sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Eu só queria ser feliz...




De ontem para cá chegaram alguns e-mails para mim, apoiando meu incentivo à Papacagay e me pedindo para que compareça em Bom Conselho, pelo menos no dia 16 para desfilar com os meus amigos GLS.

Eu até que estava lutando contra a vontade de minha família para me deslocar de Gravatá e adentrar os portais de minha terra, mesmo com todas as ameaças que pairam sobre mim. Porém, depois que li que o Poeta anda com um segurança de lado, eu mesma desisti da empreitada. Eu nem sei se ele só faz uso do Arlindo (eu realmente pensei que fosse o Xico Pitomba) só para ir visitar as boates (antes tinha outro nome) da cidade, mas, por via das dúvidas, eu desisti.

Fiquei triste por vários motivos com a minha desistência. Primeiro, não vou poder rever alguns amigos e encontrar aqueles que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Cito o Saul, que tanto me incentivou para que eu fosse, e seria um grande prazer encontrar o meu “bad boy” favorito. O Luis Clério que não sei se já o vi algum dia mas com quem tive uma boa relação, até quando ele publicou um e-mail do Pedro Ramos que eu achei que não deveria ter sido publicado, porque ela poderia interferir na amizade das pessoas. Hoje, por isso, amargo o exílio da A GAZETA, onde publiquei muito, e sem falsa modéstia, era muito lida. O próprio Pedro Ramos, para discutir nossa relação musical, e eu poder lhe provar, até mesmo através de algum uso de minha voz, que no conjunto que ele comandava, sobrava piston e faltava trombone. O Beto Guerra que anda meio sumido, pois não quis se molhar mais nos murais, principalmente agora onde chove muito. Enfim, com outros e até mesmo com o Poeta para dizer-lhe poucas e boas, com segurança e tudo.

Em segundo lugar, fiquei triste, por não participar do próprio Encontro de Papacaceiros, apesar de não ter mais direito ao almoço livre no Hotel Raízes (continuo sem saber como a empresa vai pagar os ganhos que teve de publicidade na programação do evento). Eu não sei se aguentaria (provavelmente não) descer aquela ladeira do Clube dos 30 para a cidade, até a Praça Pedro II, principalmente, se for verdade o que o Poeta diz sobre os buracos existentes em nossas ruas. Seria risco de vida. Mas, a vontade de ir ainda é grande. Soube até que o supersecretário, vendo as condições administrativas reinantes na prefeitura, agora vai ele mesmo, de pá e picareta, tapar os buracos. Dizem que o homem não enjeita trabalho, o problema é que a prefeitura fazia mais de 3 anos que não trabalhava, e as pessoas perderam o costume.

Em terceiro lugar, fiquei triste porque não posso visitar o meu sonho de consumo em 2016, que é habitar a Casa de Dantas Barreto, visitá-la e até bater um bom papo com o Arlan, esperando que ele me explicasse como, num ano, se gastou tanto com diárias em nossa Câmara de Vereadores. Tenho certeza de que foi em cursos de grande valia para o nosso legislativo, e que ele me mostre o que cada um aprendeu e como este conhecimento está servindo ao povo de Bom Conselho. A resposta que ele deu ao Poeta, que depois de séculos resolveu abordar o assunto, não é suficiente. Ética e legalidade nem sempre andam juntas. Eu ficaria mais triste se ele me dissesse que estavam incluídos nas despesas cursos de defesa pessoal, em consequência do que ocorreu com o vereador Carlos Alberto. Não pelo gasto em si, que, diante da realidade, acho importante, mas, por pensar que eu vá ter que fazer cursos deste jaez para me sentir segura em minha terra. De qualquer forma, tenho certeza, ele me explicaria que Bom Conselho não é um dos Dez Mais em Pernambuco, a toa.

Finalmente, minha tristeza geral, de não poder “andar tranquilamente na cidade onde nasci”. Todos sabem a última frase entre aspas é uma paráfrase daquela de uma música que diz:

“Eu só quero é ser feliz,
Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é.
E poder me orgulhar,
E ter a consciência que o pobre tem seu lugar.”

Eu tive muita vontade de fazer uma paráfrase de toda a letra, mas, ela é grande demais, e também, gosto de fazer paráfrases, mas não letras de músicas. Vejam a letra e a música no vídeo abaixo, e imaginem, como é triste querer ir e vir e ser impedida, pelas ameaças abertas ou veladas. Eu só posso dizer que eu só queria ser feliz, andar tranquilamente na cidade onde eu nasci e poder me orgulhar dela, tendo a consciência de que a Lucinha, nela, tem seu lugar.

Àqueles que vão, tenham um bom e pacífico Encontro.



P. S.: Gostaria de agradecer ao leitor que me enviou a imagem que ilustra a postagem, que mostra Bom Conselho entre os 10 Mais de Pernambuco. What a shame? May be!


LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário