terça-feira, 25 de outubro de 2011

A provocação do Wagner Marques, ou, foi o Orlandinho da Garagem?




Outro dia vi um recado do Wagner Marques neste blog (aqui) no qual ele me fazia uma provocação para eu falar do Orlando Silva, não o cantor, mas, o ministro. Lá mesmo eu o respondi nos seguintes termos que os mantenho:

“Caro Wagner Marques,

É até uma honra receber um seu comentário, já que sou fã do seu Blog e sempre o leio.
Eu já escrevi bastante, rodeando o Ministro Orlando Silva, também conhecido agora como Orlandinho da Garagem. Mas diretamente sobre ele não o fiz. Ele hoje não é mais daquela [cor] bonita que eu também tenho no sangue a cor negra, mas já está amarelo, sem querer ofender aos asiáticos.
Quem sabe um dia. Amanhã escreverei sobre os "lençóis maranhenses" em contraposição aos "lençóis pernambucanos" que estão contaminados.
Outra coisa, eu já tentei colocá-lo entre os meus sites nobres mas não consigo pois ele fica sempre lá em embaixo. Com sou neófita no assunto, adoraria que você dissesse o que tenho que fazer.
Obrigada pelo comentário e um abraço.

Lucinha Peixoto”

Hoje escreverei um pouco mais sobre o ministro Orlandinho, como a Dilma o chama, ou “meu comunista preferido”, como o faz o apedeuta Lula, não só pela provocação do Wagner (que até hoje não me disse como coloco o seu blog entre meus sites nobres, sem que ele caia lá prá baixo na lista, e não suba nunca), mas sim porque ele, o Orlandinho, ainda é o assunto do momento.

Vejam que até o Lula e a Dilma, vestidos de índio em Manaus, quer dizer a presidenta e quem dá as ordens na república, continuaram falando dele, e dizendo que se ele fizer mais uma vai para o milho de joelho, igual está hoje o Dr. Filhinho, que teve o mesmo castigo dado pela Mamãe Juju. A única diferença é que o Orlandinho vai para o milho fora do ministério, demitido do cargo, mas, infelizmente, filho não pode ser demitido, às vezes, é karma mesmo.

Quando eu penso no Orlandinho, o que faço até com muito carinho pois ele é um belo mulato e que lembra meu pai, minha mente se volta para um filme do qual não me lembro o nome, mas, para quem gosta de cinema como o Roberto Almeida é fácil de lembrar, e também porque já passou na TV umas tantas vezes. É uma comédia, onde há um policial meio enrolado que sofre um acidente, e, encontrado por um veterinário, salva sua vida fazendo uma operação usando partes de animais. O resultado é que o homem passa a ter alguns comportamentos idênticos aos animais. E é daí de onde vem toda a graça do filme quando ele passa a se comportar como um animal em certas situações, até algumas um pouco pecaminosas, para mim e até para animais.

Porém, se vocês estão pensando que vou comparar o Orlandinho com o policial, dizendo que ele passou a ter um comportamento animal, estão enganados, apesar do comportamento do PCdoB, tentando protegê-lo, depois de tantos anos de glória, seja bem parecido. No filme, o roteiro leva a uma situação onde aparece uma fera atacando os rebanhos dos fazendeiros do local e todos os espectadores ficam pensando que é uma das possíveis ações do policial com suas atitudes animalescas.

Grande parte do filme é uma caçada a esta fera e é aí onde aparece alguém que eu posso associar com o Orlandinho. Todos sabem que o preconceito racial nos Estados Unidos, apesar de toda a retórica pós Martin Luther King, ainda existe e dificilmente se vê casamentos e até outras relações entre pessoas com cores diferentes. Já nós, aqui no Brasil, temos todos os tipos de relação, mas discriminamos pela pobreza. Lá, depois de muita luta, se tornou também, políticamente incorreto a discriminação aberta, pela cor, a não ser por movimentos radicais.

No filme, em toda a situação da caçada aparece um negro, que para proteger alguém da acusação de ser uma fera, ele se confessa culpado. Dizendo, “eu sou a fera que atacou a vaca ou bezerro”. Todos o ouvem com respeito e reverência e a reação é a mesma de todo ato politicamente correto, negar as evidências para não sair mal na fita. Ao final de muitas tentativas de tentar passar como a fera, ele diz, mais ou menos o seguinte:

- O que é que vocês estão pensando? Só porque eu sou negro não posso ser uma fera? Isto é uma tremenda discriminação!

A semelhança com as atitudes do Orlandinho parece está chegando a esta situação, não em relação à cor, nem a raça, mas sim em relação à sua posição na escala política, que para os simplórios vai da extrema esquerda até a extrema direita, e que nem pensam que esta escala é curva e termina unindo suas pontas no final. Querem tanto proteger o ministro que chegam a nos provocar mais suspeitas.

Talvez numa reunião interna dos governistas, da mesma forma que os caçadores da fera, alguém deve ter dito “não, não é possível que o Orladinho fosse capaz de tais atos, ele é de esquerda! E até foi ministro de “Lula 80% de aprovação”. E, ainda talvez, o Orlandinho tenha se levantado e dito igual ao negro do filme:

- O que é que vocês estão pensando? Só porque eu sou de esquerda não posso ser ladrão, como um monte de ministro que estão por aí ainda? Isto é uma tremenda  discriminação!

Ser politicamente correto tem seus limites e a presidenta os está ultrapassando deliberadamente para salvar o Orlandinho, orientado pelo apedeuta esperto, pois este sabe que só se safam desta se a crise econômica não atingir o Brasil até o próximo ano. Mesmo assim, e rogando a Deus para que a crise não venha e mais uma vez nos safemos dela, politicamente, ele sabe que se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Ou melhor, ou diz que o Orlandinho é a fera, e paga o preço por atacar a esquerda, ou age de forma politicamente correta, e diz que ele não poder ser, e a oposição fica com um prato cheio para as próximas eleições.

Talvez a solução melhor para o governo da presidenta seria admitir que não tem nada a ver com isto, pois ela foi forçada a manter o Orlandinho. Quem seria o culpado então? Houve um presidente aqui no Brasil que disse que tinha “aquilo roxo”, eu não sei o que ele tem de roxo, mas pergunto, será que a Dilma tem?
-------

(*) A charge da foto é da AGD, página Fotos e Vídeos no Cantinho do Jameson.

4 comentários:

  1. Oi, Lucinha!

    a provocação foi respondida à altura.rsrsrs

    Abração.

    Em tempo, segue meu endereço de link para ficar mostrando as atualizações recente. É esse: http://agendagaranhuns.com/blog/feed/

    Vc já está linkada em nosso blog, prazerosamente!

    ResponderExcluir
  2. TÔ ESTRANHANDO E MUITO A DILMA TEMPERAMENTAL: DIGO ISSO, EM RAZÃO DE AINDA(LAMENTAVELMENTE), MANTER EM MINHAS RAÍZES DE CRIAÇÃO O MACHISMO ENRUSTIDO E SER DO TEMPO QUE, EM CASA QUE MULHER MANDA ATÉ O GALO CANTA FINO...

    ResponderExcluir
  3. Dona Lucinha,

    A senhora é a luz que alumia Bom Conselho. Mas é mais lida nas cidades vizinhas. Sabe porque? Porque só a senhora diz a verdade sobre a Mamae Juju. Agora o Timotinho começou a escrever outra vez o blog de sua mãe. Tudo invenção. Se for mexer mesmo no vespeiro sai tanto orlandinho da prefeitura que vai ser preciso de muitos camburões.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  4. O Wagner Marques é o melhor blog de Garanhuns. Parabéns pelos seus bons e oportunos textos, Lucinha. Continue assim.

    ResponderExcluir