terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mamãe Juju, Dr. Filhinho e a "perua" da pré-candidatura




Ontem tive um grande susto. Interfonaram da portaria do meu condomínio em Gravatá dizendo que havia uma pessoa que queria falar comigo. Quem anda perseguida como eu, e sem esperança que a passagem de ano mudasse a mente dos meus algozes, sempre vive em regime de tensão. Chega deu uma tremedeira nas pernas.

Quem atendeu foi meu filho e não perguntou detalhes de quem me esperava. Dirigi-me então ao condomínio, mesmo com um pouco de receio, e o porteiro me falou que havia deixado uma encomenda para mim. Vi que era um exemplar da A GAZETA, o jornal impresso de Bom Conselho e um pequeno envelope, já usado pelos Correios, dizendo que era para mim, e dentro dele um bilhete.

Penso que estou ficando paranóica pois me pensei logo recebendo uma carta bomba, o que talvez fosse melhor do que receber um jornal bomba, com o artefato explosivo colocado dentro da edição de número 303 do tablóide quinzenal de minha terra. Peguei com cuidado, olhei de soslaio e vi que se algum petardo houvesse seria do tamanho de um traque de chumbo. Então, respirei fundo e enfrentei os pacotes. Quanto à A GAZETA, comento depois.

No envelope, o conteúdo era um bilhete do Zé Carlos que dizia:

Amiga Lucinha,

Fui à nossa terra e lá recebi a mais recente edição da Gazeta. O Luís Clério me mandou o meu exemplar e o seu lá para o Hotel Raízes. Lembrei que você estava em Gravatá. Quando passei lá parei um pouco e encontrei um rapaz que disse saber onde seu condomínio ficava, pelo nome. Mandei levar seu exemplar e não pude parar para lhe cumprimentar. Espero que aproveite a leitura. Ah, sim, não pude me esquecer de você em Bom Conselho pois, mesmo que não estejam mais me confundindo como você (rsrsrs...), eles só falam nos seus textos. Você sabe que não concordo contudo que você fala, mas uma coisa é certa, o que você fala tem gente que gosta, continue escrevendo e a AGD está as ordens. Um abraço.

Eu só tenho que agradecer de público ao Zé Carlos, apesar de sua péssima letra. Espero só que ele um dia saia de cima do muro e que pule para o meu lado. Como aqui me sobra tempo, e só me falta conexão, qualquer hora eu comento o exemplar de jornal que ele me trouxe.

O que mais me chamou a atenção neste final de ano foi a notícia de que a Mamãe Juju declarou que vai disputar outra vez a eleição. Eu até já disse que isto foi música nos ouvidos da oposição. Minhas fontes são ainda mais contundentes em suas opiniões: “não ganha nem prá Bizunga!”. Eu já penso que para o Bizunga ela ganha. Entretanto, ela errou tanto em seu período na prefeitura que penso muitas vezes dá razão às minhas fontes.

E não é só pelo que elas dizem. Basta ver como ela declarou sua decisão de tentar a reeleição. Pegou na mão do Dr. Filhinho e foi para a Rádio Papacaça. Eu até imagino a cena da chegada na rádio, ela pegada na mão do menino, que na outra mão trazia um diploma de medicina,  seguida pelo supersecretário, que também participou da entrevista, segundo eu vi ontem na página da AGD, “Deu nos Blogs” que transcreveu uma postagem do Blog do Dr. Filhinho, a qual eu coloco completa aqui abaixo.  É que eu fiquei tão chocada com seu teor que fui lá no blog dele para ver se o Zé Carlos, ou Eliúde, havia copiado e colado certo.

Os bastidores da entrevista

A entrevista com a Prefeita Judith e o Secretário Emanuel Luna ainda repercute. Tive a oportunidade de acompanhar, de dentro do estúdio, o programa do amigo Paulo Dantas ontem, e o que mais chamou a atenção foi o clima de descontração entre os intervalos. Após o anúncio da pré candidatura à reeleição, Paulo Dantas, inclusive, comentou que estranhou a ausência de telefonemas por parte dos oposicionistas, criticando a gestão, como tradicionalmente acontece quando a prefeita vai falar às rádios.

Emanuel Luna, sempre comedido, evitou anunciar as obras e ações que serão desenvolvidas por sua pasta, no ar e nos bastidores. Falou que não confia em promessas, mas sim em ações, e que preferia esperar o início de uma obra pra mostrar ao povo o que está se fazendo pois, segundo ele, a pior coisa que alguém pode fazer é frustrar a esperança de alguém.”

Para tirar a dúvida de alguém que não leu a primeira postagem sobre a declaração da prefeita eu historio um pouco com base no próprio Dr. Filhinho. Numa entrevista no programa Papacaça Debate, o jornalista Paulo Dantas teria perguntado, depois da prefeita dizer  que muito já havia sido feito, e se Deus permitisse e fosse da vontade do povo de Bom Conselho, muito ainda iria ser feito nesta e na próxima gestão, se a declaração seria um lançamento de pré candidatura à reeleição, Judith foi categórica:

“- Sim, sou candidata à reeleição.”

O Dr. Filhinho, que passou a entrevista todinha sem soltar a mão de mainha, pois ela, com isto, tentava evitar dele fazer alguma traquinada, ainda diz que espera o comportamento das oposições diante de tal anúncio. Eu ainda não sei a que oposição ele se refere, mas se for a mesma minha, eu disse, ela deve estar gargalhando até hoje.

Mas, quando ela soltou a mão dele e ele pôde escrever sozinho, ele cometeu o texto acima. Tenho certeza de que, se a mainha dele já leu, ele voltou para o milho direto. Ele diz que, o que mais chamou a atenção dele, mesmo que tivesse o tempo todo pegado da Mamãe Juju,  “foi o clima de descontração entre os intervalos”. Ora, mas, o que ele quis dizer, afinal? Que durante a entrevista a mainha estava tão descontraída que resolveu se lançar outra vez na eleição? E o que se fez nos intervalos? Ela puxou suas orelhas ou a do supersecretário? Não entendi.

Ele diz que estranhou a ausência de telefonemas oposicionistas durante a entrevista, fazendo críticas. Eu não estranharia, pois as oposições já estariam comemorando o anúncio. Afinal de contas, não é todos os dias que ela tem uma chance tão clara de tirar a prefeita do cargo, já que não conseguiu, quando ela quis entregá-la, renunciando ao cargo. Ou ela explica com muito mais clareza do que o fez a mim, que a defendi tanto naquele triste episódio da renúncia, ou nem os bolsista familiares acreditarão mais nela.

Mas, o que estranhei mesmo, e estranharia muito mais se não soubesse que o objetivo maior do Dr. Filhinho é tirar a mainha da prefeitura, mantendo-a com a “rainha do lar”, foi o que ele disse do supersecretário Emanuel Luna.

Eu confesso que pensei que o Emanuel fosse seguir as pegadas do seu pai, que dizem foi um bom prefeito, e eu nem posso julgar pois naquela época a política passava longe das minhas veias. No entanto, se ele concordou com o anúncio da candidatura da prefeita, porque diabos ele deixou seus afazeres como engenheiro e empresário consagrado e de sucesso para ser secretário, quando disseram que suas pretensões eram outras, mais altas?

Ou debaixo deste angu tem caroço, sendo esta pré-candidatura apenas um balão de ensaio, ou o supersecretário estará politicamente morto e enterrado. Será por isso que o Dr. Filhinho diz que ele estava tão comedido na entrevista que não quis nem dizer o que fará? Não é estranho que alguém que tenha pretensões políticas nem às paredes confesse o que vai fazer?

Será que a justificativa de que ele iria preferir "esperar o início de uma obra pra mostrar ao povo o que está se fazendo pois, segundo ele, a pior coisa que alguém pode fazer é frustrar a esperança de alguém.”, terá acontecido, ou foi numa hora em que a Mamãe Juju estava apertando demais a mão do Dr. Filhinho e ele deturpou as palavras do supersecretário?

Se é verdade que o supersecretário pensa assim, e que confessa que ainda vai começar alguma obra, no último ano de governo para não iludir o povo, o que ele estará fazendo no secretariado da Mamãe Juju? Se é verdade, já podemos dizer que a pureza d’alma do Emanuel o eleva à categoria de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis.

Eu prefiro até pensar que ele estava muito comedido porque já sabe que não tem muito o que fazer por lá, se quiser ter alguma chance de algum dia tentar reeditar o caminho de seu pai na prefeitura. Isto também o eleva à mesma categoria de santo, pelo caminho estreito que ele procurou para fazer isto.

Entretanto, diante de tantas hipóteses que minhas fontes levantaram eu fico com a que me parece mais plausível. Da mesma forma que a Mamãe Juju renunciou a renúncia, vai renunciar a pré-candidatura. E se o Dr. Filhinho continuar envolvendo os secretários em suas análises, quando ela renunciar não terá nem quem indicar para ser candidato.

Só para concluir, eu, quando me disseram que alguém queria falar comigo, juro que pensei que fosse o Xico Pitomba que havia me encontrado. Mas, hoje tenho certeza que não foi, pois ele agora parece ter substituído o patrão dele, o Poeta, no blog. Pois, a análise que ele fez da decisão da Mamãe Juju querer continuar, com aquela estória de vestibular do povo, só pode ter sido escrita pelo Xico. A não ser que a pré-candidatura anunciada seja mais um “perua” daquelas cometidas pelo André Bernardo em seu blog sobre a candidatura do Dr. Filhinho.

Caros meus correligionários da oposição, não ensarilhem as armas, não se alegrem muito, pois esta pré-candidatura, como perua que é, já morreu no dia 31.

4 comentários:

  1. Lucinha.

    Tirando o blog do Dr Filhinho, nenhum outro comentou a notícia da candidatura à reeleição de Mamãe Jujú, nem mesmo o blog da Diana com Bolso.

    Por ai voce tira a repercussão da notícia e a credibilidade da prefeita

    ResponderExcluir
  2. Dona Lucinha,

    A senhora pode não tá errada, mas o que corre aqui em Bom Conselho é que a mulher vai enfrentar as urnas tendo como vice o Emanoel Luna. O acordo é ela renunciar logo no primeiro ano de governo alegando problemas de saúde.
    Eu não sei se isto vai dá certo porque o governo dela é baseado só no povo que só mantém a opnião com promessa. Eu não acredito que alguém da cidade mesmo vote nela, dizem que até o natal ela acabou, porque não teve parque de diversão.
    É feitiço virando pra cima do feiticeiro.
    Pelo sua inteligencia e dedicação a Bom Conselho, eu queria mesmo é que tivesse nesta disputa.

    Arlingo Paz

    ResponderExcluir
  3. Daí eu pergunto a Sra, Dona Lucinha. Qual é o programa de rádio mais ouvido em nossa cidade? Acho, e tenho certeza, que não irás responder, até porque não moras aqui. Para nível de esclarecimentos, o programa mais ouvido, falado e comentado da cidade se chama, Programa de Geninho Tavares na Rádio Bom Conselho FM, concorrente da AM Papacaça. Lá as opiniões do povo são bem-vindas e ouvidas. Todos os dias de segunda a sexta a população bonconselhense em seu almoço, ouvi, participa, reclama e dá sugestões dos fatos ocorridos na cidade. Um verdadeira democracia na frequência do rádio. Pode esperar que logo logo, este programa será transmitido para todo mundo assim como já faz a outra. No entanto, quero explicar que isto não passou de uma estratégia ridícula por parte da comissão da Prefeita, ou pode ser até uma estratégia quase perfeita. Lá, na Rádio Papacaça, temos como uns dos diretores o tal de Gil Macedo, ele faz todas as enroladas para que, a prefeita, não escute a opinião do povo pelo telefone. Ele é um tipo de filtro que só passa as purezas das águas, entendes não. Já presenciei ele querendo bloquear muitas perguntadas dirigidas para o Governo do Povo.
    Voltando sobre o programa de Geninho Tavares, lá o que ouve, todos os dias é: a população reclamando da atual gestão municipal. Se a Sra tiver a oportunidade de, um dia, ouvi este programa inteiro, irá ficar “boquiaberta” com a indignação da população à atual Prefeita Judith Alapenha de Lira. Ela, nunca na história desta Cidade, irá enfrentar estes ouvintes, ou melhor, já mandou o Dr Filhinho em seu lugar. Pode uma coisa dessa? No dia que ela enfrentar este povo, pode ter a certeza, que no mesmo instante, irá renunciar ao cargo definitivamente.
    Então minha querida Lucinha, não se assuste com o dever de casa que o Dr Filhinho fez no lugar da Prefeita em seu blog, isto ainda vai ter correções dos Professores, que por sinal, são muitos, ou seja, 17 mil eleitores a espera da prova de recuperação que a Prefeita ainda vai fazer. Tenho muitas coisas que ando sabendo por aí, e tem blog que sabe disto, mas não posta. Porque será? Heim?

    ResponderExcluir