sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bom Conselho em apuros




O blog do Dr. Filhinho não aparece muito na página “Deu nos Blogs” lá na A Gazeta Digital. Até já perguntei a Eliúde o motivo disto, pois odeio discriminações. Ela me falou que não há discriminação nenhuma. Apenas segue o princípio de que só postagens originais são referidas, evitando-se as de segunda e terceira mãos. Por exemplo, a página não citaria ela próprio porque não há nenhuma notícia nela que seja de primeira mão.

Pelo que presumi, se havia uma postagem do Timotinho lá, era porque ele, o que raramente acontece, havia escrito alguma coisa ao invés de copiar e colar. Havia na AGD apenas um trecho do artigo, o que acontece com os meus, quando são citados. Neste caso particular o título da postagem do Dr. Filhinho era: “Vereadores em apuros em Bom Conselho”.

Quem sabe minhas pretensões políticas lá em nossa terrinha, sabe também que não poderia deixar de ler o conjunto da obra no referido blog. Fui lá, e conclui apenas o que eu já sabia. Como o Timotinho já sabe que a Mamãe Juju não entrará no páreo para disputar o cargo a que ela renunciou há quase dois anos, ele resolveu, como diz um filho meu, “chutar o pau da barraca” e dizer, “bem, se minha mãe não vai, então deixa a oposição ir”.

Ele já havia demonstrado isto quando tentou me assassinar. A morte como recurso político já houve, e ontem foi um bom dia para se lembrar. Getúlio Vargas, um grande político brasileiro, fez uma jogada política com sua própria morte, e saiu da vida para entrar na história. E entrou mesmo. Atualmente, os políticos fazem o contrário, entram na vida para sair da história. E saem mesmo. E a Mamãe Juju vai sair mesmo da história, mais rápido pelas mãos do próprio filho.

O Timotinho, dentro de suas eternas boas intenções faz uma análise das possibilidades de cada vereador atual, nas próximas eleições. Começa com o Arlan da Barra dizendo:

O presidente da Câmara de Vereadores, Arlan da Barra, encontra-se filiado ao PTB. Integrante do bloco da situação, o edil, caso tente a reeleição, ou mesmo se quiser alçar vôos mais altos, como a disputa na vaga de vice prefeito, terá que buscar novo partido, uma vez que a maioria do PTB, presidido pelo ex prefeito Daniel Brasieliro(sic), integra o bloco de oposição à administração de Judith Alapenha.”

Eu não sei porque o vereador tem que mudar de partido, a não ser que o PTB não o queira, porque ele hoje é da situação. Uma outra solução é ele passar para a oposição, que além de sensata, ele poderá até mostrar que seu vôo mais alto não será ser vice-prefeito. Por que não prefeito? Será o Arlan incapaz de aspirar tal posto? Sei lá, se fosse eu, iria tentar provar que o Timotinho está errado.

O mesmo ocorre com o Francisco Bento. Para que mudar se ele também pode ir para oposição e não ter que carregar nas costas o peso de  defender alguém, que ele não sabe quem, pois até agora não se sabe se a Mamãe Juju vai ou não vai?

Em relação ao Vereador Carlos Alberto (em que ficou a investigação sobre a surra que ele levou? Até agora minhas informações são as do Cícero Ranzi na A Gazeta do Luis Clério), o Dr. Filhinho agora envolve o pai, o Dr. José Alípio, mostrando como ameaça ao vereador, sua caneta (do pai), possivelmente, dourada. Se fosse eu, eu tentaria ser candidato a qualquer custo pelo PDT, deixando o partido, e o pai, com o ônus da decisão. Tenho certeza ele teria mais votos do que se mudasse de partido. Neste sistema partidário brasileiro, todos os gatos são pardos.

Quanto à vereadora Léa Ramos, o Dr. Filhinho a acha numa situação tão complicada que precisa de uma sua explicação ou diagnóstico, já ensaiando para quando se formar. Segundo ele a vereadora tem tantas opções que acabará sobrando. Eu estava me inteirando do quadro político em Bom Conselho, com a perspectiva de continuar no PV, o que não aconteceu. Portanto fica difícil fazer uma análise da vida política da Léa, além daquela que é opção bizarra aventado pelo Terrível, que é dela migrar para as hostes governistas. Prezada colega de gênero, mesmo que lhe dêem a merecida chance de se canditar a prefeita, nem considere a possibilidade. Pois com este tipo de análise política onde se põe força em presidentes de partidos, que eles não tem, em 2012 só chegarão o pai, a mãe e o filho, sem o divino espírito santo. Siga no seu partido e faça política com o Petrúcio Borges. Mas, política de princípios, não de ocasião. Vocês podem até nem ganhar as eleições mas ficarão bem com a história de nossa terra.

Existe um infame e imoral ditado que brada: “Em política, feio é perder”. Isto é o que dá base à análise desenvolvida pelo Dr. Filhinho para dizer que os vereadores estão em apuros. Se o ditado fosse transformado para: “Em política, feio é não cumprir com seu dever”, ninguém estaria em apuros e o povo de Bom Conselho agradeceria.

Quanto ao Arnaldo Pintado, coitado borboleta, amigo do Timotinho. Vai depender de uma união entre o PMDB e o PDT. Eu não sei a qual PMDB, o PMDB de Bom  Conselho pertence, nem vai pertencer. O que acho difícil é que no nível estadual, estando contra o Conde Eduardo, e Jarbas ainda emitindo algum som, ele vá perder as eleições junto de Mamãe Juju, quando tem bons quadros no  próprio município. Para mim, o que está havendo errado na análise do Dr. Filhinho é ele pensar que o Conde Eduardo vai prestigiar a Mamãe Juju mesmo que ela não esteja bem das pernas. Devagar com o andor por que a santa pode ser de porcelana, e mesmo se for de corda, já demonstrou que não está com ela toda.

Ele termina sua análise com os três vereadores que ele acha sem problemas em termos de eleição, que são o Luizinho da Malharia, a Ivete da Silva e o Gilmar Aleixo. Então já temos menos três vagas para vereador. Então existirão, segundo ele, seis vagas para a disputa sanguinária dos que estão agora entrando na política. Isto ocorrendo, se não houver uma debandada geral por parte destes seis em apuros, para os braços de Mamãe Juju.

Uma coisa é certa. Faltou avisar aos “russos”. Sendo estes, os novos partidos, novos candidatos (inclusive a prefeito) e tantas outras coisas mais, que apenas mostram que as análises políticas cometidas pelo Timotinho, são na realidade falta do que fazer ou falta da vontade de fazer na faculdade, para publicar no blog. É uma pena que a mocidade política da terra comece assim. Não são os vereadores que estão em apuros, é  a sociedade de Bom Conselho. Que continuará, na mesma tradição do “o que foi bem feito foi a mamãe que fez”. Hoje a única diferença é que antes era o “papai”. Infelizmente, vamos voltar a isto.


------
P.S.: Eu já havia terminado este texto quando vi outra chamada para uma nova análise da política em Bom Conselho, feita pelo Dr. Filhinho. Agora sobre os acordos políticos, que ele diz serem todos precários. E acrescenta, em seu sincero desejo de ver sua mãe fora da política a partir de 2012:


"Quer dizer que a oposição está fadada à derrota em 2012? Não. Existe um caminho, mas como vocês bem sabem, eu sou a pessoa menos indicada para falar sobre esse assunto. Posso escrever sobre isso a partir do dia 08 de outubro de 2012."


Caros correligionários da oposição, só o Dr. Filhinho tem o mapa da mina para ganhar as eleições. Corram atrás dele. Retirem dele, não deixem que ele permaneça sozinho com o tesouro de Brogodó. 


Não dá para ter credibilidade em alguém que leva tão a sério o lema que eu falei "o que foi bem feito foi a mamãe que fez", e ainda mais quando fala no bem de Bom Conselho. Quem estava mesmo certo era o Afonso Didier, quando o chamou de "pivete treloso". Realmente, se a oposição perder estas eleições, Bom Conselho estará realmente em apuros. Ninguém aguenta mais  a empáfia do Dr. Filhinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário