domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fatura pela vida




Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Souza (*)

Primário, ginasial, clássico ou científico e faculdade. Não eram muitas as opções. Mas fosse qual fosse a escolha, o formando, bem preparado e dedicado ao que fazia, tinha todas as chances de uma vida bem sucedida. Estava formado.

Hoje, ninguém nunca está formado... Estudar e se atualizar é para o resto da vida. Não dá para dizer estou formado. Estamos é sempre em formação.

Quem me lê sabe que essas não são palavras vãs. E sabe que há uma profissão, mais que todas, na qual o cidadão começa a estudar na creche e vai continuar estudando até morrer – isto se quiser ser um médico e não um sujeito de jaleco branco.

O que ele investe em tempo e dinheiro não pode ser desprezado e não seria nem justo, nem humano, esperar que fosse trabalhar por dez reis de mel coado. Claro que não.

Sabemos que os médicos não podem atender a todos de graça, ainda mais com as armas que o avanço da tecnologia nos deu para combater as doenças, armas essas que custam pequenas fortunas. Esse sonho, a medicina AAA de graça para todos, é o Estado que nos deve e não os médicos.

Não tenho nenhum médico na família, esclareço desde logo. Quando digo que eles devem ser muito bem pagos é porque acho que a sua é a profissão mais importante de todas. Tenho pelos médicos o maior respeito e a maior admiração.

Que fique bem claro: não falo em missionários, mas em médicos. Em médicos, mas não em comerciantes da medicina. Não falo em donos de hospitais nem em donos de planos de saúde. Falo em médicos.

Copio um trecho do artigo de professora da UFRJ, Ligia Bahia, publicado em O Globo de 20/02/2012:

“(...) se verificará que um dos mais perversos elementos da privatização da assistência à saúde é a autorização do funcionamento de emergências que podem recusar assistência a pessoas com problemas graves e requerentes de socorro imediato. Há um consentimento tácito que legitima a seleção de pessoas segundo riscos contábeis e não de saúde”.

Esse é o cenário real do Brasil da Saúde Quase Perfeita, como bradou Lula mundo a fora. Será que ele ainda pensa assim? Será que o fel que está bebendo o fez mudar de ideia?

Vim aqui cobrar a fatura pelo voto que lhe dei em 2002: Lula, infelizmente, conheceu o horror de uma doença terrível. Pode imaginar o que isso significa para quem não tem suas condições. Sua primeira preocupação, antes de qualquer outra, deve ser transformar a saúde pública brasileira na perfeição que apregoou. Que diga à Dilma que é por aí, e que não fale em mais impostos.

Assistência à Saúde e Educação devem ser por conta do Estado. Dinheiro, há. E ele sabe que há.

Tudo mais pode (e deve) ser privatizado.

Você nos deve essa, Lula.

---------
(*) Publicado no Blog do Noblat em 24.02.2012.

3 comentários:

  1. VALENDO-ME DOS ESCRITOS OU PEGANDO UM GANCHO DO SENSATO ARTIGO ESCRITO PELA NOSSA LUCINHA PEIXOTO DE SÃO PAULO QUE É A EXCELENTE HELENA RUBINATO, GOSTARIA DE METER O MEU BEDELHO E AFIRMAR QUE NO CAMPO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO UM DOS GRANDES DEVERES DA UNIVERSIDADE É IMPLANTAR SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS AO SEIO DO POVO E TUDO ISSO POR CONTA DO ESTADO. DINHEIRO, HÁ. E O PT SABE QUE HÁ. APROVEITANDO A DEIXA, NO ANO DE 1963, COMO PARANINFO OU PADRINHO DE UMA TURMA DE MEDICINA, EIS O QUE DISSE, EM DISCURSO, O MÉDICO HUMANISTA CHE GUEVARA: “Que a universidade se pinte de negro, mulato e Camponês. Tanto no que se refere aos estudantes quanto aos professores. Que ela se pinte de Gente. Afinal, a universidade não é de ninguém é patrimônio do povo.”...

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Fiquei deveras lisonjeada com a comparação com a Helena Rubinato. Eu só não sei, se ela a visse, se ficaria tão contente quanto eu. Obrigada!

    Quanto a frase do Che, eu parece que estou ouvindo a Dilma inaugurando a Faculdade de Medicina de Garanhuns (mesmo sem professores e até sem cadáveres). Mas, eles tem o mesmo ideal revolucionário, não é mesmo!?

    De qualquer forma, seja sempre bem-vindo a este espaço, o que muito me honra.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir
  3. LUCINHA PEIXOTO!!! POR FAVOR, PRESERVE A BIOGRAFIA E O LASTRO MORAL DO CHE. NÃO FAÇA DESASTRADA COMPARAÇÃO, MINHA BLOGUEIRA PREDILETA DO AGRESTE MERIDIONAL!!! EXALTO-ME EM RAZÃO DE, CHE FOI UM GUERRILHEIRO HEROICO, DILMA, UMA TERRORISTA COVARDE!!! E, SABE QUAL É A DIFERENÇA DE UM GUERRILHEIRO PARA UM TERRORISTA: BEM, ISSO EU EXPLICO NAS CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS QUE HÃO DE VIR...

    ResponderExcluir