quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O "filho de César": Vai para o milho, ou não vai?




Hoje estava eu já posta em sossego, terminando um texto sobre o “chancho” Che, quando fui ler a página Deu nos Blogs da AGD. Eu começo por ela, e se tiver algum link interessante eu vou in loco verificar a veracidade da transcrição. O Zé Carlos está apelando muito para notícias nacionais e internacionais, mesmo que nossos blogs estejam fervendo. E ainda mais, não colocou o link para o meu texto sobre as peripécias do Dr. Filhinho (aqui). Venhamos e convenhamos que ele tem todo o direito de ficar em cima do seu confortável muro, mas sonegar informações é demais. Tudo bem, depois eu me entendo como ele.

Neste caminhar encontrei até o Ronaldo César dizendo o óbvio ululante para quem tem um blog com o monte de penduricalhos propagandísticos que ele tem. Que é contra o anonimato. Claro que só pode ser, como o Poeta também é, porque os anônimos dizem a verdade e se ele os publica, perde metade dos patrocinadores, que ninguém sabe que existem. Mas deixa isto prá lá. Com a palavra o murista Zé Carlos e o Dr. Renato Curvelo, cujo único defeito é ser do partido do Coronel Eduardo, mas, lá em Bom Conselho, graças a Deus, ele se comporta igualzinho ao nosso governador, que é o maior capitalista socialista de Pernambuco, depois de Ana Arraes, é claro.

O que me deteve mesmo foi ainda a historia do desbocado do Dr. Filhinho. Além de falar mal do carnaval da mainha, ainda usa palavras de baixo calão. E eu, fiquei tão chocada pois nem tinha visto tanta baixaria que ele colocou no Facebook. Eu só estou esperando é para ver a atitude de sua mãe: Vai para o milho ou não vai?

Como se não bastasse os efeitos políticos da ópera bufa patrocinada por ele durante o carnaval, que o Poeta, diz que foi cachaça, e eu ainda digo que deve ter sido por ele não ter tomado os remédios direito, ele comete a mais patética prestação de contas, como uma emenda pior para um soneto já de gosto duvidoso. Hoje no seu Blog, já quase enferrujando, ele resolveu se justificar pelo seu comportamento.

Vejam o que ele diz em itálico, e eu vou comentando ao longo do texto:

Cometi um crime. Diferentemente de outros jovens da minha idade, com o agravante de ser filho da prefeita de Bom Conselho, eu não poderia ter me ausentado da cidade durante a folia de momo. Optei ir pra Pesqueira, a convite de um amigo, e daí foi gerada toda essa confusão.”

Então o criminoso começa a justificar o seu crime e a confusão por ele gerada. Eu achei tão sublime esta confissão de culpa que quase parei de ler e tive vontade de dizer a coitada da Mamãe Juju, pois sei o que é ser mãe nestas horas: “Perdoa ele, Juju, perdoa!

No entanto, eu pensei, que isto seria um conselho sensato para uma mãe normal, mas, como o indiciado mesmo falou, há um agravante, ele é filho da prefeita. Lembrei até aquela história do Diretor Presidente sobre a “mulher de César”. Agora teríamos a história do “filho de César”. Que além de parecer bem comportado, tem que parecer bem comportado. E sei, desde o início que o Dr. Filhinho não tem vocação para ser “filho de César”, aliás, parece que a família da Mamãe Juju também não leva jeito para ser a “família de César”.

Vamos em frente então. Ele continua falando e reconhecendo seu crime e culpando a interatividade das redes sociais e depois de citar o seu comentário mais ameno, pergunta:

Releia exatamente o que eu escrevi no Facebook. Aonde foi mesmo que eu tratei de forma depreciativa o carnaval de Bom Conselho?”

Eu nem fui lá ver, pois acredito no que o Blog do Roberto Almeida citou, e com razão diz que o Dr. Filhinho exagerou. Ele tem razão, não tratou o carnaval de Bom Conselho de forma depreciativa, ele tratou a cidade:

... “bom-conselho é ? (eu nem escrevo pois só ao ler o termo já fico com obrigações com meu confessor)

Esta foi a expressão usada por ele. E eu até acredito em seu pedido longo de desculpas, e que ele não tenha falado  por mal. O grande problema é que ele falou, e como “filho de César” complicou a vida de mainha mais uma vez. Mesmo assim ele ainda diz:

Eu amo essa cidade, e nunca, em nenhuma hipótese, falarei sobre Bom Conselho de maneira a diminuir seu nome. Se foi essa a interpretação que algumas pessoas tiveram, peço desculpas. Não foi essa a minha intenção. Mas não posso concordar com a reação que foi imposta a essa atitude. Sempre fui um sujeito discreto, e acompanhei na manhã de hoje um julgamento injusto sobre minhas atitudes, tive minha foto divulgada em vários blogs da região, e de quebra vi amigos meus serem envolvidos em tamanha palhaçada. Coloque-se no meu lugar, e veja se isso é certo, ou se você gostaria que fizessem o mesmo com você.”


Caro jovem, o que você esperava? Que as pessoas ficassem interpretando suas conversas só porque você nasceu em berço esplêndido? E chamar as pessoas que reagiram ao seu crime como palhaços só é um agravante para você. Eu já me coloquei no seu lugar caro mancebo, mas, nem consigo ficar lá por muito tempo, no entanto, eu nem em sonho posso assumir um comportamento como este se eu tivesse o amor filial que você diz que tem. Você é um “filho de César”, meu filho, quer queira você ou não.

E ele ainda continua dizendo que é reincidente, pois no ano passado comentou a mesma coisa na mesma rede social. Ora, o Facebook, nesta época do ano passado, nem eu tinha ouvido falar, todos éramos pobres e usávamos o Orkut, que hoje ninguém fala. Aí ele destrambelhou:

Curioso mesmo é que, diante da mesma atitude, eu não vi reação semelhante. Isso só me permite concluir que, por se tratar de um ano eleitoral, tentaram atingir minha mãe, que é pré candidata, com essa história envolvendo meu nome. Pior ainda é de quem partiu esse tipo de crítica, de gente que ajudou ela a se eleger. O que mudou de três anos e alguns meses para cá, então? Perdeu-se o encanto? É esse tipo de atitude baixa, rasteira, pequena, que me faz perceber cada vez mais que o problema maior da política de Bom Conselho é que as pessoas colocam seus projetos político pessoais à frente dos interesses do município.”

Eu não se a quem ele se refere, quando fala de alguém que ajudou a eleger a Mamãe Juju. Eu sei que não sou eu pois minha influência na cidade ainda era mínima naquela época, mas, há menos tempo do que isso eu a apoiava ao ponto de passar por mentirosa porque quis garantir que ela não havia renunciado acreditando nas palavras dela própria. Em termos de audiência, hoje, eu sei que só duas pessoas de Bom Conselho não lêem meu blog, o Dr. Filhinho e o Poeta, pois até o Gustavinho já o faz.

Mas, numa coisa ele está certo neste seu parágrafo, quando diz que as pessoas colocam seus projetos políticos pessoais à frente dos interesses do município, pelo menos, ele está provando isto com sua atitude de dizer que “bom conselho é ?”. Esta frase está bem abaixo dos interesses de Bom Conselho.

A partir deste ponto a prestação de contas do Dr. Filhinho cai na velha cantilena de culpar os outros pela gestão desastrosa de sua mãe e dizer que: “Diante do que vi hoje, só venho aqui responder esse tipo de bobagem apenas pela proporção que essa história tomou.” Ainda bem que ele reconhece, embora, sua postagem deveria ter somente uma frase: “Desculpa Bom Conselho!”

E no final ele diz que agora o assunto se encerra para ele, e eu até acredito que ele possa fazer isto. O que sinto é que quando o assunto se encerra para ele, agora é que começa para a Mamãe Juju: Vai para o milho ou não vai?

2 comentários:

  1. DEPOIS DESSA, TUDO INDICA QUE O FILHO DA PREFEITA DEVERÁ SER PUNIDO SEVERAMENTE SE AJOELHANDO OUTRA VEZ COM OS JOELHOS NUS SOBRE GRÃOS DE MILHO CRU. COMO DESABAFO, SERIA ÓBVIO, QUE ELE MANDASSE A ESPIGA DE MILHO SE PHUDER E NÃO O CARNAVAL DE SUA MÃE. E, SE ELE TROCAR AS BOLAS DE NOVO E DIZER QUE PHODA MESMO É A... HÉIN!!!

    ResponderExcluir
  2. A BLOGOSFERA DE GARANHUNS TEM MANIA DE FALAR O ÓBVIO E O ULULANTE A RESPEITO DO ANONIMATO EM RAZÃO DO RANÇO DA DITADURA, DO MOFO, DA COISA ANTIQUADA E DA VELHACARIA AINDA PREDOMINAMTE NAS MENTES ENCLAUSURADAS E BLOQUEADAS DOS BLOGUEIROS DESTA CIDADE. ATENÇÃO, GENTE!!! ATENÇÃO COMENTARISTAS!!! ATENÇÃO ACESSADORES!!! DEFENDAM OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS COM UNHAS E DENTES. ALIÁS, LUTEM FERRENHAMENTE POR ESSA MODALIDADE DE SE DIZER O QUE PENSA COM RESPONSABILIDADE E ASSUMINDO O QUE ESCREVEU, CLARO!!! ELES NÃO PODEM SER CONTROLADOS POR ESSES BLOGUEIROS QUE JAMAIS ENTENDERÃO O QUE É UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO... ELES, OS BLOGUEIROS DE GARANHUNS, SAO DAQUELA TURMINHA DO PT, DA DILMA E DO LULA QUE DETESTA IMPRENSA LIVRE!!! QUEREM ATÉ INVENTAR UMA LEI PARA CONTROLÁ-LA. NÃO SABE ESSES DITADOREZINHOS QUE A INTERNET É O ÚNICO REDUTO DA IMPRENSA LIVRE DESSE POVO QUE HÁ DEZ ANOS ATRÁS NÃO TINHA VOZ NEM VEZ, NEM TECLADO TAMBÉM...

    ResponderExcluir