quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Vilma, o viado e o nosso governador




Ontem foi outra vez dia de faxina. A Vilma chegou na hora e começou o trabalho dela. Não deu uma palavra sequer e ficou sempre com a cara de poucos amigos. Parecia que sua noite não havia sido muito boa, ou a semana não a foi mãe, mas madrasta.

Eu, inicialmente, como sabia que aquela não era a primeira vez que ela chegava assim, não quis perguntar nada. Entretanto, é difícil conviver um dia inteiro naquela situação, que parecia entre mãe e filha e não entre patroa e empregada. Enfatizo esta diferença porque muitos pensam que a relação entre patrão e empregado não é tão pacífica quanto a relação mãe e filho. Ledo engano. No primeiro caso as regras são mais claras e a convivência pode ser melhor, desde que as relações de classe não gerem barreiras intransponíveis, como pregava o Marxismo antes da queda do Muro de Berlim.

A grande luta entre o capital e trabalho preconizada pelas esquerdas até a queda do muro, no exterior, e aqui dentro até o mensalão, nunca passou de cavilação de socialistas de araque para se enquistarem no poder. Depois de estarem lá em cima, só há duas classes, aqueles que mamam, que são eles, e os que não mamam, que somos os outros que descobrimos seus maus feitos.

Mas, voltemos à Vilma. Enquanto ela passava o saco na casa aproveitei para perguntar-lhe alguma coisa, e comecei de leve.

- Vilma, visse que acabou Cordel Encantado? Que novela boa, não era?

Ela colocou um sorriso no rosto e disse:

- Não é, D. Lucinha, era tão bonita! Eu adorava Dona Ternurinha. Aquela lá que sabia viver, botava chifre no marido com o Zóio Furado, por causa de sua pontaria. Dizem que quem tem um olho só, acerta mais no alvo.

E caiu na gargalhada, como quem diz: ela parece que não entendeu nada do que eu disse. Como não entendi? Se vivo há mais de trinta anos com meu marido que tem os dois olhos, e não acerta nem as coisas na bacia do banheiro. Me dá um ódio!

Então eu aproveitei aquele ponto de alegria prá explorar ainda mais a classe trabalhadora. Fui logo ao ponto, perguntando:

- Vilma, agora tu tás vindo de que, aqui prá casa, trabalhar? De ônibus ou de carona?

- Que nada, D. Lucinha eu venho é a pé!

Eu não quis acreditar, pois eu pago a ela, mesmo informalmente o seu transporte, com a equivalência de uma passagem de ônibus. Tive que rebater.

- E o que é que tu fazes com o dinheiro que eu dou pro transporte?!

Com a cara mais tranquila do mundo ela respondeu:

- Eu jogo no bicho. Estou cevando uma milhar de cabra há muito tempo.

- O quê?!

- Jogo numa milhar, 2424, já faz um tempo. Se der, a senhora vai perder a faxineira.

Eu nunca entendi muito de jogo de bicho mesmo que tenha crescido vendo minha mãe jogar e usar a borra do café para gerar palpites. Nem sabia mais que número era a cabra e não queria detalhes, quando ela mesmo falou:

- Sonhei com dois viados correndo atrás de mim, o número do viado, como a senhora sabe é 24. Joguei no grupo 24, á tarde deu cabra. Eu me enfezei e disse: já que com 24 deu cabra vou ficar jogando 2424 na milhar, e só vou ficar rica se ficar longe de viado.

Confesso que não entendi a estratégia lotérica/animalesca da Vilma e resolvi mudar de assunto, conversando sobre alguns notícias que tinha sabido no dia anterior, só para continuar a luta de classes. Eu me senti o próprio capital escarnecendo do trabalho.

Olha Vilma, por falar em transporte, eu soube ontem que o nosso governador contratou uma firma de aluguel de carro em Brasília, para seu uso e de sua mãe, por mais de 300.000 reais. Já pensou se ele jogasse todo este dinheiro no bicho e ganhasse? Seria ótimo porque estaríamos livres dele como governador. Ri um pouco e Vilma retrucou:

- Mande ele cevar a cabra no 2424, pois nós dois ficaremos ricos. Sei que nossas riquezas serão diferentes, mas quem já viu pobre ficar rico igual aos outros. Eu vi na TV que o Lula, que era pobre e chegou em São Paulo puxando uma cachorra, agora é rico, mas dizem que toma uma cachaça danada. Não há jeito de fazer ele tomar destas bebidas boas. Só toma daquelas que rasga o peito depois da careta. Prá que ser rico então?

- Não, Vilma, “menas”, “menas” disse eu rindo um pouco. Ele agora anda de avião e já recebeu vários títulos de Doutor.

- E foi, D. Lucinha? Ele agora dá consulta no PSF é? Ou arranca dente?

- Não Vilma, é um título que só serve para homenagear pessoas que fizeram muitas coisas boas. Recebendo o papel ela pode até se limpar com ele, pois pelo menos ele tem alguma serventia. E os intelectuais acreditam que Lula fez grandes coisas pelos país.

- Eu também D. Lucinha acho que ele fez muito pela pobreza. Eu ganho bolsa família, e me quebra um galho danado. Escondido, pois se disser quanto ganho na faxina eles me tiram o dinheiro, mas eu nem ligo, sou pobre mesmo,  então uma mentirinha a mais não muda a coisa.

Quem sou eu prá contraditar a Vilma? Se aceito um bando de políticos ricos e mentirosos, porque vou prestar atenção numa mentirinha da Vilma? E logo sabendo que ela não é do meu tempo, quando ouvia aquela estória do Luis Gonzaga que quando se dá a um homem são, uma esmola, a vergonha pode matá-lo ou ele fica viciado. Ainda bem que minha faxineira  só é viciada no jogo do bicho.

Ao final do dia, contribui mais uma vez para o transporte da Vilma, mesmo sabendo que o dinheiro iria parar no jogo do bicho. Fico num dilema moral. Se me alegrar porque ela ganha ela deixará de ser minha empregada. Tento não sentir nada. Eu gostaria mesmo era que o governador jogasse e acertasse para deixar o emprego.

2 comentários:

  1. Prezada Patroa Lucinha Peixoto,

    COM SUA PERMISSÃO E MUDANDO A ESFERA DO TEXTO PARA RODAR NO MESMO CÍRCULO, INTROMETO-ME ONDE NÃO ME CABE PARA AFIRMAR QUE APESAR DE SUA EMPREGADA DOMÉSTICA TER SAÍDO DA PACATA BOM CONSELHO DE PAPACAÇA E TER SIDO DESCOBERTA NA “CAPITÁ” DE BAIRRO NOVO OU NOVA, ESPERO QUE NÃO SEJA O CASO DA SUA VILMA COM “V”, JAMAIS COM “D”, MAS ESSAS BRILHANTES PROFISSIONAIS TEM UNS ‘PANTINS” QUE ME DEIXA BASTANTE CURIOSO NO SEU COTIDIANO “LUXENTO”. AFINAL, ELAS TAMBÉM SÃO GENTE, CLARO QUE SIM!!! NO ENTANTO, MINHAS CONSTATAÇÕES FICTÍCIAS E IMAGINÁRIAS REFEREM-SE AO SEGUINTE: VOCÊS JÁ VIRAM DAQUELAS EMPREGADAS “ARRIBITADAS”, CABELO DE MOLA, QUE SE ACHAM TOP MODEL?!?!?! 1 HORA SE ARRUMANDO ANTES DE IR EMBORA. POR ONDE ELA PASSA DEIXA UM RASTRO DE PERFUME E CHEIRO DE CREME DE CABELO, PORQUE HAJA CREMES E MAIS CREMES PARA DOMAR AQUELA MOITA. O DETALHE É QUE, QUEM BANCA TODOS ESSES COSMÉTICOS, GERALMENTE, É A PRÓPRIA PATROA; TÊM OUTRAS, QUE SÃO DESBOCADAS E MAL AGRADECIDAS. QUASE SEMPRE TEM UMA PENCA DE FILHOS E, A PATROA, PENOSAMENTE, SENSIBILIZADA COM AS DESPESAS DE CASA DE SUA EMPREGADA, PEDE AO MARIDO QUE ARRUME UM ESTÁGIO NA FÁBRICA PARA ÀQUELA MOCINHA MAIS VELHA DE 17 ANOS DÁ O TRATO GERAL E IRRESTRITO NOS SANITÁRIOS DA EMPRESA PARA DEIXÁ-LOS NOS TRINQUES. NÃO É QUE, A DESBOCADA VIRA-SE PARA A PATROA , BATE O PÉ, BOTA A MÃO NA CINTURA E HORRORIZADA, LASCA ESSA: IMAGINA, AQUILO NÃO É TRABALHO PARA A MINHA FILHA. ELA FEZ CURSO DE DATILOGRAFIA E MERECE COISA MELHOR, PATROA!!! AGORA, PAU PRA COMER SABÃO SÃO AQUELAS QUE ESTÃO 50 QUILOS ACIMA DO PESO E NINGUÉM LHE OFERECE SERVIÇOS, POR ISSO VIVE DE FAVORES EM CASA DE UMA CONHECIDA. ATÉ QUE A PATROA A CONTRATA. COM DOIS DIAS NO BATENTE, LEVA UMA QUEDA NO BANHEIRO FICA ENTALADA, FERE A BUZANFA, E A PATROA A LEVA PARA O HOSPITAL. DEPOIS DE 15 DIAS TEM ALTA, VAI PARA O BARRACO E “NECAS” DE APARECER NO SERVIÇO. QUANDO COBRADA, RETRUCA AO AFIRMAR QUE A LEI LHE CONCEDE MAIS 15 DE REPOUSO. VOLTA E, UMA SEMANA DEPOIS, PEGA UM DAQUELES GOGO DE GALINHA CAIPIRA QUE PARA TOMAR EXPECTORANTE TEM QUE SE COLOCAR COM UMA PÁ. E HAJA MAIS AUSÊNCIAS!!! DEPOIS DE UM LONGO E TENEBROSO INVERNO, VOLTA, E NA TREMENDA CARA DE PAU, PEDE À PATROA PARA ACERTAR SUAS CONTAS QUE ELA ARRUMOU OUTRA BOCADA MAIS PERTO DO SEU BANGALÔ; (continua)

    ResponderExcluir
  2. (continuação do comentário do Altamir pinheiro) FINALMENTE, E QUANDO VOCÊ SE AGARRA COM UMA EMPREGADA DOMÉSTICA QUE É TOTALMENTE FÃNHA?!?!?! DEPOIS DE 90 DIAS DE CONVÍVIO É QUE A PATROA COMEÇA A SE FAMILIARIZAR COM O “FEEDBACK”. E O PIOR: NINGUÉM ENTENDE SUA FALA, MAS A DANADINHA É NAMORADEIRA QUE SÓ!!! COM CINCO FILHOS NAS COSTAS, CADA UM DE UM PAI DIFERENTE, E NENHUM DELES(OS PAIS) TENDO ONDE CAIR MORTO, OU SEJA, NADA DE PENSÃO. A FILHA MAIS VELHA TEM PROBLEMAS MENTAIS, E O MAIS NOVO NASCEU COM MÁ FORMAÇÃO. MORA NUM CORTIÇO, LÁ NA RUA DA MATANÇA, COM UM COLCHÃO NO CHÃO PARA OS CINCO FILHOS DORMIR E DOIS COBERTORES DOADOS PELAS “JUJUS DA VIDA” EM CAMPANHAS NATALINAS DO AGASALHO. NO INVERNO, UMA PATROA REZADEIRA E CHEIA DE COMPAIXÃO FEITO LUCINHA PEIXOTO QUE FICA ALTAMENTE PENOSA E SENSIBILIZADA AO OUVIR A SAGA TIRANA DAQUELA MÃE AO AFIRMAR DE SUA TRÁGICA HISTÓRIA DE VIDA, QUANDO DIZ QUE UM DOS FILHOS DELA ESTAVA RECLAMANDO DE DOR NAS COSTAS, PORQUE TINHA QUE SE ENCOLHER MUITO PARA DORMIR, HAJA VISTA OS DOIS COBERTORES FININHOS DADOS PELA PREFEITURA NÃO ERAM SUFICIENTES PARA COBRIR OS CINCO(PENSE NUMA PREFEITA MUCURANA!!! ESPERO QUE Dr. ZENÍCIO E Dr. CURVELO LEIAM ESSAS MINHAS LOROTAS PARA SENSIBILIZAREM-SE AO CHEGAR LÁ!!!). DIANTE DO QUADRO FRIENTO, FICA-SE COM DÓ E DOA-SE 3 OU 4 COBERTORES LINDOS E NOVINHOS DO ENXOVAL DA PATROA QUE ESTAVA GUARDADO EXCLUSICAMENTE PARA AS VISITAS, E DÁ-SE DE PRESENTE PARA A FÂNHA. A ESSA ALTURA, ELA FICOU TÃO FELIZ, MAIS TÃO FELIZ QUE UM MÊS E MEIO DEPOIS, APARECE GRÁVIDA NOVAMENTE. E A PATROA DE “OI ARREGALADO” VAI TER QUE AGÜENTAR TODO MUNDO DE SUA VIZINHANÇA AZUCRINANDO E CHAFURDANDO SEU JUÍZO POR TER DEIXADO O NINHO BEM QUENTINHO PARA A SUA EMPREGADA FÂNHA QUE TEM A MESMA LIBIDO DOS COELHOS QUE A PATROA CRIA NO QUINTAL DE SUA PRÓPRIA CASA... BRINCADEIRA À PARTE, ESPERO QUE NO CASO DA PATROA LUCINHA PEIXOTO, TODA ESSA BABOSEIRA DESCRITA POR MIM, SEJA: NADA MAIS NADA MENOS DO QUE UMA MERA COINCIDÊNCIA...

    ResponderExcluir