente, doutor venha a nós. Para surpresa nossa, engrossa a fila das simpatias Mané de Amparo e doutor Fabrício, só falta agora entrar nesta onda o capitão Bonerges, ai sim, ficariamos a mercê das aves de rapina do passado, se liga capitão, pula do barco quando ainda é tempo, deixa de xamego com essa gente.

    ResponderExcluir