terça-feira, 20 de setembro de 2011

O curso de medicina em Garanhuns: Um caso médico ou de polícia?




Hoje pela manhã, como sempre faço, fui aos blogs e aos meus murais preferidos. Lá eu encontro estímulo para escrever e ir cuidar de minhas atividades domésticas, que não são poucas.

No caso dos Murais, vou primeiro ao SBC para ver como está o clima. Se há muito silêncio, eu toco o sino, se há animosidades contra mim eu me armo e vou à luta. Desde ontem, um tema que é importante para a região vem sendo levantado, que é o caso das idas e vindas do vestibular do curso de Medicina da FAMEG, uma instituição privada, pertencente a um tal de ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos).

Neste caso até deputado apareceu, além de blogueiros de Garanhuns e o Saulo Bezerra para falar do caso. Eu, cuja missão é árdua na luta pelos interesses de Bom Conselho e da região fui lá e meti meu bedelho.

Como já se tornou rotina, atualmente, todos falam sobre mim sem me citar. É uma espécie de reação a eu ter agido como despertador da letargia que causa os “elogios recíprocos”. Isto sempre ocorre, quando pessoas que eram aplaudidas sempre que abriam a boca, se veem diante de alguém dizendo: “Mas, que bafo, parece que tu bebestes!?”. A reação inicialmente é a mesma, fingir que ninguém disse nada, mas, logo em seguida mandar retirar quem falou, do recinto.

No entanto, até que o mau hálito cesse por completo eu continuarei dizendo o que estou sentindo. E assim caminha a humanidade.

O Saulo Bezerra, que é advogado, que nunca aparecia no Mural agora apareceu. Para mim foi uma surpresa, e uma boa surpresa. Primeiro saudou a povo de Garanhuns, pela realização do Vestibular, o que foi seguido pelo Ronaldo César e até pelo deputado Isaías (não, não é o prefeito de Morde & Assopra, o Zazá). Eu fui mais contida, e como não estou sendo mais censurada no Mural, peço que vão lá e leiam meu recado.

Bastou isto para que o Alírio colocasse um recado, como sempre festivo e festeiro, parabenizando o povo de Garanhuns enquanto saudava os saudadores e culpava o CREMEPE por tudo. Depois colocou outro comentário, retirado a pedido (eu não sei porque o Saulo retirou só este) onde dizia:

De: Alírio Cavalcanti em 18/09/2011
Para: todos/as
Abrindo apenas uma RESSALVA: Também é legítimo o papel do CREMEPE no sentido de manter o orgão atento para que os pre-requisitos necessários sejam preenchidos.

Então eu escrevi outro recado (ainda lá) mostrando que o Alírio, continua fiel ao seu amigão O Andarilho, que não dizia nada, ao ponto da novela Morde & Assopra, ter este título em sua homenagem. Foi então que hoje estive lá outra vez  e escrevi o que segue:

“Eu não estranhei o Alírio pedir para tirar os recados. Se me lembro bem do O Andarilho e ele sempre foi tão próximo do finado, isto é típico dos dois. Sair, escondendo as evidências. Ninguém aqui é contra que Garanhuns tenha dois cursos de medicina. O problema, é se a cidade tem condições para tê-los. Agora depois do oba oba veio a realidade outra vez. O vestibular foi mais uma vez suspenso. O que eu gostaria, e todos aqueles que querem um ensino médico decente, era que o CREMEPE estivesse errado, mas a justiça acha que não. Vamos torcer para que a FAMEG supere os obstáculos. Caro Pedro Ramos, ainda tenho esperança de algum dia ouvir você tocar seu piston, junto com o Quarteto Papacaceiro, mas, me desculpe. A Dilma não veio inaugurar o curso da FAMEG. Foi outro da UPE. Este está na cota do Apedeuta arrependido, que cria cursos sem as mínimas condições de funcionamento, para provar que neste país analfabeto também pode.”

E fui percorrendo os blogs e  escrevendo alguma coisa onde o caso era tocado, pois sei que isto é importante para nossa região e para nossa Bom Conselho. Como sempre transcrevi o recado acima na AGD, depois fiz um comentário numa postagem do Blog do Roberto Almeida, que reproduzo abaixo:

“Eu escrevi hoje sobre este problema da FAMEG, embora tenha sido em murais que me limitam a mil toques. Aqui eu posso me espalhar mais um pouco, permita-me caro Roberto. Eu, de longe, é muito difícil julgar o que realmente quer o CREMEPE. Pode até ser, e eu não duvido mais de nada neste país, que o a entidade classista esteja realmente sendo classista, ou mesmo, que ela esteja certa. Mas, o que posso dizer é que onde há fumaça, há fogo, seja amigo ou inimigo.

Quem nesta nossa sofrida região vai poder pagar R$ 4.000,00 por mês para estudar medicina? Tenho certeza que 90% dos que se formarão neste curso, serão de fora, e irão trabalhar fora. Ora, dirão os agrestinos patriotas, mas agora temos dois cursos de medicina e Caruaru nem Bom Conselho, não têm nenhum. Será que teremos mesmo dois cursos e que o objetivo do curso público da UPE, com o qual o CREMEPE não reclama, pode ser atingido: Formar bons e competentes profissionais e mantê-los na região?

É uma questão complicada e que passa por outras muito mais complicadas ainda. Eu, como pertencente ao bando de Jesuíno Araújo, não devo poupar nem o setor público, leia-se o Vice-Rei Eduardo, o apedeuta-mor, e agora a Mulher Dinamite, por querer fazer coisas forçadas em relação a educação para mostrar que o apedeuta quer que os outros façam o que ele não fez, embora não dêem condição para isto. Nem devo poupar o setor privado, do qual tenho certeza, ao cobrar a exorbitância de mensalidade que cobra desperta inveja nos colegas.

O que vai acontecer, no frigir dos ovos, é que Garanhuns vai ficar sem nenhum curso de Medicina. Um porque não convenceu o MEC, os órgãos de classe, e a Justiça que pode formar bons profissionais, e o outro porque a UPE está aos trancos e barrancos até em outros cursos muito mais baratos, quanto mais um de medicina que realmente é caro. É uma pena que isto aconteça, mas, devemos dizer que é melhor não funcionar nenhuma do que funcionar alguma que coloque no mercado maus profissionais, que talvez até sirvam para serem burocratas do CREMEPE, mas não sejam bons médicos e só coloquem em risco a saúde do nosso povo.

Quebrando um pouco o clima de seriedade do tema e o tratando com mais seriedade ainda, eu como bom-conselhense da gema, gostaria mesmo era que a Mulher Dinamite e o Vice-Rei tivessem inauguarado o curso de medicina era lá em Bom Conselho, talvez no prédio do Ginásio São Geraldo. Seria a glória. E lá em Bom Conselho já temos bons médicos para formar outros bons profissionais. E ainda tenho a certeza que o Dr. Filhinho, se algum dia chegar a se formar, ficará mesmo em Recife.

Como sempre, caro Roberto, se você achar muito grande o comentário, tem todo o direito de não publicá-lo. Sua postagem é instigante por faz perguntas, que tem muitas respostas. Eu dou as minhas.

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)”

Além disso tive a petulância de seguir o conselho do Saulo Bezerra para procurar o processo do curso de medicina no STJ. Não sei se devo dizer “obrigada, Saulo” ou se devo perguntar: “queres matar a velha caro Saulo?”. Pois vi um despacho lá do Ministro que só entendi nas pontas, isto é, o início e o fim. O resto é jargão para os advogados e não me compete entender. Não sei se isto serve para alguma coisa para alguém que não seja advogado, pois prá mim basta saber que o curso foi suspenso outra vez. Mas, por via das dúvidas, a quem interessar possa: (Processo  0231081-11-2011.3.00.0000)

Superior Tribunal de Justiça

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 119.141 - DF (2011/0231081-5) (f)
RELATOR : MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA
SUSCITANTE : INSTITUTO  TOCANTINENSE  PRESIDENTE  ANTÔNIO  CARLOS
- ITPAC
ADVOGADO : ROSELENE TAVARES CHEIN
SUSCITADO  : JUÍZO FEDERAL DA 23A VARA DE GARANHUNS - SJ/PE
SUSCITADO  : JUÍZO  FEDERAL  DA  21A  VARA  DA  SEÇÃO  JUDICIÁRIA  DO  DISTRITO FEDERAL
INTERES.  : FACULDADE DE MEDICINA DE GARANHUNS-PE
DECISÃO

..............

Não  havendo  notícias  precisas  acerca  do  trâmite  do  processo  autorizativo  no  Ministério  da  Educação  e  Cultura  para  funcionamento  do  curso  de  Medicina  no  Município de Garanhuns, determino que a suscitante se abstenha de divulgar o resultado  das provas de vestibular e, via de consequência, efetuar matrícula ou dar início às aulas,  até ulterior deliberação.
Determino,  ainda,  que  a  suscitante junte,  no  prazo improrrogável  de  cinco  dias,  a  cópia  da  inicial  do  mandado  de  segurança  e  da  sentença  que  está  sendo  executada  provisoriamente  no juízo  pernambucano. Informe,  ainda,  sobre  o  andamento  do procedimento de autorização no MEC.
Comunique-se,  com  urgência,  aos  juízos  suscitados  e  ao  Instituto  Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITAPAC.
Publique-se.
Brasília, 19 de setembro de 2011.
MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA
Relator

Eu não sei em que vai dar isto, se é definitiva ou não a suspensão. O que desejo apenas é que, seja qual for seu andamento, não tenhamos que nos arrepender no futuro por prejudicar a saúde do nosso povo com péssimos profissionais da saúde, como alguns que vem sendo formados pelo nosso combalido sistema educacional. Vi, no programa da Globo (que não está acertando em Fina Estampa) sobre os enfermeiros que não usam luvas, porque dói e incomoda.

O que eu gostaria mesmo é que houvesse mais dois cursos de medicina eficientes, públicos ou privados, e que servissem ao nosso povo, e não só a um grupo que pretende tirar proveito financeiro ou político deles. E, antes que me atirem pedras, não estou dizendo que este é caso concreto de Garanhuns, tanto na pública quanto na privada.

Um comentário:

  1. Vi um comentário da senhora lá no Roberto Almeida e vi um comentário anônimo, como eu, pois sou do ramo e não quero me meter às claras que vale a pena transcrever:

    “A história que espalham por ai é que o Cremepe está defendendo interesses da Mauricio de Nassau que está com quase ou praticamente tudo pronto pra iniciar um curso de medicina em Caruaru, mas por conta de algo que a legislacao impede um curso de medicina por tal numero de habitantes em uma regiao, a Faculdade de caruaru nao poderia abrir, ja que a FAMEG impede. Bem, é o que falam e o Cremepe comprou a briga só por interesse.”

    É, esta história cheira mal e não sei onde vai parar. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir