sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Miscelânea da política, em Bom Conselho e alhures...





Li o texto do Zé Carlos hoje na AGD (aqui), sobre os prazos finais para quem tem alguma pretensão eleitoral em nossa terra, ou em outras terras. Apesar de ter gostado do texto, eu fiquei triste. Não por causa dele, mas, por causa de mim. Se não fosse a aleivosia de um mentiroso contumaz, o Dr. Filhinho, eu hoje estaria, no mínimo, festejando minha filiação a algum partido e a mudança do meu domicílio eleitoral.

Digo isto porque não foi só a desilusão com os rumos do PV (que se transformou em Partido Vermelho sem nem mudar de sigla) aqui em Pernambuco ou  aqueles tais de 15 pontos aceitos pelo Vice-Rei Eduardo para cooptar o presidente do PV (o Partido Verde antigo), que até hoje não saem de minha garganta, que me levaram a desistir de concorrer ao pleito este ano. Foram as insinuações de que eu havia falecido, ou melhor, nunca havia existido como pessoa, seguidas por ameaças veladas a mim, por ter o único blog de oposição em Bom Conselho no momento.

O que sinto é que o Zé Carlos, com um blog já consagrado, não aproveite os conselhos do Dr. Filhinho para se tornar um blog de oposição em nossa terra. Eu sei que para ele só pegou bem esta estória de “trancoso” de que é ele que escreve por mais de 100 pessoas. Mas, para nós que fomos vítimas de assassinato culposo (segundo o Dr. Filhinho, mas eu creio que foi doloso) está uma dureza. E é pelo Diretor Presidente que mais sinto.

Mas, deixa prá lá. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Agora só resta limpar o leite do chão e lavar o pano em público, para mostrar que existimos. Estou lendo os blogs de Bom Conselho que tratam de política mais de perto. Principalmente, o do Poeta. O Poeta é o único profeta que profetiza prá trás. Vejam uma de suas profecias:

“Pelo menos três vereadores tentaram o comando do PSB, acabou ficando com Renato e Murilo Curvelo.”

Esta eu até já havia profetizado, naquela época, para o futuro. Não conheço pessoalmente nem o Renato nem o Murilo. Eles são meus amigos no Facebook. Os dois são uns fofos. O Murilo eu não sei, mas, o Renato, depois que li seus artigos sobre o anonimato e passei a prestar atenção a sua coluna na A GAZETA, vi logo que é um excelente candidato a prefeito de nossa terra. É uma pena que ele foi logo escolher o partido do Vice-Rei, mas ninguém é perfeito, e a perfeição é a última coisa que deve se exigir de um político.

Eu sei, e agora aprendi mais ainda, o que é fazer eleição no interior e se adequar à legislação brasileira quando se quer partir para a política. Vi o Jameson reclamando horrores pela dificuldade dele ao tentar abrir uma pequena empresa de informática, para esticar um pouco a renda. Eu disse a ele. Ser político é muito pior. A burocracia é tanta que a ideologia vai para o espaço, pelo menos, do lado de fora. Se eu fosse ainda filiada do PV, poderia até ser expulsa do partido por não gostar do Vice-Rei, e agora poderia até ser perdoada, porque estou simpatizando com uma possível candidatura do Renato Curvelo.

No entanto, é dentro destes meandros onde nós políticos corremos  e por isso nossa atividade é gratificante. O importante é que tenhamos o foco (que palavra “normótica”, não é?) no bem das pessoas, no bem público, mesmo que nos aliemos a alguém que tenha ideias diferentes sobre o que vem a ser isto, e discernirmos quando as pessoas que estão junto de nós, se afastam do ideal do bem público pelo simples motivo de se beneficiar pessoalmente, isto é, fazendo “malfeitos”. Hoje, virou moda fazer alianças pela governabilidade. E os maus políticos aproveitam isto para governar para eles. Em relação a estes, estamos de olho.

Porém, voltemos aos blogs, e recordemos o Blog do André Bernardo que hoje fala da candidatura do Renato Curvelo e até fala bem. Vejam bem o que faz fontes ruins a um jornalista ou blogueiro (hoje é tudo igual). O André lançou a “barriga” da candidatura do Dr. Filhinho, a partir de fontes seguras e confiáveis. Embora este não tenha ainda desmentido a notícia, o que nos leva a suspeitar ainda mais que era ele as tais fontes, mas, sua mãe foi até na rádio desmentir a notícia e dizer que o filho foi enquadrado no castigo de estudar para se formar (dizem que o menino se empolgou com um discurso que fez e pensou que era o Dr. José Tenório). Hoje, quem ler o Blog do André Bernardo, como eu o fiz hoje, fica logo se perguntando, será que é ou será que não é uma “perua”?

Para recuperar sua credibilidade ele precisa fazer como eu fiz quando publiquei uma “barriga” enorme dizendo que a Mamãe Juju não havia renunciado. Até hoje tenho vergonha de encontrar o Roberto Almeida e outros blogueiros pessoalmente. O André tem que pedir desculpas aos seus leitores pela “protuberância abdominal” cometida, ou delatar as fontes. Eu prefiro a primeira saída.

Mas, como, até agora, o Dr. Filhinho não se manifestou, e moveu seu blog um pouquinho só para relembrar a vitória de sua mainha que não mais voltará, diz: “Mas mesmo assim, alheia à política e à politicagem, a Prefeita segue trabalhando pelo município, animada e empolgada com o trablho (sic) como nunca antes. No momento correto, vai também ter o seu espaço para se pronunciar sobre 2012.” Ainda bem que ao desistir da politicagem ele agora está alheia à política, e está tentando fazer neste fim de mandato o que não fez em 3 anos. Pode ser que o André se redima da “barriga”.  De qualquer forma chegou a hora da oposição, “comigo ou sem migo”, como dizia um um ilustre bom-conselhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário