terça-feira, 22 de novembro de 2011

O "Desinformativo" de Bom Conselho




Eu recebi alguns números atrasados da A GAZETA, e desde já agradeço ao Zé Carlos pela demora em recebê-los. Embora ele diga que não tem culpa pois não participou da greve dos Correios, bem que ele já poderia ter me enviado. Já sei que ele vai dar a desculpa de ter tomado cuidado para não ser seguido quando vem à minha casa ou manda um mensageiro me trazer os jornais, porque eu não quero que todos saibam o meu novo endereço. Depois de certos episódios que soube de Bom Conselho e minha oposição ao governo do povo dançante, eu digo sempre que seguro morreu de velho, e desconfiado ainda está vivo e dizem que mora lá pras bandas da Serra de Santa Terezinha.

Óbvio que irei, com vagar, ler e comentar todos os exemplares aqui, embora não o faça hoje. Há algo que veio junto com os jornais, e apesar de não ter perguntado, parece-me que veio junto com A GAZETA, pois a gráfica utilizada é a mesma, que me chamou a atenção. É uma publicação com o nome de “Informativo de Bom Conselho”, que já está no seu número 1, do ano I, e penso ser mensal, pois se refere a outubro de 2011. Não há notícia de quem seja o redator, embora tudo me leva a pensar que tem o dedo e o jaleco do Dr. Filhinho.

O que me faz pensar assim é aspecto de “oba oba” dado aos escritos. A publicação vai além da propaganda pura e simples, porque, atualmente, a publicidade tem limites éticos, que quando feridos, são motivos de protestos globais. Vejam por exemplo, uma campanha publicitária da Benetton, onde a empresa, com o intuito de provocar o amor nas pessoas, coloca fotos de pessoas inimigas se beijando na boca, tendo inclusive uma onde aparece o Papa se beijando com um chefe de outra religião, chegado às raias da blasfêmia e mofa dos nossos valores religiosos.

A foto do Obama beijando o Chaves eu achei engraçada, pelo que tem nela de insólito e paradoxal. Se realmente tivesse havido aquele momento eu acredito que foi o moreno que propôs o beijo e o Chaves só aceitou para mostrar para o público interno que estava vendendo saúde. Se fosse noutra época de menos hipocrisia com problemas de saúde eu talvez propusesse ao Jameson Pinheiro fazer uma imagem, com o mesmo intuito de incentivar o amor, de um beijo entre o Lula e o Fernando Henrique. Agora, se ele viesse com alguma brincadeira de fazer uma imagem do tipo, mostrando eu e a Mamãe Juju, eu seria a primeira a recusar.

Mas, voltando ao informativo, ou as minhas fontes são todas mentirosas, ou mentirosas são as poucas notícias que traz o Boletim Informativo. Se elas, minhas fontes, estão certas, este é um Boletim Desinformativo, e não passa de um início, um pouco tarde talvez, para a Mamãe Juju, mostrar que fez alguma coisa que tenha valido a pena pelo município, além é claro, e eu reconheço, o esforço hercúleo para que o povo dançasse e ficasse feliz ao dançar o tempo todo.

O redator anônimo diz que o Boletim foi lançado porque a mensagem escrita é insubstituível, e objetiva chegar à casa de todos os bonconselhenses (sic). As perguntas que não querem calar é: “Quem estará custeando este esforço propagandístico da Mamãe Juju? Será o IPTU, que além de dá prêmios todos os anos, também premia a prefeita com publicidade grátis?  Quanto custou a aventura?” Quanta coisa mais importante para fazer, inclusive educar a população para ler outras coisas que são escritas na cidade, e a que ela não tem acesso, pelo grau de analfabetismo absoluto e funcional, que hoje impera na outrora “cidade das escolas”.

Mas, o que me chamou mais a atenção foi a Galeria dos Prefeitos, que se propõe servir como uma “pedagogia visual da nossa formação política”. Com algumas exceções de não saudosa memória, os prefeitos passados podem até servir para uma boa pedagogia, mas no presente a pedagogia é capenga. Primeiro, porque a Mamãe Juju não terminou o mandato, e nem sabe se termina. Não estará de pé ainda a “perua” anunciada tempos atrás no Blog do André Bernardo, da candidatura do Dr. Filhinho a prefeito? Será que diante das mesmas pressões, a prefeita não finde o seu processo de renúncia, que foi suspenso pouco tempo atrás? Então não deveria ter data de término no retrato da Mamãe Juju, pois talvez ainda venha o retrato da vice-prefeita.

Pelo nível de propaganda incrustada no desinformativo, ele atingirá a população de Bom Conselho, da mesma forma que os jornais antigos a atingiam: nas mercearias para enrolar sabão.

Por hoje é só, depois comento os números da A GAZETA que apenas folheei. Está muito mais bonito o jornal. Mas, “beleza não é documento”,  apesar do Vinícius, que devia estar bêbado quando pronunciou uma famosa frase. Vamos verificar.

Um comentário:

  1. NOBRE AMIGA LUCINHA;ESSA JOGADA DA BENETTON,ACHEI SIMPLESMENTE RIDICULA E DERRESPEITOSA, QUER SEJA COM O PAPA,COM O OBAMA E COM QUALQUER PESSOA ATÉ O MAIS SIMPLES MORTAL.QUANTO AO "POETINHA"LEMBRO-ME DA CELÉBRE FRASE,KKKKKKKKK.FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir