quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Steve Jobs, o iPad e o doce de batata de umbu


Steve Jobs e um iPad


Esta semana passada, meu genro chegou aqui em casa um tal de iPad. Eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha manipulado um e fiquei toda cheia de dedos, pois sou uma retardatária tecnológica. O que não aconteceu com meu neto, o Júlio.

Parece uma coisa mágica, a gente passa o dedo na tela e ele faz tudo. Até meu neto, com aquele dedinho miudinho, já aprendeu a passar de página em página, sem mouse nenhum e nem aquele quadradinho que tem no laptop. Meu genro, empolgado começou a me mostrar os milagres da tecnologia na ponta dos dedos. Podemos fazer quase tudo que um computador normal faz e muitas coisas que ainda ele não faz, como virá a tela de cabeça prá baixo e a figura ficar certinha para a gente vê.

Podemos ler livros e jornais como se fosse a partir de uma folha só de papel  e tivéssemos um mundo em nossas mãos. Imaginem pais e avós, que há um programa até para vestir um palhaço de circo e que o meu neto, só com o dedinho já o faz com habilidade. Há uma representação de instrumentos musicais que parece de verdade com sons que em nada devem ao Sax de seu Zé de Puluca. Há até uma bateria completa que o Júlio toca com seu dedinho e ri quando ouve o som dos pratos.

Um milagre tecnológico, que cabe a nós até a agradecer a Deus por viver tanto e poder presenciar tanto progresso nesta área.

Hoje, senti muito com as notícias de primeira página em todos os jornais com a morte do homem que foi um dos causadores desta profusão de inovações nesta área: O Steve Jobs. Não vou aqui repetir sua biografia pois ela pode ser vista em todos os sites e blogs, mas apenas compará-los com outros homens que tem algo em comum. Preciso ir muito longe? Não.

Hoje já postei um matéria onde falava da morte de Zé Galdino, lá de Bom Conselho. O que tinha a ver o Steve Jobs com o Zé Galdino? Não era a mesma língua, o mesmo local de nascimento, as mesmas roupas, mas, a vontade de trabalhar, inovando e empreendendo. Mas, não é só Zé Galdino que temos de homens parecidos neste aspecto com o americano criador do primeiro do computador caseiro até o iPad. Não quero citar nomes aqui, para não causar estremecimentos por algum que não tenha conhecido ou tenha me esquecido, mas, tivemos muitos em nossa cidade.

Eu vi que alguns meses atrás a prefeita nomeou uma comissão de notáveis para criar uma Galeria de Prefeitos que enfeitaria a nova e reformada prefeitura. Há homens importantes entre nossos prefeitos sem dúvidas, mas precisamos de uma galeria de homens empreendedores de Bom Conselho, que é uma ideia lançada hoje pela Celina num simples recado do Mural do SBC.

Este trabalho, da Galeria de Prefeitos, precisa ser ampliado, e com a isenção dos historiadores, evitando sua exploração política ou politiqueira. Talvez não encontremos lá um inventor do iPad, mas provavelmente encontraremos o criador do melhor doce de batata de umbu, do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário