sábado, 4 de fevereiro de 2012

COM A PALAVRA, LUCINHA PEIXOTO: INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE




Continuando com minha vaidade besta, anteontem, em minhas andanças pelos blogs fui parar outra vez no do vereador Carlos Alberto. Em outra postagem ele, que, seguindo as formalidades de praxe ea chama de “COM A PALAVRA O VEREADOR CARLOS ALBERTO...”, há mais citações dos meus nomes nos comentários do Arlindo Paz e na resposta do vereador. Leiam os comentários e depois eu volto dentro das formalidades:

“Arlindo Paz Feb 1, 2012 05:07 AM
Prezado Vereador,

Hoje Dona Lucinha distrincha todos os gastos com as diárias. O senhor não acha que fazer isto de ir ao Ministerio Publico etc vai demorar demais?
O povo está impaciente caro vereador, e eu junto com ele.Isto não é só com o senhor mas com todos.
Será que este seu procedimento termina antes de outubro? Pelo jeito espero que Dona Lucinha esclareça, pois se depender do senhor...
Responder
Respostas

Casa da Cidadania Feb 1, 2012 09:24 AM

Prezado,
Arlindo Paz.

Em visita rotineira ao vasto mundo da Internet, encontrei o seguinte comentário da sua ilustre, pessoa no blog da Agazeta Digital. Vejamos:

"Arlindo Paz em 01/02/2012

Hoje fui no blog do vereador Carlos Alberto onde mantive um diálogo com ele dentro da educação e postei um comentário. Antes eles eram logo publicados agora tem que passar pela mãos dele antes para filtrar. Eu escrivi sobre o texto de Dona Lucinha em seu blog hoje, onde ela distrincha as verbas das diárias. Enquanto isto o vereador atrapalha os comentários e diz que não quer mais saber do assunto vai direto aos tribunais. Lá no comentário eu não sei será publicado eu pergunto se isto o tribunal vai decidir antes das eleições, não é possível que só em janeiro do próximo ano saia qualquer coisa sobre isto. Espero que Dona Lucinha esclareça com vem fazendo. O Poeta, que não publica também comentários meus diz estamos de olho, eu também."

Como bem ver nobre amigo, mais uma vez Vossa Senhoria está equivocada com juízo de valores diante da minha pessoa. Explico:

O senhor diz que a minha pessoa atrapalha comentário, o que não é verdade, sempre me coloco com responsabilidade, diante das minhas ponderações, apenas, assim como o Senhor apresento minhas colocações.

Amigo Arlindo, a Justiça Brasileira é formalista, é preciso entender que antes de qualquer condenação, todos terão que passar por praxe da formalidade jurídica.

Primeiro apura as possíveis irregularidades através dos órgãos fiscalizadores (Ministério Público e TCE), depois, algum desses órgãos, se provocarem o Poder Judiciário, aí sim, terá um possível processo, onde, conforme as formalidades das Leis, os supostos culpados terão que apresentarem suas contestações, e diante das prerrogativas do magistrado, alguém poderá ser condenado ou absolvido, até lá teremos que aguardar os possíveis culpados.

Como não tenho o que temer, aguardarei o parecer do órgão responsável, e diante da decisão jurídica, irei me posicionar.
Até lá, teremos que esperar.

Atenciosamente,
Carlos Alberto.”

Agora, com a palavra a futura vereadora Lucinha Peixoto. Eu vi o Arlindo reclamando no Mural da AGD, que eu também uso, porque o ajudei a criar, que houve uma mudança de comportamento quanto ao tratamento de comentários por parte da Casa da Cidadania. O vereador não usava moderação de comentários e agora usa. Tudo bem para mim, pois aqui em meu blog eu também uso, e isto é uma decisão de cada blogueiro.

O que senti na queixa do Arlindo foi que houve uma mudança de comportamento. Aliás ele vem reclamando disto também em outros blogs, como no do Poeta em que ele nem é mais publicado. Em relação a este site eu tive até que reagir pois o Poeta usava suas restrições ao direito de expressão do Arlindo, para me atingir (aqui). Mas, isto é próprio do Bardo de Arapiraca, que agora anda dizendo que seu blog tem 4.000 acessos diários e só tem 70.000 por mês. Eu fiz a soma na mão e não bate. Quando eu vejo o Roberto Almeida dizer que o dele tem apenas 1.000 acessos dias, para mim os 4.000 do Poeta são espantosos, para dizer o mínimo.

Já que entrei nesta assunto, desculpem-me eu colocar este parêntese, sobre audiência. Nestes dias o meu blog teve dias que chegou aos 200 acessos dia. Que vergonha, que audiência tão baixa, que horror. E pior ainda, eu não posso dizer que tenho 6.000 acessos por mês, pois na média meu pobre blog tem apenas uns cento e poucos acessos dia, e no fim de semana que não escrevo porque tenho minhas obrigações religiosas, esta média cai bastante. Entretanto, eu estou satisfeita, pois para mim, de leitores, eu exijo qualidade e não quantidade.

Voltando aos comentários acima e me fixando no do vereador, pois o do Arlindo com o qual concordo em quase tudo, menos quando ele diz que eu “distrincho” (eu nunca mais havia visto esta palavra, mas, gostei, embora o correto seja “destrincho”, e não vai aqui nenhuma reprimenda ao Arlindo, a não ser que ele seja médico, advogado ou blogueiro) todos os gastos, ele erra apenas em grau.

Não é bem assim, caro Arlindo. Como disse anteriormente, quem faz isto (destrinchar) é o TCE, e lá no Portal do Cidadão, ainda está mais destrinchado ainda o gasto com diária, inclusive o gasto do executivo, ou da prefeitura com o mesmo objetivo. Podemos continuar destrinchando mais para servir a informação ao povo de Bom Conselho, e isto seria muito útil, eu penso assim.

Quanto ao comentário do vereador ele provou ao Arlindo que não deixou de publicá-lo, mostrando seu equívoco. E isto eu acho muito bom, pois mostra que o vereador não quer deixar de publicar comentários que lhes sejam nocivos, como o Arlindo acusa o Poeta de fazer.

Agora,  o que ele diz em seguida é que me deixou encafifada. Vejam a frase que aqui repito:

“Amigo Arlindo, a Justiça Brasileira é formalista, é preciso entender que antes de qualquer condenação (grifo nosso), todos terão que passar por praxe da formalidade jurídica.”

Eu concordo que toda Justiça é formalista, mas, não sei porque ele falou em “condenação”.  Será que o vereador acha que o TCE, ao dizer que ele gastou R$ 7.400,00 (veja aqui um “destrinchamento”) o está condenando? Ou seria eu que o estaria fazendo por apenas transcrever em meu blog os valores? Será que o vereador se sente ameaçado de condenação por ter usado tal quantia?

Eu já disse mil vezes que não há mal nenhum em se gastar verbas em cursos, viagens, diárias ou quaisquer tipos de qualificação, por parte de servidores públicos ou do público, quando se podem comprovar que estes gastos realmente foram usados para tal fim dentro da legalidade e da moralidade que deve reinar nas relações sociais.

Muito pelo contrário, se o vereador apresentar a nós cidadãos e cidadãs, que o financiamos, o resultado positivo deste gasto, o que, pelo menos eu, acho que é possível, eu digo como o Poeta, vamos aplaudir.

O que não se pode fazer é sonegar informações aos seus financiadores que somos todos nós, colocando motivos para protelar explicações que de uma forma ou de outra devem ser dadas. O vereador, inicialmente, estava pronto para dar qualquer informação, depois passou a mandar as pessoas procurar a Câmara de Vereadores, para onde até mandou um ofício dando permissão à divulgação dos seus dados, depois restringiu estas informações ao seu gabinete, regadas a cafezinho, e agora, diz vai seguir as formalidades jurídicas, como se o mundo político se restringisse a isto, e temos que esperar.

Caro vereador, eu espero aqui do meu canto suas explicações, pois nem transferi meu título para Bom Conselho, mas não sei se os seus eleitores reais ou potencias vão esperar por isto. O que tento fazer, e estou fazendo, é  que as informações relevantes cheguem até ao eleitores em potencial, para que eles decidam conscientemente em outubro, se suas explicações são válidas ou não. E lhe digo que isto vai independer de formalidades jurídicas ou não. Política é outra coisa, nobre edil.

Aproveito o ensejo para comentar a A GAZETA, do meu conterrâneo jornalista-mor de Bom Conselho, Luis Clério, o que gostaria de fazê-lo com mais extensão para ver a evolução ideológica do Jodeval, porque a do Marlos eu já sei pelo Facebook, mas não tenho tempo agora. No número 304 ele cita o Blog do Poeta para mostrar uma declaração do presidente do Poder Legislativo de Bom Conselho, Arlan da Barra, em relação ao que foi chamado pelo Diário de Pernambuco de “A farra das diárias”, que é a seguinte: “O que fazemos é assegurado em lei”.

Ele deu as seguintes informações complementares sobre o caso. “... de janeiro a outubro de 2011, foram dez congressos. O presidente tem autonomia de escolher quem vai; uma diária para congresso no Recife é R$ 170,00, em Maceió, Aracajú, Salvador passa para R$ 350,00 e R$ 400,00. Funcionário da Câmara também pode ser indicado para participar de congresso”. Além disso diz o presidente: “O dinheiro usado nas diárias é a sobra de verba depois de quitar todas as despesas, o restante é aplicado nas diárias dos vereadores que vão aos congressos. Quando retornam apresentam o certificado de participação, tudo é prestado conta. Oficialmente, a Câmara não recebeu nenhum comunicado do Tribunal de Contas do Estado. Diante do que foi propagado pela grande imprensa estamos tranquilos , pois que foi feito assesugurado na lei (sic), e não existe farra nenhuma, finaliza.”

Eu penso, caros vereadores, que o que o Arlindo Paz está pedindo é apenas que se “distrinche” estes certificados e prestação de contas para a população eleitora de Bom Conselho, e nisto, devo dizer, eu não discordo dele, mesmo porque ele deve ser eleitor aí e eu não, mas sou uma cidadã. Pois o que ele quer é está consciente na hora de votar, e a qualificação obtida e a lisura no uso do nosso dinheiro é primordial na hora do voto.

Eu acompanho, de longe, como sempre, o trabalho do Dr. Petrúcio Borges e até li um seu projeto que deu tranquilidade ao centro de Bom Conselho livrando-o dos parques de diversões física e esteticamente perigosos. Não o encontrei como participante de nenhum destes congressos. A vereadora Léa Ramos, em sua entrevista disse que ele havia preferido ficar com seus pacientes. É uma explicação pessoal dele. Politicamente, o que o eleitor dele vai querer saber é porque ele não foi se qualificar com os outros para servir ao seu povo, onde nem todos são seus pacientes (Vi um anúncio no Blog do Poeta que ele fazer dar uma entrevista na Rádio Web Poeta, que eu não perco por nada neste mundo a não pela precariedade do som e de rádio como aconteceu da outra vez. Espero que ele reprise ou mande o áudio para a AGD que o Zé Carlos publica no YouTube como vez com a entrevista da vereadora Léa, espero que ele esclareça tudo). Mas, como meu pai dizia: “O risco que correu o pau, corre o machado”.

E volto a insistir, não estou condenando ninguém aqui, nem o pau nem o machado, pois pode até ser que o Dr. Petrúcio tenha um conhecimento tão alto que não tenha ido aos congressos para não gastar mal os recursos a ele destinados, se fosse escolhido pelo presidente Arlan. Ou que ele achou que os congressos não eram adequados para os nossos edis. Ou mesmo porque acha como alguns que é dinheiro jogado fora. Tudo é possível e ninguém está condenando ninguém. Mas, em política, os efeitos são sentidos muito antes de se resolverem todas as formalidades, para o bem ou para o mal. E para evitar o mal, o melhor é o esclarecimento, para o qual este blog (e-mail: lucinhapeixoto2012@gmail.com) está às ordens para publicar venha de onde vier e chegue de onde chegar.

Só para concluir, o que não vi até agora, foi algum blog citar as informações que resumi do TCE e que me rendeu uma boa audiência. É, apesar de minhas fontes me dizerem que em Bom Conselho meu blog é muito lido, eu não estou acreditando muito nelas ultimamente, ou desde que elas me contaram que a Papacagay sairia. Mas, não tem nada não, A GAZETA me publicará, pois aquele órgão máximo da imprensa escrita produz “INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE”, igual ao meu modesto e não lido blog. 

Um comentário:

  1. CARA LUCINHA;SE HÁ ERROS COM GASTOS DE DIÁRIAS, O DR.PETRUCIO OBVIO ESTÁ ISENTO;SE ALGUÉM DISSE," ELE PREFERIU FICAR COM OS PACIENTES" DEMONSTRA SOLIDARIEDADE E SER UM SÉRIO DISCÍPULO DE HIPÓCRATES.

    ResponderExcluir