quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O anonimato no Blog do Roberto Almeida





Dias atrás o Roberto Almeida, com a anuência de várias pessoas, algumas reconhecidamente importantes para cidade de Garanhuns e para região, resolveu terminar com a farra dos anônimos em seu blog. Num texto chamado DEMOCRACIA E ABUSO (veja aqui) ele explicitava esta decisão.

Eu, que como todos sabem, não uso o instituto do anonimato, mas o defendo para quem o faz, naquela ocasião, deixei lá um comentário, que tinha o seguinte teor, onde apenas modifico um termo onde lá eu colocava “ideais” ao invés de “ideias” , apesar do pecado ter sido muito leve, e não mude muito o sentido do texto:

Fazia um tempo, por falta de tempo, pois estou tentando enquadrar o Sr. Ccsta, no seu lugar de bacharel enxerido, que não comentava aqui no Roberto. Mas, fiquei triste, até encontrar um anônimo ainda em seu blog, quando ele quer coibir os comentários de anônimos. Todos sabem que eu sou a favor do anonimato por princípio, e porque convivi e convivo com alguns deles que até agora só fizeram o bem. Eu não vou discutir aqui a questão do anonimato, pois isto eu já discuto em meu blog, na AGD é o que não falta, e até um Encontro de Blogueiros em Bom Conselho houve, sobre o tema, ao qual eu não pude participar, por causa de uma mentira deslavado de pessoas que se gabam de terem CPF e RG, e que só sabem fazer o mal.

Quanto ao Sr. Ccsta, eu já sei sua posição e sei seus argumentos, que no fundo no fundo se restringem em se vangloriar que tem documentos e bajular os que estão no poder ou se aproximando deles.

O que estranhei é o Alexandre Marinho e o Paulo Camelo (se são realmente eles, nunca se sabe) darem razão ao Roberto em sua recente cruzada contra o anonimato. Pelo menos eles não dizem como alguns, cuja única capacidade intelectual está nos documentos, que os blogueiros são responsáveis pelo que dizem os anônimos. Dos males o menor, pois há blogueiros que não publicam comentários anônimos com medo de serem responsabilizados pelos que eles dizem, se não forem encontrados. Este é o argumento causador das maiores restrições à liberdade de expressão que existe na blogosfera e a maior falácia jurídica. Ele é imperdoável para um blogueiro. Espero que Alexandre Marinho e o Paulo Camelo não cheguem ao ponto de exigirem a publicação do CPF e RG em seus comentários. Lá no meu blog eles nunca serão necessários.

Não há como colocar aqui o debate, mas em resumo, não é o anonimato que é o mal em si, nem a apresentação de documentos o bem em si mesmo. A capacidade do blogueiro, sua ideologia política, sua ética pessoal e profissional é que devem determinar quem ele publica ou não. Ideias são ideias e não precisam de documentos, a não ser para aqueles que pretendem combatê-las através da violência de outros meios, pois não tem argumentos fortes para fazê-los de outra forma.

O que posso dizer aqui é que se o Roberto começar a exigir documentos dos seus comentaristas, vai apenas transformar seu blog num blog chapa branca, onde sua seção de comentários será uma louvação ao Coronel Eduardo e outros. Se isto for acontecer Roberto, nem publique este meu comentário, pois já não farei outros.”

Hoje dou graças a Deus o Roberto tê-lo publicado, pois é um blog onde gosto de comentar porque faz um jornalismo, no mínimo, intrigante que chama os comentários. Mas, depois disto e de outras reprimendas aos anônimos, o Blog do Roberto Almeida se transformou a olhos vistos.

Em primeiro lugar, e isto era muito previsível, até a olho nu pudemos ver que o número de comentários baixou muito. Isto apenas mostra que o anonimato é um instituto importante para a liberdade de expressão, e que, quando cerceado, a afeta profundamente. O argumento de que a qualidade dos comentários aumenta, para mim, não foi comprovado no blog, pois a qualidade continuou a mesma, para os que encontraram um nome para se adequar às novas regras.

Em segundo lugar, com a cobrança de nomes e e-mails, o anonimato seguiu seu caminho. Hoje quem acessa a área de comentários do Blog do Roberto Almeida, e isto ocorre também com outros blogs, todos tem nome e muitos colocam seus e-mails. Há até os que regridem, como o Sr. Ccsta, que colocava nome e e-mail, e agora só coloca nome, embora coloque um diferente, pois tem vergonha de, no mundo digital, não saber escrever nem seu próprio nome. Eu esperei que ele publicasse seu CPF e seu RG, mas ele não o fez. Então para os mais exigentes é um anônimo como quase todos os outros.

Como exemplo disto eu tomei uma postagem (veja aqui) onde havia 7 comentários até quando acessei. Os comentaristas eram: Ronaldo Almeida, Maria Rita, Israel Andrade, Ednaldo Andrade, Antônio Salustiano e finalmente Nordestino. Foi este último que me chamou a atenção e me fez escrever hoje sobre este tema, pois o seu comentário foi o seguinte:

Nordestino disse...
tODOS OS COMENTÁRIOS PARECEM DE UMA SÓ PESSÕA. vÔTE.
12 de dezembro de 2011 15:25

Depois de rir, eu traduzi o comentário, como sendo apenas alguém que criou um nome para se encaixar nas novas regras do blog, e apenas denuncia o óbvio: “Todos que o antecederam eram anônimos iguais a eles”. Eram apenas anônimos com nomes. E isto é uma rotina na maioria da mídia eletrônica, o que não a desmerece. A reclamação parte, geralmente, daqueles que tem “o rabo preso” ou o “rabo sujo”.

Eu volto a insistir com o que disse no final do meu comentário, citado antes: “A capacidade do blogueiro, sua ideologia política, sua ética pessoal e profissional é que devem determinar quem ele publica ou não.” E graças a Deus, os anônimos continuam a proliferar em todo mídia fazendo tremer aqueles que procuram uma tesoura para cortar o rabo ou um sabugo para limpá-lo, e agora todos com nome e e-mail. E aqui repito um grande homem de minha terra: “Com a graça de Deus”.

3 comentários:

  1. Lucinha,

    Você está corretíssima e posso garantir a você que na verdade eu nunca pretendi acabar com a farra dos anônimos. Na verdade a intenção era pelo menos minimizar o número de agressões, que são muitas, contra quase todo mundo especialmente o blogueiro. Isso aí eu consegui. Caiu um bocado o número de desaforos que recebo diariamente. Não vejo nada demais em publicar um anônimo ou um leitor usando pseudônimo quando ele contribui democraticamente com sua opinião. Outra coisa é vir alguém escondendo a cara para dizer que sou covarde, que o prefeito tal é ladrão, a presidente ou presidenta é sapatão,em tal cidade tem uma quadrilha, o papa é isso ou aquilo... Tudo tem limite, não é minha cara Lucinha? Infelizmente as pessoas são covardes, muitas vezes mesquinhas e alimentam a maldade. Mas todo aquele usa o espaço para dar sua opinião, defender o seu lado sem partir para agressão gratuita, continua tendo vez. É uma questão difícil de administrar, existe a cultura do medo, temos ainda uma memória dos anos de chumbo e estão aí os novos coronéis. Muitos têm razão em temer algum tipo de retaliação. Um grande abraço com o carinho de sempre.

    Roberto Almeida

    P.S. - Mesmo com essas "exigênciazinhas" a média de comentários do blog, nos dias bons (terças, quartas e quintas) continua satisfatória, 50/60 por dia. Pode observar que aqui em Garanhuns dificilmente outro blogueiro consegue tal número. Não estou querendo ser melhor de que ninguém, apenas fazendo uma constatação estatística.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA LUCINHA;COMO VIVEMOS EM UMA DEMOCRACÍA E BEM DIZES QUE PODEMOS CONCORDAR OU NÃO COM DETERMINADO PONTO DE VISTA,EU PARTICULARMENTE,SOU CONTRA O ANONIMATO POR MOTIVOS BEM ESCLARECIDOS PELO BRILHANTE ROBERTO ALMEIDA QUANDO ALGUNS USAM O ANONIMATO PARA DENEGRIR PESSOAS SEM ARGUMENTOS SÉRIOS,QUE POSSAM COMPROVAR AS OFENSAS.NÓS QUANDO SOMOS CAPAZES DE EMITIR OPINIÕES,TEMOS QUE SER CAPAZES DE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE, SE NÃO O SOMOS MELHOR O SILÊNCIO E A SENSATEZ.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que todos os modos de envio de comentários devam ser adotados.

    Entendo também que, com o mesmo critério de qualidade/finalidade da postagem e também por estímulo ao debate; deva o blogueiro analisar criteriosamente os comentários que divulga, anônimos, ou não.

    Parece a este leitor que tal análise seja parte do prazer do blogueiro, pelo menos dos que sentem por fazê-lo.

    ResponderExcluir