terça-feira, 2 de agosto de 2011

ATÉ QUE ENFIM, UM BLOG SÓ MEU!


Matriz de Jesus, Maria e José - Bom Conselho (Niedja Camboim)


Seu Lisímaco era um homem de Bom Conselho que morava lá perto do Coreto. Eu de vez em quando passa por lá, quando minha mãe se cansava dos pães de Chico Cardoso e me mandava comprar pão lá na padaria do seu Domingos. Eu, muitas vezes, para andar mais um pouco, passava, e ia lá na Padaria Cordeiro, só para passar perto da Praça Pedro II e Lívio Machado.

Certa vez, eu ia passando e vi o seu Lisímaco dizer esta frase, que nunca esqueci, enquanto dialogava com alguém que não me lembro quem:

“Não há mal que não traga um bem relativo.”

Hoje relembro outra frase que ouvi anos depois, numa entrevista de Ruth Cardoso, que era uma santa mulher:

“Se lhe presentearem com um limão, não reclame, faça uma limonada.”

Elas são frases que levam à superação de adversidades tão comuns em nossa vida, com as que passei e ainda estou passando depois da falência do Blog da CIT, onde escrevia e tentava ser útil à minha terra. Durante todo este tempo, depois da decisão do Diretor Presidente, que todos respeitamos, fiquei vagando de Mural em Mural, fazendo o que mais gosto, depois de tentar fazer o bem: escrever.

Vendo minha aflição, vieram os amigos. Alguns desconfiados, me beliscavam, para ver se eu existia mesmo, depois que o Timotinho, o Terrível, decretou minha morte, por inexistência. Alguns acreditaram que eu ainda respirava e outros, mesmo depois de tanto me elogiarem, preferiram me dá com morta. Um deles me deu uma ideia e uma ajuda inestimável. O Jameson Pinheiro e me disse:

- Lucinha, já que você não é mulher nem de 140 nem de 1000 toques, por que você não parte para um Blog só seu? Hoje, fazer um blog é tão fácil quanto o Poeta errar no português. Já aviso, que o problema é mantê-lo vivo, mas, como você já tem leitores desde o Blog da CIT, fica mais fácil.

Eu, diante de minha situação pessoal, com meus dois netos já dando trabalho, fiquei numa dúvida danada. Mas, depois resolvi despertar um projeto que já tinha há algum tempo. E aí está o Blog da Lucinha Peixoto, e esta é sua primeira postagem, espero, a primeira de muitas.

Sei que não vou poder oferecer aos meus leitores postagens diárias, mas, farei o possível para cumprir os objetivos que sempre tive quando estava no Blog da CIT: Ajudar meu Bom Conselho a melhorar, nem que seja pela leitura e pelo riso com minhas jocosidades, que, sem elas, eu não existo.

Dentro de minha linha política atual, de oposição cerrada ao Lulismo, e agora de cabo a rabo, começando no Palácio do Planalto e terminando no Palácio do Coronel em Bom Conselho, quero continuar minha luta rumo à Casa de Dantas Barreto,  embora isto só possa ser conseguido em 2016. Se não fossem os problemas pessoais, no próximo ano, talvez eu já entrasse na briga pelo Palácio do Coronel, pois nunca foi tão fácil para a oposição ganhar uma eleição em Bom Conselho. O governo da Mamãe Juju, está nos estertores, o que acho uma pena, pelo nosso gênero, mas a verdade tem que ser dita. E não é o Mano Walter, que faz o povo dançar, que mudará a situação.

Seria para mim uma glória, se eu pudesse comparecer ao II Encontro de Blogueiros de Bom Conselho, mas, não é prudente. Eu sei que o Timotinho, o Terrível, vai está lá com um bando de Tibungos para me pegar, para eu não provar que ele é um mentiroso. É melhor eu não ir.

Finalmente, o Jameson me perguntou o que eu gostaria de colocar como uma descrição do meu blog. Não tive dúvida e proclamei:

“Um blog do povo, para o povo e pelo o povo de Bom Conselho”

Sei que ficou um tanto panfletário, principalmente, para mim que não gosto muito desta coisa de “governo do povo”. Entretanto, aqui, no Brasil atual, desvirtuaram até o sentido de “povo”, que deveria incluir todos, inclusive eu que sou de classe média, e não só Zé Rainha e o Horácio Cortez.

6 comentários:

  1. Prezada intelectual Lucinha Peixoto,

    VOCÊ ACERTOU EM CHEIO EM NÃO NOS DEIXAR ÓRFÃ. COM SEU BLOG ANTERIOR EU JÁ ESTAVA SATISFEITO PORQUE JÁ SABIA METADE DAS COISAS QUE IMAGINAVA SABER. COM O SEU RETORNO, QUEM SABE, APRENDA A OUTRA METADE. DESEJANDO-LHE QUE SEJA MUITO BEM-VINDA, GOSTARIA DE ADIANTAR QUE, NO MUNDO VIRTUAL DA BLOGOSFERA, DE UM CERTO PONTO EM DIANTE NÃO HÁ MAIS RETORNO. ESSE É O PONTO QUE DEVE SER ALCANÇADO. A COISA É APAIXONANTE, CATIVANTE E PRINCIPALMENTE QUANDO É BEM FEITA QUE FICA MELHOR DO QUE BEM EXPLICADA E, COMO DIZIA VICENTE MATHEUS: QUEM ENTRA NO FOGO É PRA SE MOLHAR...

    ResponderExcluir
  2. Conterrânea LP, parabéns pelo novo Blog.
    Como não sou cheio de "não-me-toques", fico feliz por voltar a lê-la com "mais-de-mil-toques". Como agnóstico convicto não me confesso com o Padre Nelson, mas conto meus pecadilhos para Deus e o mundo. O que agora confesso é que: acompanharei seu blog com minhas leituras e grande satisfação, mas sem orações.
    Desejo-lhe, como administradora deste novo weblog que persevere na utopia de construir um mundo melhor, compartilhando seus sonhos, suas idéias, suas reflexões e muito especialmente suas jocosidades.
    Salve! Salve! O Blog da LP (Lucinha Peixoto)!

    ResponderExcluir
  3. Você merece Lucinha. Nós não podemos ficar privados de ler sempre seu belo texto.

    ResponderExcluir
  4. Li e agradeço os comentários de Altamir Pinheiro (meu guerrilheiro favorito, mais até do que o Che), do Roberto Lira (meu conterrâneo pensador) e do Roberto Almeida (em cujo blog destilo meu mel e meu fel nos comentários).

    Vocês tem duas características em comum para mim: não os conheço pessoalmente, mas adoraria fazê-lo, e são de um brilhantismo intelectual incomum.

    Muito obrigada por vocês existirem e me deixarem existir.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir
  5. Lucinha! Parabéns pela iniciativa! Te desejo muito sucesso. Um abraço.

    ResponderExcluir